O que é e como funciona o Plano Binário

Como o Plano Binário funciona?

O plano binário de MMN é uma estratégia de negócios exclusiva usada por muitas empresas de marketing de rede.

Como o nome indica, o plano binário é baseado no número 2. O projeto de crescimento em um MMN binário se assemelha a uma árvore bifurcada.

Um distribuidor apresentaria 2 novos membros (distribuidores da linha de frente). Esses 2 consultores novatos contratariam 2 representantes cada e assim por diante.

Um plano típico de distribuidor binário de MMN se parece com isso:

Estrutura do plano de distribuidor binário

O distribuidor  A  da empresa MMN que usa o plano binário associaria 2 representantes  B  e  C,  que são seus distribuidores de linha de frente.

Agora, os representantes  B  e  C  associariam D, E, F e G, que seriam os consultores da linha descendente de A.

Esse processo continuaria e os novos distribuidores se uniriam. Teoricamente, pode alcançar o infinito à medida que mais e mais representantes se reúnem. Este é um plano de matriz 2 por infinito.

Os dois patrocinadores nem sempre acabam no mesmo nível.

É possível que alguém acima de você tenha colocado outra pessoa que tenha patrocinado nessa posição, uma vez que os dois lugares principais estavam ocupados ou porque eles continuam a patrocinar outros à medida que desenvolvem sua organização de vendas.


Estouro

Em um plano binário de MMN, cada distribuidor teria apenas 2 representantes da linha de frente.

Suponha que A associe 3 consultores B, C e D. Torna B e C seus distribuidores de primeira linha.

Agora, D, associado a A, não pode ser seu distribuidor de linha de frente, pois as duas primeiras posições foram preenchidas.

Você pode optar por colocá-lo abaixo de B ou C. Como os profissionais de marketing continuam a associar (ou patrocinar) novos distribuidores, eles não podem terminar no mesmo nível (como os distribuidores da linha de frente). Isso é chamado de  estouro.

Também pode acontecer que ambos os patrocinadores não sejam seus distribuidores de linha de frente, porque alguns dos consultores acima podem ter de colocar o novo profissional de marketing que eles associam nessa posição, à medida que você continua recrutando novos distribuidores para desenvolver seus negócios de MMN.

Estrutura do plano binário de MLM

A árvore binária consiste em 2 subárvores, uma é chamada de perna de força (ou derramamento) e a segunda subárvore é chamada de perna de ganho ou pagamento (ou perna de construção)

Perna de poder

À medida que novos distribuidores se registram, eles serão automaticamente colocados no ramo de energia do consultor.

A estrutura Power Leg terá posicionamento automático de novos representantes.

Como o número de distribuidores de primeira linha é limitado a 2, qualquer novo patrocinador seria colocado na linha de baixa de energia do comerciante (Overflow).

Ganhar perna

Em alguns casos, a perna de ganho não admite estouros. Todos os profissionais de marketing da área de ganhos são pessoalmente associados (ou patrocinados) pelo consultor imediato.

À medida que os novos representantes se registram, eles serão automaticamente colocados na perna de força do distribuidor.

PORQUE OS LÍDERES AMAM O BÔNUS BINÁRIO?

Considerando que um líder já possui pernas (redes downlines) construídas na empresa que desenvolve, ao sair da empresa para uma nova, tende a ganhar muitos novos empreendedores crosslines e até uplines, se tiver boa imagem, reputação e network.

Ao entrar na nova empresa, tende a receber um lado do binário, já construído. Estamos nos referindo a perna de derramamento, que possui uma rede colocada pelas pessoas que entraram antes dele.

Encontrando uma perna já construída, ele só precisará realocar as pessoas de sua rede para a perna de construção.

Ou seja, ele entra no negócio já ganhando muito dinheiro.

QUAIS OS PROBLEMAS DO BINÁRIO?

  1. Este bônus custa muito caro para o negócio, onerando a adesão e o valor dos produtos;
  2. Gera injustiças, uma vez que favorece as pessoas que possuem facilidade de patrocínio, prejudicando a renda das pessoas que não patrocinam tanto;
  3. Dá muita velocidade de patrocínio, gerando desqualificação na rede, por não possuírem tempo hábil de se qualificarem, gerando grande turnover;
  4. Gera injustiça, uma vez que levam para empresas, líderes que ganham posições privilegiadas com rede abaixo, em detrimento a pessoas que não possuem rede;
  5. Estimula grande troca troca de lideranças que buscam continuamente novas empresas, para manterem seus ganhos elevados, de forma desigual para seus downlines;
  6. Não gera o ganho residual e por pagar bem, força a empresa a pagar mal no unilevel, que é o plano que gera segurança financeira, longevidade e liberdade financeira.

O que você pensa sobre o Binário? Deixe seu comentário aqui…