No Dia Mundial do Câncer, a Mary Kay Foundation anunciou o primeiro ganhador do novo Programa Internacional de Bolsas de Pós-Doutorado em Pesquisa em Câncer.
Natália Bernardes, Ph.D., engenheira biotecnológica com doutorado em geral e biologia aplicada pela Universidade do Estado de São Paulo no Brasil, é a primeira de cinco beneficiárias do programa estabelecido no ano passado com o UT Southwestern Medical Center.
Esta nova bolsa de um ano fornecerá à Dra. Bernardes os recursos para realizar pesquisas inovadoras sobre o câncer no mundialmente renomado UT Southwestern Medical Center, em Dallas, Texas, e permitirá que ela continue sua atividade de pesquisa no Brasil com uma subvenção de retorno.
A pesquisa da Dr. Bernardes será focada no estudo das moléculas encarregadas de manter o DNA organizado dentro das células e na identificação de quaisquer problemas com essas moléculas que possam levar ao crescimento anômalo das células, como o câncer. Durante sua bolsa de um ano, ela será orientada por Yuh Min Chook, Ph.D. e Professor do Departamento de Farmacologia e Biofísica da UT Southwestern.
“O apoio ao financiamento é fundamental em todas as etapas da pesquisa”, disse Dra. Bernardes. “Com o apoio da Fundação Mary Kay, poderei aprender e praticar técnicas de ponta, transferir esse conhecimento para projetos de pesquisa atuais e ajudar a identificar alvos de medicamentos para os tipos mais comuns de câncer que afetam a população brasileira.”
O programa marca a primeira vez que as bolsas de pesquisa em câncer da Fundação apoiam pesquisadores globais, mostrando seu compromisso contínuo em acabar com o câncer relacionado a mulheres em todo o mundo.
“Estamos entusiasmados por reunir uma coalizão das melhores e mais brilhantes mentes de pesquisa para encontrar uma cura para o câncer que afeta as mulheres”, disse a Dra. Lucy Gildea, diretora científica da Mary Kay. “Apoiando o trabalho incansável e o serviço dedicado da A comunidade de pesquisa médica em nossa sociedade é continuar a missão de Mary Kay Ash de enriquecer a vida das mulheres em todos os lugares. ”
A UT Southwestern é um dos principais centros médicos acadêmicos dos Estados Unidos e tem sido um parceiro contínuo da Mary Kay Foundation em sua missão compartilhada de encontrar curas para cânceres que afetam mulheres há quase 25 anos. O corpo docente da instituição inclui muitos membros ilustres, incluindo seis que receberam prêmios Nobel desde 1985.
Até o momento, a Fundação Mary Kay concedeu mais de US $ 23 milhões para apoiar o trabalho de mais de 235 principais pesquisadores de câncer relacionadas à mulher que financiam esforços para descobrir curas para câncer de mama, uterino, cervical e ovário.