O Brasil continua sofrendo com a instauração de golpes por empresas de investimentos. Os crimes mais comuns são de fato aqueles que envolvem promessas de rendimentos certos, as chamadas pirâmides financeiras.

Muitos desses negócios passam a imagem de luxo e sucesso, mas no fim acabam lesando investidores. Além disso, prometem rendimentos para quem capta novos investidores, com a chamada prática de Marketing Multinível.

O judiciário já possui vasta lista de golpes e golpistas e já está abrindo diversos inquéritos. A bola da vez é a Midas Trend, alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministério Público da Bahia. Ações em esfera criminal já estão sendo feitas por centenas de pessoas que perderam com o esquema.

A empresa MT DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO LTDA, de nome fantasia MIDAS TREND, inscrita no CNPJ nº 28.948.674/0001-31, sediada na Luis Viana Filho, 13223, Business Park Hangar 6 Sala 0601, São Cristóvão, Salvador/BA, CEP 41500-300, nunca possuiu autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB), apontou o MP.

O MPBA também aponta que a possível fraude não alertava para os riscos do negócio.

Houve destaque no inquérito para o fato de que a Midas oferecia investimentos fixos e certos. Após os problemas, entretanto, a empresa não estaria resolvendo os mesmos e nem dispõe de um SAC para os clientes.

O pedido de abertura de inquérito foi feito pela promotora de justiça Joseane Suzart Lopes da Silva.

Joseane, que é doutora em direito pela UFBA, é especialista em relações contratuais e tem aberto uma série de inquéritos no estado.

Outras empresas também tiveram inquéritos abertos recentemente pelo MPBA e que também ofereciam rendimentos fixos, foram a Unick Forex, MoGuRo, entre outras.

No caso da Unick, por exemplo, investidores do país todo caíram na real apenas com a Operação Lamanai.

Na ocasião, uma operação conjunta, envolvendo até a polícia federal, prendeu os líderes do negócio. Contudo, até hoje os clientes não receberam nem seus aportes iniciais de volta.

No caso da Midas Trend, antes que alguma operação policial acontecesse, o presidente Devanir dos Santos saiu do Brasil.

Após mais de dois meses sem dar notícias aos investidores, seu paradeiro atual é “desconhecido”.

A Policia Federal e a Interpol, já estão sendo acionadas para localizar Devanir.

Numa operação conjunta, uma força tarefa foi criada, para investigar, mapear e agir preventivamente, dentro da lei, em esquemas e golpes que estão em andamento agora.

Líderes destes esquemas, já estão sendo mapeados e diversas provas irão resultar em ações criminais por formação de quadrilha.

A Força Tarefa entende, que prendendo líderes envolvidos, os esquemas saiam irão perder força.

Neste momento, mais de 400 pessoas estão sendo monitoradas.

Estima-se que pelo menos 60 mil pessoas do Brasil tenham investido na Midas Trend.