Um departamento da Policia Federal, concluiu a listagem de pessoas que participam de esquemas Ponzi ou Golpes Financeiros, mapeando rede social, grupos de whatsapp, transmissões online, independente de denúncias e investigações que incluem escutas telefonicas.

A cada momento, novos golpes surgem, tentando se passar por negócios legítimos. Depois da onda do golpe de duplicação em rede via Pix, os esquemas de doação (que sempre existiram) voltaram com força.

Neste momento tem 4 pirâmides de doação no Brasil.

Como sabe, a doação, quando feita de forma legal, em cartório, não é crime. Mas receber dinheiro como doação, sem o respaldo legal devido, pagando % para quem gera doadores é crime de Desvio de Finalidade que gera crimes contra a economia popular.

Somente piramideiros fingem acreditar que doação com MMN, não é crime. E eles tentarão fazer os leigos acreditarem nisso, custe o que custar.

Não precisamos ir muito longe, para lembrar que o maior esquema de doação do mundo, quebrou lesando milhares de pessoas.

Em tempo: tanto o criador do esquemas, como promotores do golpe foram presos nos EUA.

Só cai nestes golpes quem quer.

Em breve, faremos uma matéria abordando o esquema de Doação. Aliás, a Black List que sairá essa semana, está recheada de golpes.