Michael Johnson é atualmente o CEO da Herbalife, após retomar em janeiro de 2019 a posição que havia deixado em novembro de 2016.
É reconhecido na Herbalife, e no mundo do MMN, por ter sido o sucessor do fundador e primeiro CEO da Herbalife, Mark R. Hughes, que faleceu em 2000, deixando vaga a sua posição na empresa de nutrição.
Hughes era o líder natural da empresa e substituí-lo seria uma tarefa muito complicada.
Após a morte de Hughes, a Herbalife foi finalmente adquirida em 2002 pela JH Whitney & Company e pela Golden Gate Capital.
Em abril de 2003 Michael Johnson entra em cena como diretor executivo após uma longa carreira na Walt Disney.
Johnson nasceu em 1954 e é bacharel em ciências políticas pela Western State University, Irvine, Califórnia, EUA.
Sua carreira na Disney incluiu o papel de presidente da Ásia-Pacífico da Walt Disney Company e presidente da Buena Vista Home Entertainment. Ele planejou e lançou o negócio de entretenimento por assinatura “Disney I” da empresa de entretenimento.
Ele também atuou como editor da revista Audio Times e como executivo de marketing da Warner Amex Satellite Entertainment Company. Ele liderou os esforços regionais de vendas da Warner Amex Satellite Entertainment Company para três de seus canais de televisão, incluindo MTV, Nickelodeon e The Movie Channel.
Ele se juntou à Herbalife depois de 17 anos na Walt Disney Corporation, onde liderou a Univision Communications Inc. Worldwide Video Group, reestruturando seu modelo de negócios de vídeo e sua presença no mercado.
Johnson teve que examinar as etapas mais difíceis da Herbalife, como a investigação da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e do Estado de Illinois.
Finalmente, em julho de 2016, a Herbalife concordou em ajustar seu modelo de negócios e pagar US $ 200 milhões de dólares para seus distribuidores em um acordo com a FTC.
O trabalho na Herbalife
Sob a liderança de Johnson, a Herbalife Nutrition cresceu em vendas de US $ 1,1 bilhão em 2003 para US $ 4,5 bilhões em 2016; introduziu padrões líderes do setor em proteção ao consumidor; e construiu uma marca global através do patrocínio de mais de 200 equipes esportivas, atletas e eventos de fitness em todo o mundo, incluindo o time de futebol LA Galaxy e o astro do futebol internacional Cristiano Ronaldo.
Johnson fortaleceu o desenvolvimento e a fabricação dos produtos Herbalife por meio do desenvolvimento e execução de uma estratégia que garante rigorosos padrões de qualidade e controle da integridade do produto.
As iniciativas de Johnson obtiveram investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento científicos, garantia de qualidade, segurança e conformidade de produtos; a criação de uma cadeia de suprimentos mais vertical; Estabeleceu parcerias com fornecedores de ingredientes de classe mundial e agricultores de ingredientes-chave; e a construção de uma equipe de cientistas e especialistas líderes no setor de nutrição.
Johnson também é presidente da Herbalife Nutrition Foundation, que é financiada por doações da Herbalife Nutrition, seus distribuidores, funcionários, familiares e amigos. Em 2005, a HNF lançou seu programa global Casa Herbalife para ajudar a levar uma boa nutrição às crianças vulneráveis. Atualmente, existem mais de 120 programas da Casa Herbalife que ajudam a levar boa nutrição a mais de 100.000 crianças em todo o mundo todos os dias.
A empresa anunciou em novembro de 2016 que o diretor de operações, Richard Goudis, assumiria o cargo de CEO em junho de 2017 e que Johnson se tornaria CEO.
Confrontado com algumas declarações de Richard Goudis antes de se tornar CEO da empresa, Johnson teve que retomar o cargo de CEO da empresa em janeiro de 2019.
Espera-se muitas novidades na Herbalife nos próximos anos, já que Michael está renovado e motivado.