As alegações da doTERRA International na publicidade de seus óleos essenciais doTERRA foram contestadas pela Johnson & Son, diretamente a National Advertising Division (NAD).

As alegações de que os óleos essenciais doTERRA proporcionam benefícios à saúde, incluindo melhora de humor, equilíbrio das emoções e clareza mental, são tidas como enganosas.

Um exemplo foi “Os benefícios do óleo essencial são determinados pela química das plantas. Se esses produtos químicos naturais forem extraídos adequadamente, eles podem ser usados para ajudá-lo … mentalmente e emocionalmente em sua vida diária”. 

Todos os óleos essenciais doTERRA são anunciados com a alegação de “Grau terapêutico puro certificado”, que também estava em questão.

Os óleos essenciais são compostos aromáticos que ocorrem naturalmente em sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes de plantas que são extraídas por meio de vários processos.

O NAD observou que os óleos essenciais estão despertando o interesse de consumidores, cientistas e comerciantes que procuram usá-los como uma terapia alternativa para tratar condições difíceis de tratar, como ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

doTERRA é uma das empresas líderes no mercado de óleos essenciais. A decisão da NAD afirma que possui 60 tipos de óleos essenciais em sua linha.

Em apoio às suas reivindicações de benefícios gerais, doTERRA baseou-se em uma série de fontes secundárias que descrevem o uso histórico de óleos essenciais no fornecimento de benefícios à saúde, dezenas de estudos em diferentes óleos essenciais e mais de 70 estudos publicados conduzidos em uma variedade de óleos essenciais.

O NAD determinou que as evidências do doTERRA não representam evidências científicas competentes e confiáveis ​​para apoiar suas amplas alegações de que os óleos essenciais fornecem aos consumidores benefícios para a saúde mental e emocional. Portanto, o NAD recomendou que as reivindicações de benefícios gerais de saúde do anunciante fossem descontinuadas.

O NAD determinou que a alegação de “Grau Terapêutico Puro Certificado” do doTERRA poderia ser razoavelmente entendida pelos consumidores como uma mensagem sobre a pureza e qualidade de seus óleos essenciais e uma mensagem de que os produtos fornecem alívio para os problemas de saúde mental e emocional dos consumidores.

O NAD concluiu que as evidências no registro não eram adequadas para a alegação e declarou que, para apoiar sua alegação, o anunciante deveria ter evidências de que os óleos doTERRA demonstraram oferecer benefícios “terapêuticos”.

O NAD descobriu que não há estudos científicos competentes e confiáveis ​​mostrando que qualquer um dos óleos doTERRA é “terapêutico”; como resultado, recomendou que a reivindicação fosse interrompida.

O NAD também recomendou que doTERRA descontinuasse ou modificasse sua publicidade para evitar a transmissão de benefícios implícitos alegações de que os óleos essenciais de “grau terapêutico” do doTERRA:

– Vai acalmar ou relaxar os consumidores quando usado conforme as instruções.

– Ajudará a aliviar os sentimentos de ansiedade dos consumidores quando usado conforme as instruções.

– Ajudará os consumidores a dormir quando usado conforme as instruções.

-Trará clareza, foco ou atenção aos consumidores quando usado conforme as instruções.

-Ajudará os consumidores a aumentar ou manter seu nível de energia quando usado conforme as instruções.

-Vai melhorar e equilibrar o humor do consumidor quando usado conforme as instruções.

O NAD determinou que certas outras declarações contestadas por Johnson não transmitem uma mensagem implícita de saúde mental e emocional; essas declarações incluem “reconfortante”, “refrescante”, “aroma relaxante”, “cria uma atmosfera repousante propícia ao sono”, “revigorante para os sentidos” e revigorante e edificante quando difundido”.

O NAD observou que, quando vistas no contexto em que aparecem (ou seja, como descritores de óleos essenciais perfumados), essas frases são “descrições floridas e expressivas ou exageradas, que não requerem evidência científica competente e confiável como suporte”.

Na declaração de seu anunciante, a doTERRA declarou que apelará da totalidade da decisão da NAD ao National Advertising.