Quando a Hinode começou o MMN, ele só possuía a Universidade Hinode como ferramenta e sistema de Treinamento. Com a chegada de vários grandes líderes, nasceram diferentes sistemas de Treinamento.
Há cerca de 2 anos, todo grande líder, possuía seu próprio sistema na Hinode.
Para que todos falassem a mesma linguagem e tivessem a mesma Diretriz estratégica, a empresa criou o SETA (Sistema Especial de Treinamento Avançado), uma parceria entre o líder Evandro Viana e a diretoria da cia.
Todos os sistemas acabaram, exceto o Black Diamond do líder Claudomir.
Acontece que o Seta não decolou e a empresa acabou aceitando que líderes Imperiais acima, tivessem seus próprios treinamentos.
Ou seja, o clima de competição, voltou.
O Seta pertence a Imperial Titan Evandro Viana, sem sociedade com a diretoria; O Black Diamond é comandado pelo Imperial Claudemir Rodrigues; O DNA está sob a batuta do Imperial Tree Stars Genisson Carvalho e o Gigantes com o Imperial Tree Stars Lucas Battistoni.
Alguns Imperiais, estão criando seus sistemas e outros estão livres, podendo transitar e beber na fonte de todos.
É fato que o programa/sistema que realmente funciona na Hinode é o Pérolas da própria empresa. O Pérolas é um programa feminino onde as mulheres de forma metódica, disciplinada, consistente e motivadora se qualificam em eventos que homens não entram.
A tendência é que a Universidade Hinode vá se firmando novamente e complementando os treinamentos existentes, estimulando a campanha de consumo Vip 600, entre outras.
É fato também que a Hinode tá crescendo no Brasil e fora dele. Se a competição for ética, saudável e gerar resultados para as redes, porque se opor?