Você é resiliente? Saiba como lidar e superar obstáculos

O termo RESILIÊNCIA pode parecer estranho para muitos por não fazer parte do nosso vocabulário do dia a dia.
É um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de condições adversas – choque, estresse, etc. – sem entrar em surto psicológico.
É semelhante a uma matéria que exposta à situação de pressão é capaz de se recompor. Um bom exemplo é o elástico, você pode esticar, mas depois ao soltar ele volta a ser o que era e pode ser esticado novamente. Outro exemplo é a mola que depois de ser esticada volta ao seu estado normal.
Até pouco tempo atrás o quociente de inteligência – QI era considerado o indicador mais importante para se ter sucesso profissional, logo depois surgiu o quociente emocional – QE, sobre a capacidade de se relacionar e agora o quociente de adversidade – QA = Resiliência.
Criado pelo economista americano Paul Stoltz, é o mais importante de todos os quocientes e pode ter mais valor do que a capacitação ou o talento para alcançar o sucesso. Ele entrevistou mais de 100 mil pessoas com o objetivo de descobrir porque algumas obtinham sucesso na vida e outras não o conseguiam.
Transportando esse conceito ao nosso negócio de Marketing de Rede vemos que o seu sucesso ocorre na mesma proporção do seu quociente de adversidades – QA que indica como você enfrenta os desafios, as derrotas, as crises, etc. Temos que entender que apesar das adversidades, das lutas que sofremos ao longo da vida, somos capazes de resistir, de vencer: resiliência é a invencibilidade.
As pessoas que tem um maior nível de QA não culpam os outros pelos problemas que surgem, assumem as responsabilidades pelas suas decisões, não vêem as dificuldades como obstáculos e reconhecem que as adversidades acontecem em decorrência das circunstâncias e não tem caráter pessoal.
Para chegar ao topo no seu negócio você precisa ser resiliente. Muitas pessoas com maior capacitação, potencial financeiro e inteligência não chegam ao topo, desistem, mas muitos que trabalham até chegarem lá são perseverantes, apesar dos inúmeros obstáculos na sua caminhada.
Você trabalhou vários anos em parceria com sua empresa de Marketing de Rede, fez centenas de reuniões, motivou, liderou, chegou ao sucesso total e por circunstâncias do mercado, má administração ou má fé sua empresa encerra as operações ou deixa o país e você, volta para o zero, vira pó.
Mas você é resiliente e então, reinicia seu negócio em parceria com outra empresa e o fato se repete mais de uma vez , você não desiste, persevera e vence novamente com outra empresa.
Você fez o trabalho de pré-marketing de uma empresa durante um ano ou mais, investindo dinheiro e tempo e a empresa não conseguiu entrar no mercado. Mais uma adversidade, mas você é persistente e parte para outra parceria.
Você perde distribuidores e líderes do seu negócio para outras empresas, então patrocina novas pessoas, cria novos líderes, seu QA é alto e você supera todos esses problemas. Seu negócio depende somente de você.
Algumas pessoas da sua rede não aceitam sua liderança, mas você tem paciência, dá o exemplo, ele fala mais alto do que as palavras e você e sua liderança se impõe ao grupo.
Se há discussões e mágoas entre pessoas da mesma rede ou crossline essas desavenças precisam ser superadas imediatamente para um crescimento harmonioso. É preciso deixar a emoção de lado e seguir em frente com a razão.
Sua empresa perde diversos produtos ou serviços devido a uma legislação restritiva, mas você continua com os que restaram se compromete com a rede e a produção continua porque você é resiliente.
Os problemas e adversidades vão aparecer e todos nós podemos sofrer fracassos e insucessos. Isso faz parte da vida. Não fomos culpados, mas podemos melhorar. Não pergunte POR QUÊ? Mas PARA QUE? Veja o lado bom das derrotas. Talvez uma porta se feche, mas outra melhor se abre.
Temos que estar atentos às mudanças tecnológicas, à internet, à melhoria e globalização dos planos de compensação, dos novos planos, novos produtos, etc. Estar de mente aberta às evoluções, aprender e aceitá-las e não criticá-las.
“Quando sopram os ventos da mudança alguns constroem abrigos e se sentem seguros, outros constroem moinhos e ficam ricos.” Claus Moller
Não importa os insucessos que você já tenha sofrido na sua jornada em direção ao topo, você nunca será um perdedor se mantiver a sua atitude e disposição de aprender com o erro e tentar de novo. Mantenha vivo o seu sonho. Tenha em mente que os frutos que você vai colher com o Marketing de Rede compensam em muito as adversidades que pode ter. Pergunte a si mesmo: Qual é o meu QA – Quociente de Adversidade?
Eu sou resiliente?
Sucesso a todos e nos encontramos no topo.
Wanderley Lourenço
Economista, ex-empresário de consultoria econômica, ex-Diamante da Nature’s Sunshine, atualmente empresário de Marketing de Rede.
www.wanderleylourenco.com.br
E-mail: [email protected]