Estudo cientifico acusa produtos Herbalife de gerarem falência hepática

De acordo com um relatório de estudo de caso publicado pela equipe médica na Índia com o título:

Emagrecimento para a morte: Insuficiência Hepática Aguda Fatal Associada à Herbalife – Metais Pesados, Compostos Tóxicos, Contaminantes Bacterianos e Agentes Psicotrópicos em Produtos Vendidos na Índia

A Herbalife é uma empresa global de nutrição e gestão de peso que vende e comercializa suplementos nutricionais e de perda de peso.

A lesão hepática associada à Herbalife foi notificada em vários países do Ocidente. A Índia está rapidamente se tornando o maior mercado em crescimento para os produtos Herbalife, que deve superar os Estados Unidos em receita de vendas.

Relatamos o primeiro caso de insuficiência hepática aguda fatal na região da Ásia-Pacífico, em uma jovem que consumiu produtos da Herbalife durante 2 meses.

Também apresentamos dados inquietantes que mostram contaminação por metais pesados, compostos tóxicos, substâncias psicotrópicas e contaminação bacteriana patogênica em produtos similares da Herbalife na Índia. 

O crescimento da Herbalife na Índia e a expansão de seus clubes de nutrição nas principais cidades que prometem falsos benefícios para a saúde pressagiam um grave problema de saúde pública. (J CLIN EXP HEPA-TOL 2019; 9: 268-272)

Os suplementos herbáceos e dietéticos (HDSs) são cada vez mais utilizados na população em geral e continuam a ser um mercado em crescimento global. 

Eles podem ser adquiridos sem receita médica e geralmente são consumidos sem aconselhamento médico específico e monitoramento. 

Diferentemente dos medicamentos prescritos padrão, a segurança e a eficácia dos HDSs não são bem estudadas. A comercialização de HDSs como suplementos alimentares supera os testes pré-clínicos e clínicos necessários em muitos países.

Grandes estudos bem descritos mostraram que vários HDSs estão associados a lesão hepática grave.

A lesão hepática associada à Herbalife foi inicialmente relatada em Israel, seguida pela Espanha, Suíça, Islândia, Argentina e Estados Unidos.

Recentemente, a Índia tornou-se o maior mercado em crescimento para os produtos Herbalife e espera-se que ultrapasse os Estados Unidos em receita de vendas nos próximos anos. Relatamos o primeiro caso de insuficiência hepática aguda fatal associada à Herbalife na região da Ásia-Pacífico em uma jovem que consumiu três produtos durante um período de 2 meses.

Também apresentamos dados inquietantes de análises químicas abrangentes, estudos toxicológicos e de contaminação microbiana de produtos Herbalife similares recuperados do local de compra original do paciente (um clube nutricional em Kottakal em Kerala) e aqueles comprados online de diferentes regiões da Índia.

O relatório completo pode ser baixado aqui.

Sobre a Herbalife Nutrition 

A Herbalife Nutrition é uma empresa global de nutrição cuja finalidade é tornar o mundo mais saudável e feliz. A empresa está em uma missão de nutrição – mudando a vida das pessoas com ótimos produtos e programas de nutrição – desde 1980.

A Herbalife Nutrition oferece produtos apoiados pela ciência de alta qualidade, a maioria dos quais produzidos em instalações operadas pela Empresa, coaching individual com um distribuidor independente de Nutrição Herbalife e uma abordagem comunitária de apoio que inspira os clientes a adotar uma abordagem mais saudável. estilo de vida ativo.

Os produtos específicos de nutrição, gestão de peso, energia e fitness e cuidados pessoais da Herbalife Nutrition estão disponíveis exclusivamente para e através dos seus distribuidores independentes em mais de 90 países. Através dos seus esforços de responsabilidade social corporativa, a Herbalife Nutrition apoia a Herbalife Nutrition Foundation (HNF) e os seus programas Casa Herbalife para ajudar a levar uma boa nutrição às crianças carenciadas. A Herbalife Nutrition também se orgulha de patrocinar mais de 190 atletas, equipes e eventos de classe mundial em todo o mundo.

A Herbalife Nutrition tem aproximadamente 8.900 funcionários em todo o mundo e suas ações são negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE: HLF), com vendas líquidas de aproximadamente US $ 4,9 bilhões em 2018.