Para comemorar o 100º aniversário do 19ª alteração e direito das mulheres ao voto nos Estados Unidos, foi divulgado hoje pelo USA TODAY, Mulheres do Século dos EUA uma lista de ícones femininos em entretenimento, política, direitos civis, esportes, artes , ciência e negócios que causaram o maior impacto na sociedade americana no século passado.

Mary Kay Ash fundou a Mary Kay Cosmetics (agora Mary Kay Inc.) em 1963, após uma carreira de sucesso em vendas. 

Depois de ser rejeitada muitas vezes para ser promovida por um homem, ela colocou seu conhecimento de negócios em uso para construir uma empresa de mulheres para mulheres. 

Cinquenta e sete anos depois, os produtos e consultores de beleza independentes da Mary Kay estão em quase 40 países ao redor do mundo. 

Antes de sua morte em 2001, Mary Kay também fundou a Mary Kay Ash Charitable Foundation, que arrecadou mais de US $ 90 milhões para vítimas de violência doméstica e pesquisas sobre câncer.

Mary Kay sempre esteve à frente de seu tempo”, disse Ryan Rogers, diretor de investimentos da Mary Kay Inc. e neto da Mary Kay Ash.

 “Ela teria se sentido honrada e humilhada por ser nomeada entre tantas mulheres incríveis no Mulheres do Século EUA TODAY 100. Mas a lista pessoal de ‘melhores mulheres’ de Mary Kay teria sido muito mais longa. Ela viu potencial em  cada  mulher. ”

Os homenageados incluem Dolly Parton, Gloria Estefan, Anna May Wong, Hillary Clinton, Michelle Obama, Eleanor Roosevelt, Rosa Parks, Billie Jean King, Oprah Winfrey, Maya Angelou e “Figuras escondidas” Mary Jackson, Katherine Coleman Johnson e Dorothy Vaughan. 

As mulheres foram selecionadas por meio de nomeações e, em seguida, reduzidas por meio de um debate rigoroso por painelistas especialistas em todos os estados do país.