Essa é uma questão interessante. Claro que existem muitos desavisados, que ainda possuem boa fé e acreditam nos pilantras que oferecem negócios, disfarçados de Marketing de Rede, como se fossem legítimos.

Claro que existem pessoas que não possuem a menor idéia na arapuca que estão entrando. Ou melhor, sendo colocados.

E tem muita gente que ainda acredita em milagres, em Papai Noel e em dinheiro fácil, sem trabalho.

O problema maior, não está em quem acredita, mas em quem sabe que é pirâmide, que é crime, é que é golpe e escolhe a opção de entrar para o mundo do crime e assaltar.

Sim, todo falso líder de pirâmides é um criminoso, pronto para dar mais um golpe. E cada vez mais, o Brasil tem ganho adeptos de pessoas que não tiveram competência para ganhar dinheiro de forma legítima e se especializaram em fingir que seus negócios são do bem, sustentáveis e legítimos.

Não caia nessa.

Estes falsos líderes, usem a potencial persuasivo para o mal. Ao invés de trabalharem construindo algo que os dignifique, optam pelo caminho mais rápido e equivocado: o caminho do crime.

Iludem pessoas e acreditam firmemente que não estão fazendo nada de errado.

E o mais incrível, é que são tão dissimulados, a ponto de te convencer que empresas de Marketing Multinível de produtos legítimas são esquemas Ponzi.

Só nos resta Denunciar para que estes golpes acabem. Só nos resta, orar, para que estes bandidos encontrem Jesus e se transformem, porque o verdadeiro milagre acontece. Creia nisso.

Só nos resta torcer para que os órgãos governamentais ajam penalizando quem comete crime.

Durante anos da minha vida, combati veementemente piramides e esquemas Ponzi. Dúvido que alguém tenha feito mais que eu no Brasil, afinal, com a Abranetwork ajudar a fechar mais de 70 pirâmides.

Mas isso não é nada fácil.

A onda das empresas digitais, que se passaram por sustentáveis, capitaneadas por grandes líderes, enganaram milhões de pessoas, inclusive a mim, a CVM, Instituições Policiais e diversos órgãos.

Muitas pessoas e muitos órgãos acreditavam que auditorias estavam sendo feitas pelas empresas para serem entregues a Abranetwork.

Não foi preciso mais do que um pouco mais de 1 ano e meio, para ver que as digitais eram Bolhas infladas e fundamentadas em mentiras.

O fato, é que aprendemos com nossos erros e hoje sabemos, que empresa de MMN, não comporta produtos digitais de investimento financeiro, forex, criptomoedas, traders esportivos.

Também já sabemos, que estes robôs, são histórinhas para te enganar. Por isso a Abranetwork, eu e qualquer pessoa de bem, não vai mais acreditar em contos da carochinha e cair na lábia de falsos líderes, que usam o dom da palavra para roubar dinheiro das pessoas.

Como o título dessa matéria aborda… Investidores são coniventes com o crime.

Quem coloca dinheiro numa pirâmide, sabendo que é uma pirâmide, tem culpa no cartório. Mesmo que a pessoa diga para terceiros assumirem o risco por se tratar de uma pirâmide, está alimentando uma cadeira imensa de pessoas que não agirão dessa forma

Quer perder dinheiro brincando com a sorte, faça. Mas envolver pessoas que não sabem do esquema, é golpe, é baixo e é crime.

Imagine estes criminosos, extelionatários, dizendo para seus próprios filhos que o dinheiro que ganharam foi fruto de milhares de pessoas que elas próprios lesaram, enganaram e roubaram.

Não, o falso líder jamais fará isso. Até porque, ele tende a perder o dinheiro que irá ganhar, porque dinheiro sujo, vem fácil e vai embora fácil.

Por jurisprudência, investidores, distribuidores e líderes, cada vez mais serão fichados criminalmente em Delegacias e Fóruns como cúmplices.

E a Justiça tende a não devolver valor algum objeto de golpe de esquema Ponzi, quando apreendido.

O valor tende a ficar para o governo, até porque, não faz sentido, devolver dinheiro para o criminoso conivente.

Enfim…

Seja cúmplice do bem, não do mal. Combata pirâmides. Defenda seu dinheiro, sua família e seus amigos.

Denuncie golpes. Hoje e Sempre. Faça sua parte e conte com a gente.