Um programa de rádio da BBC segue a trilha de Ruja Ignatova, que desapareceu há dois anos com mais de 4 bilhões de dólares.
A BBC seguiu as pistas por trás do esquema de negócios OneCoin, empresa que usou a estratégia de marketing de marketing de rede para atrair investidores e descobriu parte da vida “desconhecida” da golpista 01 do mundo, Ruja Ignatova.
Para Catt, uma produtora de rádio da BBC, a promessa de grandes lucros com algo que praticamente ninguém havia ouvido falar parecia bom demais para ser verdade.
Ela começou a investigar a One Coin e acabou desenterrando o que descreve como o “golpe perfeito”, um golpe multimilionário que combinava uma moeda falsa com um programa de recrutamento que se alimentava de um esquema de pirâmide.
Catt achou que o golpe seria o assunto de um ótimo podcast e estava certa.
O programa que ela e a jornalista de tecnologia Jamie Bartlett fizeram sobre a One Coin, é um grande sucesso.
Catt e Bartlett estavam viciadas no enredo do golpe da moeda única, com suas reviravoltas e as histórias de pessoas comuns que perderam tudo.
A primeira pessoa que conheceram, Jen McAdam, não apenas investiu seu próprio dinheiro, mas também convenceu sua família a investir o seu, no valor de 220.000 libras.
São milhares de famílias que perderam muito dinheiro para a búlgara, Ruja Ignatova, que quebrou a One Coin em 2017 e fugiu assim que as autoridades começaram a aprender sobre a empresa.
Ignatova era esperada para participar de um evento em Lisboa, mas embarcou em um avião para Atenas e desapareceu. Seu irmão Konstantin foi preso pelo FBI.
O podcast habilmente tece a emocionante história de Ignatova, uma empresária glamourosa, educada em Oxford, que atraiu um grande público para a One Coin, suas conferências da empresa, enquanto Catt e Bartlett montaram as peças do quebra-cabeça do que aconteceu com ela.
Sua busca levou-os a lugares tão diversos quanto um concurso de beleza na Romênia, realizado pela One Coin e uma cidade no sul da Alemanha, onde a família Ignatova já possuía uma fábrica metalúrgica.
A One Coin continua a operar, apesar das evidências de atividades terríveis) é desconcertante. “ Se você se conectar online, todos esses rumores circularão. Não nos aprofundamos muito, em parte por razões legais, mas os rumores são sobre quem realmente está envolvido, as pessoas na sombra por trás da empresa, quais grupos criminosos estão envolvidos, tivemos tudo isso em segundo plano. ”
No entanto, eles continuaram a investigar os antecedentes de Ignatova, ansiosos para descobrir o que levou alguém a retornar seus talentos a um esquema tão perverso.
“Ela é uma pessoa incrivelmente fascinante”, diz Bartlett.
“Ela é incrivelmente corajosa de uma maneira estranha e é uma figura de obsessão para as pessoas que a seguem. Nossa visão dela deixou de ser uma “pessoa magra e glamorosa” para uma mulher “incrivelmente inteligente e altamente qualificada” , que é, como Ruja se descreve em um dos documentos do FBI, “uma especialista em área cinzenta da vida “e na descoberta de lacunas nas regras e leis” .
“Nós pensamos que era importante acabar com pessoas que realmente sentiam o custo humano real de algo assim”, diz Bartlett, acrescentando que eles têm uma dívida com as vítimas do golpe. “No entanto, se foi um erro para nós”, foi muito mais assustador para eles.”
Você pode ouvir o podcast da BBC no seguinte link: Ruja Ignatova, a cripto rainha foragida
Seu irmão mais novo e outra figura de alto escalão foram recentemente condenados por várias acusações relacionadas a fraudes e lavagem de dinheiro. Eles estão aguardando a sentença até 2020.
A verdadeira “cabeça da cobra”, no entanto, Ignatova, 38 anos, ainda está livre. Um fato que, segundo vítimas como McAdam, é um lembrete constante da dor e do sofrimento sofridos pelos enganados sob o feitiço de Ignatova.