A Geração Z é o grupo demográfico que pode possuir e capitalizar com exclusividade sobre a próxima ruptura tecnológica na indústria de vendas diretas e MMN.
O poder e a influência da geração do milênio no mercado global são inegáveis. Na última década, eles se tornaram consumidores e funcionários que são o Santo Graal para a maioria dos setores. Mas uma geração ligeiramente maior e igualmente formidável atingiu a maioridade e é praticamente feita sob medida pare a Venda Direta.
A Geração Z, nascida entre 1996 e 2009, recentemente ultrapassou a geração Y como a maior geração do mundo.
Apenas esses números já chamam a atenção, mas as características desse grupo devem fazer com que as empresas de venda direta lhes deem atenção especial.
Espera-se que os membros da Geração Z usem ferramentas de alta tecnologia em todas as facetas de suas vidas. Mas eles também desejam interações autênticas e pessoais e são apaixonados por questões humanitárias e de justiça social.
Eles entendem intuitivamente o conceito de marca. E eles estão mais comprometidos com o treinamento do que talvez qualquer geração anterior.
No momento, menos de 6% das pessoas envolvidas na venda direta se enquadram na categoria Geração Z, de acordo com a Direct Selling Association (DSA).
Mas isso porque os mais velhos têm apenas 24 anos e outros estão apenas começando a vida adulta.
A pesquisa DSA também indica que 91 por cento da Geração Z está interessada em empreendedorismo.
“Sua atitude em relação à propriedade do negócio e seu alinhamento com nossos Princípios Fundamentais tornam agora o momento de nossa indústria prestar atenção a esta geração, para que saibam que somos construídos sobre ideais que importam para eles.
Se conseguirmos capturar a primeira onda de potenciais clientes e distribuidores da Geração Z, outros provavelmente nos seguirão ”, diz o DSA.
Pronto para o empreendedorismo
Os idosos da Geração Z viram seus pais lutarem durante a Grande Recessão (ou seja, a crise financeira de 2008), e agora todos estão sentindo os efeitos econômicos da pandemia COVID-19.
Como a segurança no emprego nem sempre foi garantida em seu mundo, de acordo com uma pesquisa da Deloitte, a Geração Z deseja: “oportunidades diversificadas e empreendedoras com a segurança de um emprego estável e permanecerá leal a uma empresa se esta puder oferecê-las esta”. Sarah Sladek, diretora da Universidade XYZ, concorda. “Zs tendem a gostar da ideia de estar no controle de seus destinos.”
A venda direta dá às pessoas mais controle sobre sua renda e vida profissional por meio de oportunidades com negócios que geralmente prosperam e até crescem em tempos econômicos difíceis.
Nossas ações da indústria superaram o Dow Jones Industrial Average durante a primavera e o verão, e embora a receita de vendas diretas domésticas tenha ficado estável ou ligeiramente abaixo desde que atingiu um recorde histórico de mais de US $ 36 bilhões em 2016 “Acreditamos que as vendas em 2020 alcançarão e provavelmente excederão esse recorde ”, disse Stuart Johnson , CEO da Transformation Capital, em setembro.
As empresas de venda direta também podem observar taxas mais altas de clientes da Geração Z em transição para distribuidores.
A pesquisa da Deloitte diz: “A Geração Z prefere trabalhar em setores com os quais interage em suas vidas pessoais, em vez de setores dos quais não são consumidores frequentes”.
Portanto, é importante prestar atenção às empresas centradas no cliente.
A geração Z é movida pela tecnologia
Os trabalhadores da Geração Z têm tocado e deslizado telas virtualmente toda a sua vida, eles são nativos digitais.
Eles não usam apenas tecnologia. Eles vivem digitalmente. Se você quer chamar a atenção dos Zs, invista no desenvolvimento de ferramentas que se tornaram extensões de seus dedos: principalmente tecnologia móvel e redes sociais.
De acordo com um estudo do Center for Generational Kinetics (CGK), mais da metade dos Zs usam seus smartphones mais de cinco horas por dia.
Esses dispositivos são sua conexão com tudo, desde passeios de Uber e entrega de comida até bate-papos de vídeo com amigos e transmissões ao vivo de seus artistas e influenciadores favoritos.
“As empresas e os profissionais de marketing devem entender que, como a Geração Z vive em seus smartphones, todas as interfaces que projetam devem funcionar perfeitamente em dispositivos móveis”, diz o estudo CGK. “Projete com uma filosofia móvel em primeiro lugar”, avisa o estúdio.
Portanto, um site responsivo e uma estratégia de aplicativo de smartphone se tornou uma parte cada vez mais importante das estratégias de tecnologia em nosso setor.
Mark Pentecost , CEO e fundador do provedor de saúde e bem-estar It Works! diz que o aplicativo móvel de sua empresa ajuda os distribuidores da Geração Z a dar os primeiros passos.
“A Geração Z deseja que suas ferramentas sejam acessíveis em trânsito”, diz ele. “Eles não querem esperar que chegue um kit de abertura de empresas para começar a ganhar dinheiro.
Nós os ajudamos a ganhar dinheiro no primeiro dia de trabalho. Por meio de nosso programa de aplicativo de amostragem, eles podem vender amostras e ganhar dinheiro imediato. ”
E não se preocupe em colocar os Zs em suas listas de e-mail marketing regular. Os pesquisadores da XYZ descobriram que 85% deles dizem que aprendem sobre novos produtos por meio da mídia social.
Mas tenha cuidado! Eles raramente estão no Facebook ou Twitter; Eles passam seu tempo virtual no Instagram, Snapchat e YouTube.
A Geração Z não apenas espera usar a tecnologia para descobrir e compartilhar novos produtos, mas muitos também querem desenvolvê-la.
De acordo com a empresa de busca de empregos online Glassdoor, a Geração Z se candidatou a empregos como engenheiros de software mais do que qualquer outra posição no final de 2018 e início de 2019. Se você deseja que sua equipe de tecnologia esteja na vanguarda, contrate pessoas Geração Z.
Atraído por relacionamentos e justiça
A Geração Z raramente pode ficar sem seus dispositivos, mas eles ainda estão realmente sedentos por interação pessoal e conexões autênticas, dizem os demógrafos.
Isso torna o Zs uma combinação perfeita para o nosso canal, que se baseia na crença de que os relacionamentos são a chave para o sucesso.
Mais do que qualquer outro setor, certamente mais do que nossos concorrentes da economia compartilhada, o setor de venda direta dá às pessoas a oportunidade de fazer conexões pessoais significativas enquanto compartilham produtos em que acreditam.
A orientação para as pessoas da Geração Z alimenta sua paixão por tornar o mundo um lugar melhor, e nossa indústria deve perceber o quão importante isso é para eles.
“Embora as empresas de mentalidade filantrópica tenham tido sucesso no marketing para a geração do milênio”, dizem os pesquisadores da XYZ, “a Zs se manterá firme, esperando que as marcas mudem o mundo de maneiras inovadoras e mensuráveis.”
O estudo da Deloitte ecoa esta conclusão: “Os valores fundamentais da Geração Z se refletem no fato de que eles priorizam o ativismo social mais do que as gerações anteriores e na importância que atribuem ao trabalho em organizações cujos valores se alinham aos seus. ”.
“Para atrair e reter clientes e distribuidores Z, nossa indústria deve investir tempo, dinheiro e recursos em causas que ressoam com Z, incluindo impacto na luta contra a pobreza e a fome, direitos humanos e igualdade.” , de acordo com pesquisa da Cone Communications.
“A Geração Z não forma opiniões sobre uma empresa com base apenas na qualidade de seus produtos, mas também se concentra em sua ética, práticas e impacto social”, diz Kindsey Pentecost, diretor de marketing da It Works!, cuja Fundação Gives Back apóia organizações que trabalham para prevenir o tráfico humano, alimentar os famintos e apoiar os veteranos militares e suas famílias.
A Geração Z também é mais diversa e inclusiva do que qualquer geração anterior: “A Geração Z atingiu a maioridade justamente quando o movimento Black Lives Matter estava no auge”, diz um artigo recente no The New York Times.
“E eles se sentem muito mais confortáveis com as mudanças na visão de identidade do que as gerações anteriores.”
Mais de um terço dos membros da Geração Z pesquisados pelo Pew Research Center disseram que conheciam alguém que preferia ser abordado usando pronomes de gênero neutro.
A DSA está liderando o esforço de nosso canal para permanecer focado na diversidade e na equidade e recentemente anunciou que fez parceria com um consultor de Transformação Cultural para iniciar “o trabalho árduo de transformar [nosso] compromisso em ação concreta e mensurável.”
A indústria progrediu, escreve o presidente e CEO da DSA, Joseph Mariano . “Mas não foi suficiente. Os eventos dos últimos meses destacaram a necessidade de todos nós, incluindo os vendedores diretos, de dar os próximos passos necessários para garantir que o sonho americano de oportunidade, liberdade e justiça que a venda direta representa seja uma realidade para todos ”.
A importância da consistência da marca
Não se engane, a Geração Z está olhando para você para aquela “ação concreta e mensurável”. Essa é uma maneira de saber se podem confiar na sua marca. Eles estão atentos às marcas. “Autenticidade e consistência dentro de uma marca são fundamentais” quando se trata de atrair os Zs, diz Kindsey Pentecost.
Os Zs se tornaram mestres da consistência da marca, desenvolvendo cuidadosamente suas próprias imagens online, dizem os pesquisadores da XYZ.
“Por meio das mídias sociais (especialmente SnapChat e Instagram), eles selecionam sua marca pessoal para refletir como desejam ser vistos.
Os Z são os gerentes de suas próprias marcas, que monitoram comentários, curtidas e visualizações para medir o valor e o sucesso da marca.
Aproveite o talento inerente à marca e às redes sociais da Z em sua equipe, ajudando-os a aplicá-lo na construção de seus negócios para se tornarem influências que também representam sua marca de forma precisa e consistente.
Os distribuidores e consumidores da Geração Z querem se conectar com marcas que levam a sério fazer o bem no mundo e que podem ajudá-los a ter sucesso, mas também marcas que levam a sério a lealdade.
Presentes e ofertas exclusivas são ótimas maneiras de obtê-lo.
“Descobrimos que presentes exclusivos são um grande incentivo”, diz Kindsey Pentecost . “Brindes como ingressos para eventos, fones de ouvido Bluetooth e carregadores sem fio e alto-falantes atraem essa geração mais jovem de distribuidores e consumidores em potencial.”
Os jovens da Geração Z são movidos pela educação
Quando você contrata alguém da Geração Z, é provável que encontre alguém que esteja pronto para trabalhar muito e continuar aprendendo, para que possa se manter à frente do que vê como um mundo geralmente volátil.
“Os Zs atingiram a maioridade durante uma era de turbulência, e os Zs foram criados para competir”, escreve Sladek da XYZ.
Como resultado, os Zs estão se tornando a geração mais educada de todos os tempos, diz o estudo da Deloitte.
“Portanto, as organizações que se concentram em investir em aprendizado e desenvolvimento de habilidades / capacidades se tornam mais atraentes para esse grupo voltado para a educação.”
Nosso canal se diferencia por fornecer desenvolvimento profissional e pessoal em um nível que poucos outros setores podem alcançar.
É importante tornar seu treinamento acessível por meio de webinars, vídeos do YouTube e aplicativos móveis e manter o interesse de Zs.
Quase 40% dos membros da Geração Z pesquisados disseram preferir aprender online; apenas certifique-se de dar a eles oportunidades de treinamento prático também, porque mais da metade disse que quer aprender fazendo.
O futuro da geração Z
A geração Z não conhece um mundo sem mudanças rápidas e constantes.
Eles são adaptáveis, confortáveis para ir além dos limites artificiais e mais abertos a novas formas de pensar e trabalhar do que qualquer geração que veio antes deles.
À medida que nosso setor evolui, procurando maneiras inovadoras de traçar estratégias e operar, a Geração Z pode nos impedir de olhar para trás.
Eles estão definitivamente preparados para os desafios do futuro.