Stella & Dot fecham operações na Europa

A empresa, cujo modelo de negócios envolve pessoas que vendem acessórios em suas redes sociais por meio de sites encerrará suas vendas europeias em 7 de abril de 2019.

Depois dessa data, os membros – chamados de estilistas – não poderão vender produtos ou ganhar comissões, segundo carta da fundadora Jessica Herrin, publicada nas redes sociais.

O euro caiu 4,4% em relação ao dólar nos últimos 12 meses, enquanto a libra caiu 6,3%. O enfraquecimento das moedas fez com que um negócio antes lucrativo operasse com prejuízo na Europa, segundo a carta.

 “Esperando que o clima econômico se recupere, continuamos a investir em nossos negócios na Europa”

Herrin disse na carta.

“No entanto, como o mercado permanece incerto em 2019, tivemos que tomar essa decisão difícil.”

A incerteza política em muitas partes da Europa, a queda da confiança dos consumidores, um plano Brexit pouco claro e o potencial de aumento das taxas de juros contribuiu para um ambiente de varejo desafiador na região.

A Stella & Dot , cujos investidores incluem a Sequoia Capital, lançou sob o seu nome atual em 2007. Ela se  expandiu  para o Reino Unido e Alemanha em 2012.


Carta de Jessica Herrin:

Queridos Estilistas Europeus Stella & Dot,

Ao entrarmos em 2019, estamos firmes em nossa crença em nossa missão, negócios e comunidade.

Ajudar as mulheres a ganhar renda flexível na Europa tem sido um trabalho de amor. No entanto, depois de inúmeras deliberações, é com o coração pesado que anuncio que sairemos do mercado europeu.

Infelizmente, as condições de mercado na Europa tornaram-se muito difíceis. Nos últimos anos, a libra esterlina e o euro se desvalorizaram em relação ao dólar americano em quase 20%, causando um profundo declínio em nossa margem, enquanto, ao mesmo tempo, os custos operacionais aumentaram.

Nosso negócio europeu, antes lucrativo, vem operando com prejuízo. Esperando que o clima econômico se recuperasse, continuamos a investir em nossos negócios na Europa. No entanto, como o mercado permanece incerto em 2019, tivemos que tomar essa decisão difícil.

É da maior importância para nós sairmos do mercado europeu de forma elegante, tanto para você como para os nossos clientes. Você poderá continuar a vender produtos e ganhar comissões por nosso Plano de Compensação até 7 de abril de 2019.

Você também continuará ganhando comissões de vendas da equipe e honraremos todas as promoções até o dia 7 de abril de 2019. Você terá acesso à sua Sala de Estilistas e reportará até 17 de maio de 2019.

Para mais detalhes, nós convidamos você a usar esses recursos de suporte e convidamos você a participar de um dos nossos chats de zoom de vídeo para que possamos compartilhar nossa gratidão por você, nossa tristeza por esta notícia e nosso firme compromisso em ajudá-lo nessa transição.

Queremos agradecer-lhe por sermos nossos parceiros ao longo desta jornada. Estamos honrados em ter ajudado coletivamente as mulheres européias a obter uma renda significativa nos últimos sete anos.

Nós rimos, choramos, dançamos, alcançamos e celebramos juntos. Foi uma aventura extraordinária. Eu gostaria de desejar-lhe pessoalmente todo o sucesso no futuro com todo o meu coração, e agradeço-lhe por ousar muito com a gente.

COM AMOR,

JESSICA HERRIN


Sobre a Stella & Dot

A Stella & Dot é uma empresa de joias e acessórios estilo boutique que reinventa a oportunidade de empreendedorismo flexível e domiciliar para a mulher moderna por meio de sua plataforma de negócios de compras sociais.

A Stella & Dot oferece sua linha de produtos sob demanda, famosa e editorialmente cobiçada exclusivamente através de uma rede crescente de consultores independentes treinados (Estilistas) na América do Norte, Reino Unido, Alemanha, Irlanda e França.