Coronavirus Panic. Tudo isso começou com um status do Facebook escrito por uma jovem em meados de março.

“Se alguma mãe está em pânico por não poder ir trabalhar ou ter dinheiro, tenho uma incrível oportunidade online”.

Três dias depois, outra mulher escreveu em um grupo no Facebook para mães:

“Sei que muitas de vocês estão se perguntando como poderão pagar suas contas se fecharem o Reino Unido. Eu tenho uma oportunidade”.

Estas foram apenas duas das milhares de postagens que tentam recrutar pessoas para esquemas de marketing multinível por todo o mundo.

No papel, as empresas de Marketing Multinível podem acabar se parecendo muito com pirâmides, com um punhado de vendedores no topo ganhando dinheiro de milhares na base.

A diferença entre elas é que, por definição, esquemas de pirâmide – que muitas vezes são ilegais – não vendem um produto, ao contrário das empresas de venda direta.

Outras empresas do setor no Reino Unido – Younique, Forever Living, Arbonne, Herbalife, Juice Plus e Nu Skin – estão entre as que permitem às pessoas vender produtos de estilo de vida diretamente a terceiros.

Enquanto as vendedoras da Avon distribuem catálogos físicos, a maioria das corporações mais novas usa a mídia social para vender.

A Direct Selling Association (DSA), a principal entidade comercial do setor, estima que haja mais de 500.000 vendedores diretos no Reino Unido.

É provável que esse número tenha aumentado nos últimos meses, com a Avon relatando um aumento de 114% nos recrutas durante o confinamento.

Por que isso é um problema?

De acordo com um relatório de 2011 da Federal Trade Commission (FTC) dos EUA, 99 por cento dos participantes de MMN perdem dinheiro.

No ano passado, o Guardian investigou uma empresa que dizia que seus distribuidores poderiam ganhar até £ 1 milhão por ano – quando na verdade seus disribuidores ganhavam em média £ 12 por semana.

A Mumsnet proíbe as pessoas de anunciar empresas de MMN no site – Roberts diz que isso se deve a “práticas de recrutamento enganosas” nas quais as pessoas são levadas a acreditar que podem ganhar grandes somas de dinheiro facilmente (muitos MMNs alertam os vendedores para não inflar seus ganhos).

Os vendedores geralmente perdem dinheiro porque muitos MMNs exigem que eles comprem kits iniciais para se associar e, em seguida, atinjam as metas de vendas para manter seu status de vendedor.

Alguns MMNs exigem que os vendedores comprem as ações que vendem, o que significa que as pessoas podem ficar com itens que não podem trocar.

Por e-mail, um porta-voz da DSA disse: “A esmagadora maioria das 563.000 pessoas que trabalham com empresas-membro da DSA no Reino Unido têm experiências positivas e descobrem que a receita adicional que essa forma de ganhar pode fornecer é extremamente valiosa.

Estou, no entanto, preocupado em saber de pessoas que não tiveram tais experiências positivas e encorajo fortemente qualquer pessoa afetada a fazer uso do procedimento formal de reclamações da DSA”.