Mesmo que você nunca tenha visto o filme, já ouviu a famosa frase de Jerry Maguire, quando Tom Cruise grita: “Mostre-me o dinheiro!”

Isso pode muito bem ser o mantra de todo empresário, certo? Lembra do meu blog sobre como se tornar o mestre da sua vida? Não estamos nisso para “fazer isso”, por um hobby ou um projeto paralelo de meio período. Nosso objetivo é comprometer-se a fazer o máximo possível e ficar rico fazendo isso.

Quando você tira seu negócio do papel e começa a ganhar dinheiro, você se sente bem e como se estivesse indo para algum lugar, certo? Bem, sim, mas há mais. Há uma distinção importante entre os tipos de dinheiro envolvidos em seu negócio.

renda vs. patrimônio líquido

O problema é que a maioria dos empresários não sabe a diferença entre dinheiro entrando e dinheiro sempre disponível. É uma distinção tão pequena, mas faz uma grande diferença. Ainda assim, muitos empreendedores não entendem, e é por isso que seus negócios se tornam seu trabalho em vez de sua máquina de fazer dinheiro (e isso se eles sobreviverem nos primeiros 3 a 5 anos).

Você tem que fazer algumas distinções claras sobre o dinheiro que entra em seu negócio. A maioria das pessoas se concentra apenas na renda. Isso é importante? Absolutamente! Mas os empresários ricos concentram sua atenção em mais do que apenas o dinheiro que entra. Existem outras áreas que precisam ser abordadas para que um negócio cresça, como despesas, fluxo de caixa e lucro.

Renda não é igual a lucro. A pessoa média nos negócios diz: ‘Ok, quanto dinheiro entrou hoje?’ e isso e tudo. Eles nem sabem quais são suas despesas e não percebem o papel que as despesas podem desempenhar em seus resultados, sua lucratividade , esse é o patrimônio líquido que obtêm.

Conheça o seu patrimônio líquido e Calcule suas despesas

Se o seu negócio tem 20% de patrimônio líquido, isso significa que, de cada dólar em receita, 80 centavos vão para despesas para administrar o negócio e 20 centavos sobram. Você tem que multiplicar cada dólar gasto por cinco ou dez para contar as despesas. A maneira mais rápida de explodir seu negócio é com despesas e não calculá-las corretamente.

Tempo

Em segundo lugar, você deve levar em consideração o tempo. Há uma grande diferença entre o dinheiro entrando e o dinheiro entrando que leva ao fluxo de caixa! A maioria das pessoas luta porque não consegue pagar suas despesas, muito menos gerar fluxo de caixa para investir mais no negócio para fazê-lo crescer.

E isso não é necessariamente porque eles não têm vendas ou receitas. É porque a renda ainda não chegou, mas as contas sim. Muito mais empresas vão à falência devido ao mau momento do que devido a vendas fracas.

Se você for pago depois de entregar as mercadorias, isso pode ser como martelar pregos em um quadro-negro para meus ouvidos! Existem empresas estabelecidas que fazem isso, mas primeiro você tem que ter um fluxo de caixa que seja mais frequente do que suas despesas, e então você pode começar a gastar algum dinheiro!

Há receita, fluxo de caixa, despesas, lucro líquido e tempo. Conheça cada tipo de dinheiro completamente e você ficará rico.

Por | T. Harv Eker .