A Natura é uma das maiores empresas de marketing de rede do mundo. Atualmente a empresa tem uma ótima posição na região e está alcançando resultados realmente surpreendentes.
Durante a pandemia Covid19, a Natura foi uma das primeiras empresas da região a reagir com doações de insumos para enfrentar e conter o vírus.
Hoje, com sua ótima reputação e após a compra da Avon, a empresa está pronta para dar um novo salto para o futuro, continuar impactando a sociedade e continuar colhendo grandes retornos.
Recentemente, o jornal colombiano El Espectador conversou com Alexandre Lemos, Gerente Geral da Colômbia, sobre a forma como a empresa está se adaptando aos desafios do meio ambiente nacional, especificamente a crise gerada pelos distúrbios e revoltas sociais na Colômbia, e como está olhando para o futuro em meio à crise Foi o que Alexandre Lemos disse:
Na Natura temos a convicção de que o valor de uma empresa está associado à sua capacidade de contribuir positivamente para a sociedade. As causas que a empresa promove são definidas pela escolha de temas prioritários em que procura gerar uma mudança na sociedade a partir do seu modelo de negócio, mobilizando a sua rede, governos e cidadãos para oferecer soluções aos problemas que vivemos neste momento no país. Poder inspirar e, acima de tudo, motivar tantas pessoas que fazem parte da nossa rede é o mais importante.
A Colômbia precisa de nós unidos, cuidando, apoiando e acompanhando as pessoas. Isso se traduz em entender as necessidades que existem em nossa rede de relacionamentos, em busca de alternativas e soluções para que seus negócios continuem funcionando, gerando renda por meio da venda direta, desenvolvendo suas competências e trazendo prosperidade para eles e seus familiares.
Quais foram os maiores desafios em circunstâncias como no ano passado com o COVID-19 e agora com o desafio de manter a economia circulando apesar da situação de ordem pública no país?
Acredito que a adversidade é onde aprendemos, tivemos grandes desafios como transformar um negócio que envolve basicamente o relacionamento direto de nossas consultoras com seus clientes em um negócio de venda por catálogo online. Nos mobilizamos para implementar ações que ajudem a conter o negócio, garantindo o cuidado com a nossa rede: principalmente com consultores, colaboradores, fornecedores e comunidades.
É assim que, durante a pandemia, as consultorias têm feito uso de canais e ferramentas digitais. Temos acompanhado esse processo no dia a dia, treinando-os e entendendo em equipe os desafios da transformação digital e as formas de encontrar sinergias para gerar uma oferta abrangente que atenda às necessidades do cliente.
Começamos há um ano com 5.000 consultores e consultores digitais, atualmente temos 60.000 que fazem uso desta plataforma. Uma migração digital que potencializa o crescimento do canal, aumentando os pedidos e o número de clientes, conseguindo um aumento das vendas digitais de 253%. Esperamos fechar 2021 com um percentual de crescimento superior ao projetado para o setor de e-commerce na Colômbia.
Saber como se adaptar às mudanças é uma das maiores lições que alguém deve aprender. Acreditamos que quando as circunstâncias mudam, devemos olhar o panorama com otimismo e positivismo, dando-lhe as melhores energias para construir e encontrar soluções que nos permitam seguir em frente.
Quais são os motivos pelos quais você gosta de trabalhar na Colômbia?
Trabalhar na Colômbia e pela Colômbia é algo que me emociona. Trabalhar com sua gente é um estímulo permanente, que te faz ser uma pessoa e profissional melhor. No meu caso, sempre disse que tenho a sorte de ter um trabalho muito enriquecedor, pois trabalhar com uma grande rede de mulheres, nossas consultoras, que buscam na venda direta um modo de vida, um sustento para suas famílias, uma nova oportunidade, não apenas me permite compartilhar meu conhecimento, mas aprendo com eles todos os dias.
Nos tempos que morei na Colômbia, vi como na Natura, junto com uma grande equipe, conseguimos fazer coisas incríveis em um tempo muito curto, quebrando paradigmas e correndo o risco de encontrar soluções diferentes e disruptivas. Esta é uma das essências dos colombianos pelos quais me apaixonei: sua capacidade de progredir, sua atitude e a maneira como enfrentam novos desafios.
Como você acha que deve ser a abordagem dos líderes de hoje?
Os líderes de hoje devem ter resiliência intrínseca, acredito que a principal característica deve ser a capacidade de adaptação e ter visão para apostar em negócios que contribuam com a sociedade e o meio ambiente. Como líder de uma empresa como a Natura, tenho objetivos econômicos, mas também ambientais e sociais, acredito que as empresas devem medir os impactos sociais e ambientais com o mesmo peso dos econômicos.
Estabeleça metas que levem em consideração o triplo impacto. Os líderes da empresa devem defender esse compromisso, garantindo que ela não fique sozinha ali, mas que cada um de nossos colaboradores o transfira para o seu dia a dia. A consistência em todas as ações é essencial para garantir uma contribuição que ajude a resolver os desafios. Na Natura fazemos isso todos os dias, algumas dessas ações nos tornaram uma empresa B desde 2014 e que somos reconhecidos como a marca de cosméticos mais forte do mundo, segundo o relatório “Brand Finance Cosmetics 50 2021”, publicado pela consultoria Brand Finance.
Todas as nossas ações têm impacto no meio ambiente; Cabe às empresas e principalmente aos seus líderes identificá-los, mensurá-los, capacitá-los e expandi-los. Em relação a impactos como as emissões de carbono e o uso de plásticos, é preciso assumir a tarefa de eliminar ou reduzir e compensar o que não pode ser eliminado.
Que mensagem você quer deixar para os colombianos?
Sempre admiração e gratidão aos meus irmãos colombianos. Lembre-se que as dificuldades geram oportunidades, devemos buscar o lado positivo. Devemos nos recuperar rapidamente e apostar no trabalho. Sou positiva por natureza e aposto todos os dias na geração de oportunidades e na vida digna das pessoas que através da venda direta fazem a economia continuar circulando. Não estamos apenas no setor de cosméticos, também fazemos parte do setor de venda direta, que é um modelo de negócio que promove o empreendedorismo em larga escala.
A venda direta é fonte de renda para mais de dois milhões de famílias no país. Por isso, nosso compromisso de manter o negócio vivo vai além dos 140 mil consultores Natura na Colômbia, se estende ao setor, e temos realizado ações que facilitam a digitalização dos negócios e o apoio aos negócios na gestão de suas emoções e como enfrentá-los as situações difíceis que vivemos. Para a Natura, cada pessoa é um mundo e todos são importantes.