Após a morte de seu pai, Jorge Vergara Madrigal , fundador do Grupo Omnilife, Amaury Vergara Zatarain é o novo presidente da empresa familiar Omnilife e do Guadalajara Sports Club, o mais popular do México.
O anúncio foi oficializado na quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 pelo Conselho de Administração do Grupo Omnilife. Veja o comunicado de imprensa.
Amaury apontou os passos a serem seguidos diante desse grande compromisso que ele agora adquire e no qual já deu vários sinais de liderança.
Nomeado vice-presidente executivo e CEO da Omnilife em agosto de 2018 e, desde então, a empresa – com presença em 21 países – não apenas melhorou sua lucratividade em 41%, como também aumentou suas vendas internacionais em até 25% .
A Omnilife possui duas fábricas, uma em Guadalajara, México, onde são fabricados cerca de 17 milhões de produtos por mês e outra na Colômbia que produz cerca de 650.000 produtos por mês. E, de acordo com o jornal El Universal , o grupo Omnilife-Chivas gerava receita de mais de 6 bilhões de pesos mexicanos anualmente.
Em junho de 2019, Jorge Vergara Madrigal deixou a direção de seus negócios e nomeou seu filho Amaury, presidente do Grupo Omnilife e do clube de futebol Chivas.
É assim que Amaury Vergara comenta sobre seu início na empresa de seu pai:
“ Comecei nos produtos de embalagem da vinícola Omnilife, mas tinha 15 anos quando me envolvi formalmente em uma das empresas que realiza os eventos que realizamos todos os anos no mundo, organizando toda a produção, logística e supervisão de áudio e vídeo. Foi lá que aprendi a fazer materiais audiovisuais. ”
Amaury faz parte de uma nova geração de jovens empreendedores e comenta as principais características desses novos líderes vistos nas empresas.
Mudança geracional no México
“No México, há uma mudança geracional muito importante. Uma das características dos novos líderes, independentemente do setor de negócios em que se inserem, é que o modelo individualista em que vivemos não funciona mais. Temos que migrar para um mundo mais coletivo, que éa essência dos millennials – que na Omnilife e Chivas representam 60% do total de funcionários -, temos que entrar em um trabalho mais colaborativo .
Desafio de construir um novo modelo de liderança
“As empresas precisam ser criadas de maneira mais horizontal, além de promover a liderança dentro e fora de suas instalações. Como líder, não é mais suficiente dizer coisas: as pessoas estão procurando exemplos reais, indivíduos que são congruentes entre o que dizem e o que fazem. Um líder é responsável por detectar e operar todas as vantagens e valores que fazem uma organização e procurar maneiras de ampliá-las, mas no final das contas é um trabalho coletivo ”, disse Vergara Zatarain.
O jovem empresário também relatou como sua vida e o Grupo Omnilife-Chivas mudaram desde que ele está na posição de liderança.
Mudanças na vida de Amaury Vergara
“ ara mim, foi uma grande honra e compromisso e sinto que com o trabalho anterior e tudo o que aprendi, a vida já estava me preparando para esse momento. Embora eu tenha pouco tempo operando os dois cargos, meu trabalho durante esses meses foi construir alianças e criar acordos com minha própria equipe de trabalho, o que resultou em um aumento nas vendas globais e na lucratividade do grupo. ”
O futuro da Omnilife
“O que começa bem e com valores cresce e permanece bem. Todas as decisões que tomo são de acordo com a empresa e os valores que temos como grupo de negócios. Para a Omnilife, há um estágio de institucionalização: estamos nos preparando para registrar um crescimento substancial nos próximos três anos.
Primeira ordem da casa, estabelecendo um governo corporativo com boas práticas, com transparência e processos regulatórios bem estabelecidos; com funções e funções de equipe muito claras e delimitadas. Estamos fazendo uma reestruturação muito importante, além de melhorar a comunicação interna e externa. ”
Esses são seus planos para o Chivas (Guadalajara Sports Club) agora que ele está no comando.
Planos para Las Chivas
“Estamos saindo de uma corrida ruim e de muitos problemas, como falta de comunicação interna ou problemas de identidade. Estamos nos integrando no nível do clube e procurando nos projetar como um time de futebol reconhecido mundialmente, não apenas para a formação de jogadores de futebol de sucesso, mas também como líderes sociais.
Tanto na Omnilife quanto na Chivas, queremos gerar modelos replicáveis e sustentáveis, que funcionem em benefício das pessoas, mas sempre seguindo nossos três pilares fundamentais: saúde através da nutrição, oportunidade de negócios e desenvolvimento humano. Nosso objetivo é permanecer e continuar alcançando lugares onde acreditamos que nosso modelo pode funcionar. ”
Jorge Vergara Madrigal morreu aos 64 anos em Nova York, devido a uma parada cardiorrespiratória. Foi seu filho Amaury quem confirmou a morte em sua conta no Twitter. “Sentiremos tanto a sua falta, pai, você sempre estará em nossos corações”, disse ele .
“Meu pai saiu cercado por Luz na companhia de nossa família, cheio de amor e abençoado pelo profundo carinho de muitos de vocês que sempre o enviaram”, disse o presidente da Chivas em comunicado.