Um tribunal federal concordou com o pedido da Federal Trade Commission para fechar temporariamente um esquema de pirâmide conhecido como “Success By Health” e congelar os ativos da empresa e de seus executivos.
Em uma denúncia apresentada em um tribunal federal, a FTC alega que a Success By Health e seus executivos James “Jay” Dwight Noland Jr., Lina Noland, Scott A. Harris e Thomas G. Sacca estão operando um esquema de pirâmide que usa falsas promessas de riqueza e renda para atrair milhares de consumidores a participar.
A FTC alega que os réus pegaram mais de US $ 7 milhões dos consumidores e embolsaram mais de US $ 1,3 milhão para eles.
A FTC alega que menos de 2% dos consumidores participantes receberam mais dinheiro dos acusados do que foram pagos e que os poucos sortudos tiveram em média menos de US $ 250 por mês, longe das promessas de “liberdade financeira” dos réus, levando em consideração os custos do programa, produtos e eventos, os afiliados perderam milhões de dólares, alegam as alegações da FTC.
A FTC também alega que Jay Noland está violando uma ordem judicial de 2002 decorrente de um caso anterior da FTC relacionado a outro esquema falho de pirâmide. Pouco antes de lançar o Success By Health em 2017, a FTC alega que a Noland disse à platéia: “As pessoas perguntam o que eu faço. Eu disse: ‘Eu construo pirâmides, cara.’
A FTC alega que o principal produto da Success By Health é um café instantâneo chamado “MycoCafe” que inclui um fungo que, segundo os acusados, traz benefícios à saúde.
No entanto, a FTC alega que a venda do produto aos consumidores de café foi em segundo plano para recrutar mais afiliados. Os materiais de treinamento da empresa supostamente mostram que os afiliados foram pressionados principalmente para recrutar mais afiliados.
Os “Quatro passos para o sucesso” da empresa não incluem nenhum conselho sobre a venda do produto da empresa, mas priorizam gastar muito dinheiro em produtos e recrutar outros para “dobrar” a mesma despesa e recrutamento.
Os acusados disseram às afiliadas que “as massas” poderiam ganhar mais de US $ 1 milhão por mês em comissões de vendas, alega a FTC. No entanto, os materiais de marketing não revelaram que, para atingir esse nível de comissões, um afiliado teria que recrutar mais de 100.000 afiliados, a grande maioria dos quais estaria perdendo dinheiro a qualquer momento.
A denúncia alega que, quando as afiliadas tentaram vender o produto para outros consumidores, elas se viram competindo com a própria empresa. A Success By Health vende seus produtos diretamente ao público pelo mesmo preço “atacado” pago pelas afiliadas, o que limita severamente a capacidade dos membros de seguir as instruções dos acusados de aplicar uma “margem de lucro” de 50% antes de vender ao público.
A votação da Comissão que autorizou a equipe a registrar a queixa e a ordem de desdém foi de 5 a 0. A queixa foi apresentada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito do Arizona.
NOTA: A Comissão registra uma queixa quando tem “razões para acreditar” que os réus nomeados estão violando ou prestes a violar a lei e parece-lhe que um procedimento é de interesse público. O caso será decidido pelo tribunal.