O modelo de negócios do marketing de rede não é uma realidade natural que encontramos sem estruturação. Por isso devemos reconhecer que o canal tem uma grande história e que foi estruturado por um grupo de líderes e visionários.
As origens
O marketing de rede pode ter suas origens em 1903, quando uma empresa chamada Watkins Products, dedicada à comercialização de essências de baunilha, chocolates e especiarias, decidiu oferecer aos empresários atacadistas a oportunidade de comprar seus produtos no atacado para oferecê-los ao consumidor.
Isso foi inicialmente conhecido como venda direta. Pessoas comuns poderiam comprar o produto em grandes quantidades para revendê-lo aos consumidores finais.
Durante algumas décadas após o surgimento de Watkins, nada de importante aconteceu dentro do modelo de negócios. A única coisa que surgiu foram novas empresas que ofereciam o mesmo modelo de venda direta sem nenhuma inovação. Por isso, a receita gerada pelos empreendedores de vendas diretas realmente não era muito grande.
Porém, em 1932, nasceu uma empresa chamada “California Vitamins”. Nesta nova empresa, os distribuidores não só eram pagos pelas vendas diretas que realizavam, como também teriam a oportunidade de receber uma comissão por cada novo vendedor que integrassem na empresa.
Esta seria a primeira empresa a utilizar o modelo de marketing de rede ou marketing multinível, embora apesar do sucesso do modelo, esta empresa não manteve o mesmo nome, embora a sua essência continue a viver no modelo de negócio da Amway.
Nasce um modelo de negócios revolucionário
Em 1949, a California Vitamins mudou seu nome para Nutrilite. Nesse mesmo ano, Rich DeVos e Jay Van Andel ingressaram na empresa. Mas em 1959 decidiram deixar a NutriLite e criaram a chamada empresa Amway, a empresa que realmente revolucionou o modelo de negócio e mudou para sempre o jogo do marketing multinível e da venda direta.
Os distribuidores já não receberiam comissões por dois níveis de afiliados, mas sim os vendedores directos teriam a oportunidade de receber comissões em vários níveis, o que proporcionava incentivos poderosos para a formação de equipas e provocava a profissionalização do canal.
Com a profissionalização você deixou de ser apenas um vendedor dentro do negócio, mas agora teria que desenvolver todo um conjunto de competências e habilidades para fazer seu negócio prosperar. Essas habilidades interpessoais permitiram que distribuidores e empreendedores afiliados se tornassem milionários.
Desta forma, surgiu uma indústria e um canal poderoso que tem a promessa de revolucionar a vida das pessoas com apenas alguns dólares de pagamento por entrada, mas com a advertência de que um forte compromisso com o trabalho e a formação de equipes deve ser feito antes que os distribuidores possam veja uma renda significativa.
A Amway como tal passou a ser reconhecida como uma empresa modelo dentro do canal e a grande referência para outras empresas que seguem o mesmo modelo em todo o mundo.
Com receitas de vendas de 7,8 mil milhões de dólares em 2023, a Amway é a maior empresa de vendas diretas do mundo. Ainda assim, a Amway não divulga o lucro líquido que gera após os impostos e deduzindo os custos operacionais.
Por que o canal cresceu tanto?
À medida que o modelo de negócios do marketing de rede foi implementado, as empresas perceberam que poderiam economizar grandes custos em publicidade e operações logísticas para a entrega dos produtos ao consumidor.
Ao entregar os produtos diretamente aos distribuidores, garantiram que empreendedores altamente motivados e não vinculados a qualquer tipo de contrato de trabalho ficassem responsáveis por todo o modelo de vendas.
Assim, a receita cresceu como espuma e cada vez mais empresas foram implementando o negócio na venda de seus produtos.
Hoje existem mais de 1.000 empresas que seguem este modelo em todo o mundo, embora deva ser destacado que nem todas são legítimas ou oferecem produtos reais aos consumidores.
Muitos deles prejudicaram o nome da indústria, vendendo produtos intangíveis de valor duvidoso, como educação comercial ou desenvolvimento pessoal, bem como criptomoedas e ativos financeiros.
Apesar das falhas e falhas do canal, o modelo de vendas diretas continua a ter enorme sucesso em escala global. A Amway começou especialmente a ter um crescimento exponencial a partir da década de 1960 e, aos poucos, mais empresas começaram a imitar o negócio do marketing multinível.
Com a implementação de modelos de negócios antiéticos, as empresas legítimas também começaram a ser questionadas pelas autoridades legais. Em 1975, a Comissão Federal de Comércio decidiu iniciar uma investigação contra a Amway, alegando que a empresa operava num modelo de pirâmide e tentou encerrar o negócio.
Mas enquanto o litígio continuava, a empresa não viu reduções no seu número de membros. Embora a empresa não tenha apresentado crescimento durante esta investigação, a resiliência e a força da Amway demonstraram ao público que era uma empresa em que os cidadãos podiam confiar.
Mas a história não termina aí. Hoje, o modelo de negócios de vendas diretas e marketing de rede continua a crescer. Se quiser saber mais sobre este modelo de negócio, convidamos você a assistir ao seguinte vídeo de Camilo Roldán onde é narrada em detalhes a história deste maravilhoso canal e modelo de negócio.
Não deixe que os outros lhe digam e saiba por que a venda direta é um negócio tão popular e forte em todo o mundo.