Karl Sebastian Greenwood, um dos cofundadores do esquema fraudulento de criptomoeda OneCoin, foi condenado a 20 anos de prisão pelo juiz federal Edgardo Ramos, de Nova York.
Greenwood e Ruja Ignatova, conhecida como “The Crypto-Queen”, fundaram a OneCoin em 2014 e a comercializaram globalmente por meio de uma rede de marketing multinível.
Eles representaram falsamente a OneCoin como uma criptomoeda legítima semelhante ao Bitcoin, levando a investimentos de mais de US$ 4 bilhões por milhões de vítimas em todo o mundo.
Na realidade, a criptomoeda OneCoin não tinha valor real e as representações enganosas feitas por Greenwood e outros eram numerosas.
Eles alegaram falsamente que o valor da OneCoin se baseava na oferta e na procura do mercado, ao mesmo tempo que fixavam o seu valor de forma arbitrária.
Eles também promoveram falsamente o conceito de “mineração” de OneCoins, embora não existissem operações de mineração.
Greenwood ganhou mais de 300 milhões de dólares com o esquema, que usou para financiar um estilo de vida extravagante, incluindo resorts de luxo, roupas de grife, um iate e participações imobiliárias em vários países. O financista foi preso na Tailândia em julho de 2018 e extraditado para os Estados Unidos.
Ruja Ignatova, que também foi acusada no esquema, continua foragida e foi adicionada à lista dos Dez Fugitivos Mais Procurados do FBI em junho de 2022, com uma recompensa de US$ 100.000 por informações que levem à sua prisão.
O esquema OneCoin aproveitou a reputação e o entusiasmo em torno de criptomoedas como o Bitcoin para induzir os investidores a acreditarem que estavam participando de uma oportunidade financeira revolucionária.
O papel de Greenwood como principal distribuidor de MLM desempenhou um papel significativo no sucesso do esquema, pois ele utilizou as suas capacidades de vendas e a estrutura de MLM para atrair vítimas.
A sentença de Greenwood a 20 anos de prisão envia uma mensagem forte aos potenciais fraudadores de criptomoedas, demonstrando que a orquestração de fraudes financeiras em grande escala não ficará impune aos olhos da lei.
As autoridades continuam a perseguir ativamente Ruja Ignatova, o mentor do esquema OneCoin, na sua busca para levá-la à justiça e encerrar as milhões de vítimas que perderam os seus investimentos nesta elaborada fraude de criptomoeda.