Mike Sims, também conhecido como Michael Shannon Sims, chegou a um acordo com a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) em relação a uma investigação de fraude comercial contra ele. Como parte do acordo, Sims concordou em pagar uma multa de US$ 250 mil e recebeu uma liminar permanente proibindo-o de cometer futuros atos de fraude no campo do comércio de commodities.
Caso Mike Sims
A CFTC moveu uma ação contra Sims em janeiro de 2023, alegando que ele facilitou atividades relacionadas a um suposto esquema Ponzi chamado OmegaPro e ao caso SAEG, que funcionou entre outubro de 2020 e maio de 2022.
De acordo com as denúncias, Sims participou do manejo da vítima. fundos, direcionando transferências de dinheiro para contas bancárias de entidades não relacionadas com a operação original do esquema e fornecendo informações confidenciais sobre o seu fundo de hedge para enganar os investidores.
O acordo alcançado inclui uma série de sanções impostas aos Sims, incluindo a referida multa pecuniária e a ordem judicial que o proíbe de se envolver em atividades fraudulentas no futuro. Além disso, uma vez que Sims cumpra o pagamento da multa, será levantado o congelamento de seus bens previamente ordenado pelo tribunal.
O caso SAEG está ligado a uma série de esquemas Ponzi relacionados ao The Traders Domain, um esquema de grande escala dirigido por Ted Safranko, que atualmente está foragido.
Embora Sims tenha sido sancionado em conexão com o esquema SAEG, The Traders Domain foi acusado de receber fundos de outras operações, incluindo OmegaPro, um suposto esquema Ponzi de criptomoeda que supostamente atingiu US$ 1 bilhão.
Andreas Szakacs
Até o momento, as autoridades dos EUA não apresentaram acusações específicas contra The Traders Domain ou OmegaPro, embora as investigações continuem. A OmegaPro está sob escrutínio desde a prisão de Andreas Szakacs, um dos seus cofundadores, na Turquia, em julho de 2023, no âmbito de uma investigação cujo âmbito ainda não foi totalmente divulgado.
O acordo de Sims com a CFTC representa mais um passo na investigação destes esquemas financeiros, à medida que as autoridades continuam a avaliar possíveis encargos adicionais relacionados com as perdas de milhões de dólares associadas ao The Traders Domain e ao OmegaPro.