Herbalife está sendo acusada por alegações enganosas

A Truthin advertising.org (TINA.org) apresentou uma queixa contra a empresa de marketing multinível Herbalife junto à Federal Trade Commission (FTC) por alegações enganosas de que os produtos Herbalife podem ajudar a prevenir e tratar o coronavírus, estimulando o sistema imunológico.

O órgão de vigilância de anúncios está pedindo à agência que abra uma investigação e tome medidas imediatas para proteger os consumidores, já que o número de mortes por pandemia de coronavírus nos EUA ultrapassa 50.000.

A TINA.org catalogou uma amostra de mais de 30 alegações de aumento da imunidade feitas pela empresa por meio de seus distribuidores em sua reclamação aos reguladores. E enquanto alguns distribuidores da Herbalife etiquetam posts com #oronavírus, #nocoronavírus e # COVID-19, e fazem alegações explícitas de que os produtos da empresa são “ bons para combater a coroa ” e podem atuar como um “ Corona Defender Kit ”, outros distribuidores não mencionam o vírus pelo nome.

Na era do coronavírus, no entanto, quando o vírus é tudo em que todos podem pensar, as alegações de aumento da imunidade são elevadas às reivindicações implícitas de tratamento ou prevenção de doenças que exigem comprovação e aprovação da FDA. Atualmente, não existe tratamento ou vacina conhecida para o coronavírus.

A reclamação da TINA.org à FTC ocorre depois que a agência anunciou na sexta-feira  que havia enviado cartas de advertência a diversas empresas de MMN sobre reivindicações de saúde e ganhos relacionados ao COVID-19.

Vários empresas foram objeto de alertas recentes de consumidores do TINA.org sobre   marketing problemático de coronavírus. E apesar das mensagens do órgão de autorregulação do setor que seus membros não devem explorar a pandemia fazendo  reivindicações enganosas de  saúde  e  renda , o TINA.org encontrou empresas fazendo exatamente isso.