Pessoas introvertidas geralmente tem o dobro de dificuldade profissional e pessoal, gerando ainda mais conflitos internos, porém, ser introvertido não é sinônimo de fracasso profissional, o mercado de MMN é uma boa opção para pessoas que sonham em empreender, mas possuem essa característica.
A maior parte das organizações desenvolve atividades que, aparentemente, favorecem os extrovertidos, como apresentações e avaliações, mas é preciso que os introvertidos participem delas.
O autor literário Jocelyn Davis fala em seu livro “The Art of Quiet Influence (a arte da influência silenciosa,) sobre as pessoas introvertidas, e dá dicas para vencer nos negócios sem perder a própria personalidade.
Pois esse é o maior ponto de conflito de pessoas introvertidas, elas passam a vida ouvindo que devem mudar, e recebendo críticas severas, porém estamos no século 21, e devemos respeitar as características de todos os seres humanos, não impondo um padrão, seja ele de beleza ou personalidade.
É possível através de dicas de autores e palestrantes, analisar o raciocínio do porque devemos obter mais aceitação e força para superar os nossos limites, há algo com o intuito de ajudar os introvertidos a se tornarem mais extrovertidos ou, pelo menos, adotarem algumas de suas características que os ajudem, sem faze-los se perder de si mesmos.
Quem também está abordando o assunto é Devora Zack, com uma versão atualizada de seu livro, “Networking For People Who Hate Networking (networking para pessoas que odeiam networking).
Este livro não é apenas para introvertidos, mas também extrovertidos, podendo escolher benefícios e aprender novas técnicas.
Os extrovertidos também obterão insights sobre o modo de pensar dos introvertidos, para que um se coloque no lugar do outro, e também ajude o próximo a implementar mais comunicação social através do networking MMN e produzam resultados mais fortes juntos.
Os livros explicam que o networking é “a arte de construir e manter conexões mutuamente benéficas para resultados positivos”, a especialista alega que é possível que um introvertido brilhe sem, essencialmente, mudar sua personalidade.
“A autenticidade gera redes valiosas e resilientes”, escreve ela, argumentando que é possível que pessoas tímidas tenham sucesso por serem fiéis a si mesmas e aprenderem a aproveitar ao máximo suas qualidades.
Honrar seu temperamento é o segredo para alcançar seu maior potencial.