Os fundadores da empresa sueca Oriflame fizeram uma oferta para comprar as ações que ainda não possuem, após a morte de seu principal fundador, valorizando a empresa em 12,9 bilhões de coroas (1,03 bilhão de libras).
A principal proprietária da Oriflame, a família Af Jochnick, disse que fez uma oferta em dinheiro de 8,89 bilhões de coroas ou 227 coroas por ação aos acionistas remanescentes, representando um prêmio de 35% sobre o preço atual da Oriflame.
As ações da empresa, rival do grupo norte-americano Avon, aumentaram 34% na abertura de negócios.
Os produtos da Oriflame vão desde a maquiagem, cuidados corporais, cuidados capilares a acessórios e aditivos alimentares e são vendidos por empreendedores de venda direta.
O grupo reduziu sua exposição na Rússia e a outros países da CEI nos últimos anos diante das duras condições do mercado.
Ao longo do ano passado, também enfrentou uma desaceleração na atividade em seus negócios na Ásia e na Turquia.
A família fundadora, que controla 31% da Oriflame, disse que a empresa
“Precisa realizar um reposicionamento para vencer desafios do mercado.”
“Escolhemos, portanto, fazer uma oferta pelas ações da empresa que a família ainda não possui, a fim de permitir que a Oriflame consiga esse reposicionamento com o benefício da propriedade privada”
A Oriflame disse em comunicado separado que membros independentes do conselho haviam formado um comitê de candidatura, sem membros da diretoria da família Jochnick, para avaliar a oferta e anunciariam sua opinião no máximo duas semanas antes do término do período de aceitação.
Os produtos da Oriflame são vendidos em cerca de 60 mercados, sob diversas marcas, das quais a Oriflame é a maior.
Sobre o Oriflame
Fundada em 1967, a Oriflame é uma empresa de beleza que vende diretamente em mais de 60 países. Seu amplo portfólio de produtos de beleza inovadores, inspirados na natureza é comercializada por meio de aproximadamente 3 milhões de consultores independentes gerando vendas anuais de cerca de 1,4 bilhão de euros.
A Oriflame apoia inúmeras instituições de caridade em todo o mundo e é co-fundadora da World Childhood Foundation.