A Natura, provou na semana passada que não tem medo de encarar novos desafios ao comprar a empresa norte-americana AVON.
Essa nova conquista gera várias novas vertentes para empresa, que pelo lado positivo e engrandecedor se tornou nada mais, nada menos, que a quarta MAIOR empresa mundial de cosméticos e beleza, a líder isolada no seguimento de Vendas Diretas, com faturamento superior a 11 Bilhões de dólares e cerca de 6,3 milhões de distribuidoras e consultoras.
Entretanto, a Natura terá pela frente o desafio de escrever certo por linhas tortas, uma vez que a AVON acabou perdendo o ritmo de mercado nos últimos anos, acumulando perdas financeiras consistentes.
Mesmo sendo uma empresa que trabalha com temas tão atuais como: Empoderamento feminino e independência da mulher, a Avon despencou em vendas ao passar por uma forte crise nos EUA e no mundo, dividindo o setor norte-Americano do restante da companhia em 2015, criando a New Avon.
Neste período de forte crise, a Avon apostou em diversas formas de reversão, como migrar o negócio para o mundo digital, orientando suas revendedoras e consultoras a fazer vendas online e divulgar o trabalho e produtos em redes sociais, apostando também em funcionárias com um perfil mais jovem e descolado.
Mesmo assim as vendas continuaram a cair, tendo que optar por várias inciativas de cortes de custo.
A empresa já informou que espera cortar cerca de 400 milhões de dólares em custos nos próximos 3 anos, teve fábricas vendidas e a New Avon (americana) acabou sendo vendida para a LG, apesar dos esforços da Natura de comprar o negócio nos EUA também.
Diversos diretores, executivos e até Presidentes se revezaram na gestão, para tentar encontrar soluções para a crise da empresa.
A junção de Natura e Avon trará novas sinergias que ajudarão a transformação do negócio, podendo gerar um novo marco na história de ambas as empresas.
A proposta e objetivo é que a marca volte a ter toda a força e credibilidade que já teve no passado. Toda via, a Natura tem um grande negócio e um grande abacaxi na mão.
Desejamos SUCESSO neste desafio.