Se você já está neste setor há algum tempo, provavelmente já ouviu falar do “teste de oito anos”. Esse é um ditado que se refere à importância de manter o seu negócio tão simples que até uma criança de 8 anos saiba como funciona. Em outras palavras, você não pode avançar seu negócio se uma criança de oito anos não compreender seu modelo de negócios.
Eu pessoalmente entendo a lógica dessa mensagem, embora não concorde cem por cento com isso. O que eu quero fazer no restante deste artigo é compartilhar minhas idéias sobre este tópico.
O Marketing de Rede é um negócio muito simples, na verdade os conceitos que essa indústria trata são muito simples, embora não seja muito fácil de construir e manter. Na verdade, acho que é um dos negócios mais difíceis de construir, mas também um dos mais gratificantes, se você continuar com ele.
Quase todos os profissionais de marketing neste setor sabem o que precisam fazer para ter sucesso, embora a maioria não esteja disposta a trabalhar duro para atingir seus objetivos. Caso você não saiba o que é preciso para ter sucesso em nosso setor, digo que é necessário:
- Use os produtos.
- Patrocine alguns distribuidores.
- Obtenha uma base de clientes.
- Ajude os outros a terem sucesso.
- Repita cada item anterior indefinidamente.
Esta é a nossa indústria em poucas palavras. Muitas pessoas complicam esse processo, porque têm medo de falar com as pessoas ou têm medo da rejeição. Mesmo algumas pessoas temem o sucesso, por mais louco que isso possa parecer.
A maioria das pessoas neste setor sabe o que fazer, mas quando se trata de trabalho, simplesmente não sabem. Em suma, eles preparam e nunca fazem uso dos conhecimentos adquiridos.
Resumindo, as pessoas podem ter muito conhecimento sobre o setor e seu modelo operacional, mas muito pouca sabedoria; sabedoria implica agir com o que é conhecido.
Eles estão presos em um impasse e tão ocupados que não estão chegando a lugar nenhum rapidamente e também são incapazes de identificar os erros que estão cometendo, apesar de como é simples crescer no setor.
Por mais louco que pareça, não acho que um “sistema” rígido funcione adequadamente para o seu equipamento. Em quase todas as empresas, existem diferentes sistemas usados pelas equipes. Dentro da própria indústria, existem milhares de sistemas diferentes. E esses sistemas são transmitidos pelos líderes mais graduados aos demais por meio de um sistema educacional que busca que os que estão abaixo reproduzam o que os que estão acima fazem.
Qualquer sistema funcionará, se você fizer isso de forma consistente. Por outro lado, mesmo que você tenha o melhor sistema do mundo, a maioria das pessoas com quem você trabalha não faz nada para aparecer. Você não acredita em mim? Pergunte a qualquer pessoa com uma renda mais alta neste setor sobre as taxas de evasão em sua rede. Você verá que em muitos casos essa porcentagem é tão alta quanto a de qualquer outro distribuidor.
Idealmente, você não quer manter seu negócio “simples” para o resto da vida. Você precisa ter um plano que qualquer novo distribuidor possa seguir, saber o que fazer e como obter resultados positivos.
Mas tenha em mente que mesmo que seu sistema passe no “teste de oito anos”, sendo um sistema simples e extremamente fácil de entender, a maioria dos seus representantes ainda não fará nada. Esteja preparado para que 90 por cento ou mais de sua equipe façam pouco ou nada em seus negócios , cerca de 10 por cento farão algo consistente e cerca de 3 por cento serão as estrelas do negócio. Essas são porcentagens bem padrão.
Por outro lado, existe em nosso negócio a noção de que se você se desviar do sistema, talvez ninguém o siga por causa da complexidade do esquema. Francamente, isso é altamente discutível.
Eu pessoalmente acredito no contrário. Quando estudo o sucesso de grandes e reconhecidas empresas do setor, todas elas têm em comum o fato de terem construído um negócio diferente das demais.
Os líderes são líderes por uma razão. Eles são praticantes. Eles encontram uma maneira ou outra de fazer as coisas. Eles usam seus próprios talentos e habilidades para construir seus negócios de uma forma que funcione para eles. Eles usam seus próprios sistemas e os colocam em prática, geralmente com base no que sua empresa oferece, mas sempre colocando uma forte marca de originalidade e inventividade em tudo o que fazem.
Você também deve saber disso. A maioria dos principais assalariados usa um sistema diferente daquele que ensinam à sua equipe. A maioria das empresas e linhas de patrocínio deseja unificar todo o sistema para que todos possam segui-lo e manter as coisas simples. Se eles decidissem ensinar várias maneiras de construir um negócio para todas as referências em potencial, a maioria das pessoas ficaria confusa. Portanto, por esta razão, o mais natural é que uma empresa de MLM se apegue a um sistema e o torne a norma de trabalho padrão para todos que ingressam em seus negócios.
Embora alguns de vocês possam concordar com Mark Yarnell e seu sistema de duplicação, eu pessoalmente não acredito muito na duplicação. Pessoalmente, acho que inovação é melhor do que duplicar, porque cada pessoa em cada equipe é diferente das outras. Cada um tem seus próprios talentos e habilidades. Portanto, cada pessoa deve deixar de lado um pouco as propostas de ação que sua empresa fez e sentar-se cuidadosamente para imaginar os passos e o sistema que pode seguir para gerar um caminho de sucesso no setor. Da mesma forma, temos que cada contexto social, econômico e cultural será muito diferente de um país para outro, bem como entre regiões de um mesmo país, então o que pode funcionar para você pode
Acredito que, como patrocinador, você deve conhecer e compreender as habilidades e pontos fortes de cada pessoa de sua equipe e, assim, ajudá-los a construir o modelo de negócios que melhor funciona para eles. A meu ver, se você obrigar todos os membros da sua equipe a seguirem um sistema, o seu final será um desastre e você verá como aos poucos cada pessoa sai da sua rede.
Aqui está o resultado final. Sim, você precisa de um sistema simples que sua equipe possa seguir. Sim, você deve passar no “teste de oito anos”. Sim, todo o sistema deve ser padronizado. No entanto, você nunca deve forçar todos a seguir o mesmo sistema.Você deve dedicar tempo a cada pessoa de sua equipe e saber o que deseja alcançar, em que é boa e ajudá-la a atingir seus objetivos por meio do plano que funciona melhor para ela. É necessário compreender as particularidades do seu dia-a-dia, apoiá-los nas suas necessidades e perceber os contextos em que se inserem. Vendo isso, você pode começar a entender a grande necessidade que cada pessoa tem de desenvolver suas próprias formas de crescimento e acompanhá-las de forma decisiva nesse processo, sem recorrer à atitude de um patrão que impõe sua visão de como de fora. ação deve ser tomada.
Portanto, a grande questão do dia é: você está pronto para romper com os esquemas que sua empresa de MLM propôs para o seu crescimento? Você está pronto para desenvolver seus próprios sistemas de ação e apoiar os membros de sua equipe a desenvolver e implementar os seus próprios? Se a sua resposta a esta pergunta for sim, eu tenho boas notícias para você, você está prestes a gerar espaços de crescimento muito mais flexíveis e prósperos nos quais todas as pessoas de sua equipe possam expressar suas individualidades sem medo de serem censuradas e seguirem um caminho que os motiva diariamente a prosperar, reconhecendo as necessidades e desafios únicos que constituem sua vida diária.
não funcionar para alguns membros de sua equipe.