Todo networker que deseja manter seu negócio vivo depende de um fluxo constante de referências. As referências são a essência do negócio e obter referências qualificadas é algo que muitos vêem como uma tarefa fundamental e na qual muitas pessoas geralmente falham.

Encontrar novos clientes potenciais para lançar o seu negócio pode ser um trabalho difícil, mas nada é mais essencial para uma carreira de sucesso, eficiente e recompensadora do que fazê-lo. Todos os networkers precisam fazer novos contatos constantemente.

Como você consegue alcançar essas referências qualificadas e estar sempre na vanguarda do processo de prospecção? Nos parágrafos a seguir, vamos nos concentrar em 10 coisas que você deve e não deve fazer para mobilizar adequadamente os clientes em potencial mais qualificados e sempre manter um fluxo de clientes em potencial que mobilize seu negócio e o ajude a crescer de forma consistente:

1. Sim: Esteja à vista e seja simpático! Conheça muitas pessoas e certifique-se de que elas saibam quem você é e o que você faz. Isso nem é preciso dizer, mas permite a repetição: saia do escritório e misture-se com os outros! 

Resumindo, a sociabilidade e o reconhecimento por parte dos outros são elementos essenciais para fazer avançar o seu negócio. 

Quanto mais sociável você for, mais oportunidades terá para que as pessoas reconheçam quem você é e o que você faz e, portanto, participem do seu projeto.

2. Não: Não use bancos de dados comprados ou de conhecidos inadequadamente para desenvolver seu negócio. As pessoas odeiam ficar com vergonha! 

Certifique-se de que a lista de prospects com quem você trabalha é de pessoas que você conhece e que te conhecem, nada incomoda mais em vendas do que ser incomodado por estranhos que estão nos ligando para fazer ofertas pelo telefone.

3. Sim: Junte  se e contribua para grupos e causas valiosas. Você deve dar antes de receber. Ser conhecido como alguém que é generoso, como uma pessoa calorosa com muito a dar. 

Se envolva na sua comunidade! Quando você está sincera e ativamente envolvido na solução de problemas em sua comunidade, pode gerar reconhecimento, que pode ser usado para expandir seus negócios. 

Essa é uma das maneiras mais eficazes de fazer networking, já que não apenas você ganha reconhecimento de sua comunidade imediata, mas também poderá observar como seu círculo íntimo de amigos fala sobre você para os conhecidos deles também.

4. Não: Não rejeite posições de liderança ou responsabilidade, mas não seja agressivo. Deixe as pessoas descobrirem seu verdadeiro potencial para liderança e grandes coisas!

5. Sim: Participe de eventos e reuniões onde você conhece novas pessoas! Seja qual for o seu círculo atual de amigos e conhecidos, esta semana vá para outro lugar! Continue adicionando novos círculos de influência e aumente sua variedade de interesses e compromissos. 

Quanto mais pessoas você conhecer, maior será sua lista de clientes em potencial e mais oportunidades você terá para gerar crescimento.

6. Não: Não espere que colegas com credenciais e experiência semelhantes sejam fontes de referência. Eles precisam desenvolver seus próprios negócios e provavelmente não compartilharão clientes com você. 

É por isso que você deve ser realista sobre isso. Construa sua própria rede de amigos e colegas, mas não os incomode pedindo que conectem você com seus próprios clientes. 

Quando ocorrem encaminhamentos, eles devem ser feitos da forma mais natural e fluida possível, em que cada novo conhecido possa ver por si mesmo quem você é e o que você está oferecendo, sem que a situação seja forçada por terceiros.

7. Sim: sempre procure conexões além de seu círculo de influência atual. Direcione-se a proprietários de empresas, vendedores, educadores e gerentes. 

Qualquer pessoa que você vê se conectando com muitas pessoas e não competindo com você é um parceiro em potencial a quem você deve recorrer sem hesitação.

8. Não: Não apresse nem force o desenvolvimento de relações comerciais com outras pessoas. Vá almoçar com seus novos conhecidos, primeiro estabeleça a confiança necessária, mas nunca incentive ninguém com um cartão ou um folheto ou pressione-os para se juntarem à sua oportunidade de negócio o mais rápido possível. 

Convenientemente, “esqueça-os” em seu escritório e dê-lhes o espaço necessário para que possam encontrar a confiança de que precisam antes de tomar qualquer decisão importante.

9. Sim: certifique-se de que suas conexões comerciais funcionem nos dois sentidos. O encaminhamento de clientes deve fazer sentido comercial para ambas as partes. 

Certifique-se de que seu trabalho produza uma renda mais alta, mais lucro, melhores resultados ou outras metas específicas para suas fontes de referência. É o justo. 

Quando você pode oferecer valor real à vida de outras pessoas e apoiá-las de forma consistente para que alcancem seus próprios objetivos, elas responderão positivamente ao que você está propondo.

Tenha um interesse genuíno nas necessidades dos outros e apoie-os o máximo que puder.

10. Não: não entre em pânico nem tente se apressar no processo de crescimento do seu negócio. A maioria dos profissionais só precisa de um punhado de fontes de referência. 

Selecione-os e cultive-os com sabedoria e paciência. Construa o processo devagar, mas faça-o da maneira certa. Com o tempo, você começará a ver resultados.

Desenvolva metas realistas de afiliados para novas referências e comece a promover seu negócio com uma visão de longo prazo. 

Quando você mantém uma visão de longo prazo, pode enfrentar de forma realista as adversidades e dificuldades que surgem no contexto imediato e pode ver além dos acontecimentos deste fim de semana ou deste mês. 

Isso o mantém motivado a continuar e não vacila em seu propósito de criar um negócio que você pode herdar do seu.