MAIS QUE UM DICIONÁRIO. UMA AULA DE MULTINÍVEL.
ACOMPANHAMENTO – Quando um candidato se encontra indeciso após conhecer uma empresa e seu plano de negócios, recebe Folhetos, CDs, DVDs e material complementar para avaliar em casa. Recomenda-se que em 48h o distribuidor que apresentou a oportunidade agende um horário para buscar estes materiais, esclarecer possíveis dúvidas e efetuar o cadastro.
ACONSELHAMENTO – Encontro entre distribuidores e líderes de sua linha ascendente para verificar o progresso, o crescimento, avaliar dificuldades e falhas e programar as próximas metas e ações a serem atingidas.
O aconselhamento não é treinamento, pois possui caráter individual e de reunião.
AFILHADO – O mesmo que “downline” ou cadastrado direto. O empreendedor é afilhado daquele que o cadastra.
ASSOCIADO – O mesmo que distribuidor independente, empreendedor, ou franqueado. Indica a pessoa que está cadastrada em alguma empresa.
BINÁRIO – Plano de compensação que estimula a formação de duas redes, em cada lado do negócio (direita e esquerda).
As comissões são pagas em função do volume movimentado na perna, rede, time ou organização mais fraca, ora da esquerda, ora da direita.
BONIFICAÇÃO – É a forma de pagamento, em dinheiro, feita aos distribuidores obedecendo o plano de remuneração da empresa.
BÔNUS – Ganho residual que o distribuidor recebe pelo esforço de vendas realizado em sua linha descendente.
CANCELAMENTO DE CONTRATO – Recurso de punição extrema adotado pelas empresas contra distribuidores que violaram gravemente as normas de conduta estabelecidas pela companhia.
CANDIDATO – Qualquer pessoa que já tenha sido incluída em uma lista de nomes ou convidada a fazer parte do negócio.
CD – Abreviatura de Centro de Distribuição. Local onde o Distribuidor pode comprar produtos da empresa, receber treinamento e ponto de encontro para reuniões.
COMISSÃO – Lucro pela venda do produto a clientes, no varejo ou no atacado.
COMPRESSÃO DINÂMICA – Recurso utilizado por alguns planos de compensação para aumentar os bônus dos distribuidores através da eliminação provisória das posições que não pontuaram naquele mês, o que ocasiona a subida do bônus na linha ascendente até o primeiro que pontuou.
CONTRATO – Termo de adesão onde o distribuidor informa seus dados cadastrais e adquire os direitos de representar produtos e serviços da empresa.
CONVENÇÃO – Evento regional, nacional ou internacional que reúne distribuidores em auditórios, hotéis, e centros de convenções, para reconhecimento, treinamento e encontro com executivos da empresa, liderenças e profissionais de Coach. Cada empresa possui uma periodicidade, sendo mais comum a Convenção anual e Semestral.
CROSSLINE – São os distribuidores de pessoas que não fazem parte da sua organização ou rede. Ou seja, não foram patrocinados por você e por seus descendentes. São distribuidores de outras linhas de patrocínio ou mesmo de seu patrocinador, que podem possuir estratégias e formas de trabalhar diferente das suas. Também conhecido como LINHA CRUZADA.
DISTRIBUIDOR INDEPENDENTE – Pessoa que firma contrato com uma empresa de vendas diretas e/ou Marketing de Rede para representar seus produtos
DOWNLINE – Linha descendente. Pessoas que foram patrocinadas por pessoas que você colocou no negócio.
DUPLICAÇÃO – Fenômeno observado em qualquer rede, quando o distribuidor mais novo se espelha nos seus atrocinadores para aprender como se faz o negócio. A duplicação é estimulada através do sistema padronizado de treinamento da empresa.
EDIFICAÇÃO – Promover as qualidades dos líderes para os seus descendentes e convidados a ingressarem no negócio. Assim, eles passam a ter mais credibilidade para trabalhar com o seu grupo.
ENGENHARIA DE REDE – Ato de desenvolver a estratégia de crescimento de rede junto com alguns líderes, observando os principais focos das organizações e onde terão que ser concentrados os próximos esforços.
ESTOQUE – Comprar produtos em quantidade para obter descontos, pontuação elevada para manter a qualificação ou apenas para oferecer um serviço de pronta entrega ao cliente final.
EXPOSIÇÃO DE NEGÓCIOS – Reunião semanal, com nomes específicos pra cada empresa.
EXTRATO – Documento emitido pela empresa detalhando as atividades da rede do distribuidor num dado período, contendo as vendas pessoais, vendas de grupo, título conquistado ou mantido, resumo financeiro, detalhe dos cálculos e cálculo dos bônus.
FECHAMENTO – Momento da negociação em que o distribuidor já eliminou todas as dúvidas do candidato e busca uma resposta objetiva para efetuar o patrocínio/venda.
FERRAMENTA – Qualquer material que sirva de apoio à venda ou patrocínio.CDs e DVDs, brochuras, reportagens de jornal, revistas , panfletos, buttons e manuais são apenas alguns exemplos e ferramentas disponíveis no mercado.
FRONTLOADING – Significa pressionar os distribuidores a comprar mais produtos do que eles têm capacidade de vender, ocasionando a formação de estoques, geralmente com a promessa de qualificação a um nível superior no plano de compensação da empresa. É ilegal. Para evitar o frontloading as empresas de ponta no multinível oferecem garantia de devolução dos produtos.
HISTOGRAMA – É a representação gráfica da distribuição dos grupos no sistema linear, em gráfico de barras verticais.
ÍNDICE DE DESISTÊNCIAS – Rotatividade de pessoas, também conhecido como Turnover.
KIT DE PATROCÍNIO – Pasta de negócios contendo todo o matéria necessário para o Distribuidor iniciar suas atividades numa empresa.
LATERALIDADE – Número de grupos ligados diretamente a um único distribuidor.
LÍDER – Pessoa que participa ativamente das vendas e do recrutamento de novos distribuidores em seu grupo e age como exemplo para todos.
LINHA ASCENDENTE – O patrocinador, o patrocinador do patrocinador, e todos os que estão acima na cadeia até chegar à empresa de Marketing de Rede.
LINHA DESCENDENTE – Todos os distribuidores que foram patrocinados a partir de uma determinada distribuição, incluindo seus respectivos grupos descendentes.
LISTA DE NOMES – Lista elaborada com os nomes e telefones de todos os conhecidos e possíveis clientes de um distribuidor.
LUCRO DE REVENDA – Ganho imediato que o distribuidor obtém ao comprar produtos da empresa pelo preço de atacado e revender pelo preço de varejo ao consumidor final.
MAPA DE PATROCÍNIO – Relatório que a empresa emite para mostrar o desenvolvimento do negócio, com a linha descendente de cada Distribuidor para que este possa controlar melhor o seu grupo e ganhos.
METAS – Objetivos intermediários estabelecidos para auxiliar no planejamento e na avaliação do desempenho de cada distribuidor, direcionando-o para a conquista de seu objetivo principal (sonho).
Às metas são projetadas em períodos de curto, médio e longo prazos, servindo como importantes marcos na sua trajetória.
MLM – Abreviatura de Multi-Level Marketing.
MMN – Abreviatura de Marketing Multinível.
MOSTRAR O PLANO – Apresentar a oportunidade de negócios para um ou mais candidatos. MOP é a sigla de Mostrar o Plano.
NÃO QUALIFICADO – Um distribuidor que conquistou um título de graduação e que não conseguiu se qualificar para mantê-lo.
NETWORK – Rede
NETWORK MARKETING – Rede de contatos do distribuidor. Sistema de contatos, indicações e relacionamento para se fazer negócios.
NÍVEL – Estágio de qualificação em que o distribuidor se encontra, para efeito de remuneração e reconhecimento.
NM – Abreviatura de Network Marketing (Marketing de rede).
ORGANIZAÇÃO – Rede
OVERRIDES – Bônus pagos a graduados baseado nas atividades de suas gerações de graduados na rede. De acordo com o título do graduado, há diferentes níveis de profundidades para o pagamento de overrides. Também chamados de royalties.
OVERPRICE – Aumento sobre o preço real do Kit de patrocínio da empresa para comissionar o patrocinador. Em alguns países é proibido o comissionamento sobre Kits de patrocínio.
PADRÃO – Conjunto de materiais e estratégias formatadas que visam ao máximo à duplicação do trabalho pelos membros da rede.
PATROCINADOR – É um distribuidor que convida uma pessoa que também se torna distribuidor na empresa. Isso não quer dizer que o Patrocinador é quem paga a adesão do novo Distribuidor e sim quem cadastra um novo patrocinado diretamente.
PERNA – Grupo composto por um distribuidor patrocinado diretamente e todo os seus descendentes.
PIN – Distintivo de lapela utilizado para caracterizar o nível em que se encontra o distribuidor..
PLANO DE COMPENSAÇÃO – É a fórmula matemática elaborada pela empresa para remunerar seus distribuidores. O mesmo que Plano de Bonificação.
PLANO HIBRIDO – Sistema de Ganhos financeiros que oferece o Plano binário (a rede possui apenas duas laterais) e o plano unilevel (a rede não possui limite de pessoas e é montada por níveis ou linhas) num mesmo plano de compensação.
PONTO – Unidade de conversão utilizada para adaptar o mesmo plano de compensação para países com moeda e economia diferentes. O ponto também é utilizado para unificar planos compostos por várias classes de produtos, com diferentes margens de repasse para a rede. É a moeda interna da empresa.
PRÉ-MARKETING – Período em que se vende produtos e /ou patrocina distribuidores em uma companhia que ainda não iniciou oficialmente suas atividades no mercado. O pré-marketing pode ser estimulado pela própria empresa ou por lideranças em abrir vantagem frente à concorrência, mas não é vista com bons olhos por representar maiores riscos e gerar expectativas que nem sempre são cumpridas.
PROFUNDIDADE – É a distância – medida em função do número de intermediários – que separa o distribuidor de um descendente. Quanto maior for o número de distribuidores ativos dispostos em profundidade, maior será a segurança de sua organização. Em outras palavras, o número de níveis na sua rede.
PROSPECTO – Candidato.
QUALIFICAÇÃO – Nível alcançado pelo distribuidor, após serem aplicadas todas as regras e cálculos determinados pelo plano de compensação da empresa. Que determina o percentual de ganhos e os descontos que o distribuidor deverá receber.
RAMIFICAÇÃO – Perna.
RATEIO – É a divisão do bônus ou prêmios pagos pela empresa, entre os distribuidores.
RECONHECIMENTO – Promover os distribuidores que alcançaram novos níveis dentro do plano de marketing da empresa. O reconhecimento pode se dar em eventos, com apresentação publica dos resultados ou mesmo na publicação interna da companhia.
RECRUTAMENTO – Ato de inscrever um novo distribuidor na companhia.
RECUPERAÇÃO – É a promoção oferecida por algumas empresas para que o distribuidor possa voltar à sua posição anterior depois de ter sofrido rebaixamento.
REDE – Grupo de pessoas patrocinadas a partir de uma distribuição, incluindo esta.
REMANEJAMENTO – Refere-se ao deslocamento de um determinado distribuidor em uma determinada Genealogia/ Rede, em relação ao seu patrocinador. O remanejamento interno ocorre quando o distribuidor altera sua posição, mas permanece na mesma rede. As empresas adotam critérios diversos para permitir o remanejamento do distribuidor na rede. Podem ser baseados no tempo de não renovação do contrato, ou no tempo sem comprar produtos na empresa, etc.
REUNIÃO ABERTA – Reunião semanal.
REUNIÃO FECHADA – O distribuidor convida um ascendente para apresentar a oportunidade de negócios em sua casa. O tamanho desta reunião depende exclusivamente do espaço disponível e do número de candidatos confirmados.
SATURAÇÃO – Situação hipotética onde o mercado da empresa de MMN se esgotaria, não havendo mais para quem vender o produto. É praticamente impossível de acontecer, sendo mais um argumento depreciativo de distribuidores contra empresas concorrentes.
SEMINÁRIO – Evento mensal ou bimestral realizado pela empresa para treinamento e motivação dos grupos de negócio. Nele os distribuidores são reconhecidos nos níveis que alcançaram durante o período anterior.
VOLUME – É a pontuação. Valor usado para calcular os bônus e comissões baseado no preço dos itens vendidos.