Cada setor tem seu sistema tradicional e, quando se trata de ser rápido, a maneira de fazer isso no marketing de rede é por meio de ligações telefônicas de acompanhamento. 

As tradições podem ser uma forma eficaz de fortalecer a cultura de uma equipe, desenvolver práticas consistentes e fornecer uma estrutura que permite a cada profissional de marketing prosperar no mundo dos negócios. 

Nesse mesmo sentido, ter um arcabouço sobre o que “deve ser feito” pode nos levar a evitar a inatividade e a procrastinação, para que possamos avançar nosso negócio ao longo do tempo.

Mas, as tradições também podem ser uma faca de dois gumes em nossos processos. 

Existem coisas e práticas do passado que podem impedi-lo de mudar para soluções e maneiras mais inovadoras de fazer seus negócios. 

Muitas equipes de marketing eficazes sabem como encontrar um equilíbrio entre a convenção e o pensamento fora da idealização (pensar fora da caixa e por hábito). 

Às vezes, estar à frente do jogo significa quebrar algumas regras e arriscar fazer coisas completamente novas.

A empresa Legacy Republic experimentou essa lição em primeira mão há alguns anos no Dia das Mães. 

A missão desta empresa é ajudar as pessoas a preservar e compartilhar seus legados familiares digitalizando vídeos pessoais e álbuns de fotos. 

Isso é feito por meio de distribuidores sociais, chamados de “Criadores Legados”, que procuram envolver o cliente, educando-o sobre a importância de digitalizar as memórias de sua família.

O Dia das Mães em 2015 parecia que seria um dia típico para comemorar em família; Mas o Legacy decidiu ir contra a tradição e fazer desse dia um dia que agregasse valor às festividades. 

A linha do tempo quebrada foi o Dia das Mães, mas o novo avanço que o Legado introduziu foi a “Semana das Mães”, que acabou proporcionando mais conveniência aos distribuidores, anfitriões e convidados; Com isso, foi desenvolvido um sistema de imersão em profundidade para que os clientes possam conhecer a fundo a empresa.

Esta empresa mudou a forma de fazer as coisas e experimentou ativamente novas formas de marketing, descobrindo o quão importante é, entre outras coisas, planejar estratégias de longo prazo para garantir que o marketing possa ter sucesso ao usar estratégias que são encontradas.

No mundo em rápida mudança de hoje, a estagnação pode ser o beijo da morte para qualquer empresa. Qualquer empresa, independentemente do porte ou setor, deve ser sempre ágil e relevante para ter sucesso.

Da mesma forma, esta é uma grande lição que os distribuidores independentes de empresas de marketing de rede podem aprender, assim como as próprias empresas. 

Com soluções e práticas inovadoras você pode quebrar o tédio que é gerado quando você se deixa guiar pela inércia e desenvolver novas estratégias para alcançar novos clientes e prospects. 

Você está pronto para fazer essa mudança em sua rede de negócios?

Vamos dar uma olhada nas cinco etapas que as empresas (e os próprios distribuidores da empresa de marketing de rede) podem realizar para brilhar no mercado.

1) Tradição desafiadora

A tradição conceitual pode ser o fator que atrai consultores para trabalhar em uma determinada empresa.

Mas a “cola da tradição” também pode causar a estagnação dos consultores. Se eles se apegarem demais à tradição, podem ser menos sensíveis às sugestões do ambiente que fornecem mudanças nas tendências e, basicamente, estariam perdendo uma nova oportunidade. 

As empresas de marketing de rede devem ser capazes de manter seu limite de marketing o mais alto e constante possível, mas nunca devem se esquecer de que todas as empresas têm limitações.

Portanto, os gerentes devem cultivar uma cultura de inovação. Deixe que os seus consultores experimentem, se adaptem e coloquem o seu toque pessoal na forma de marketing.

Quando as empresas de marketing de rede dão margem de manobra a seus consultores, o processo de marketing se torna muito mais autêntico, uma vez que os consultores são fiéis a si próprios e, em vez de seguir esquemas, priorizam suas oportunidades e impulsionam seus negócios.

Portanto, os CEOs e as empresas que projetam modelos de marketing para marketing multinível não devem ter medo de deixar de ser um pouco anticonvencionais em sua abordagem de marketing, já que as estratégias mais eficazes costumam ser fiéis à cultura da marca e da empresa. 

O que eles devem fazer agora é gerar novas experiências para seus clientes e consultores e assim poderem ver mudanças nos níveis de comercialização. Nesse mesmo sentido,

2) Fácil de aderir

Os consultores podem fazer seu trabalho melhor quando não estão atolados em burocracia e minúcias. 

O foco das empresas de venda direta, portanto, deve ser promover bons relacionamentos e, em última instância, estes devem ser direcionados literalmente aos clientes. 

É mais fácil para as empresas os consultores fazerem seu trabalho e isso pode exigir uma participação ativa no suporte criativo que estão oferecendo aos consultores.

Por exemplo, se uma empresa de marketing de rede projetou e distribuiu kits com temas especiais para o Dia das Mães. 

Cada “comemoração na caixa” inclui um guia passo a passo para o funcionamento de uma comemoração de sucesso e promove conteúdo de marca que incentiva a interatividade e a diversão, podendo ser utilizado por meio de cartas de jogo com perguntas sobre momentos memoráveis ​​que facilitam a interação familiar. 

Quando datas especiais são aproveitadas ou criadas e os produtos recebem um selo distinto, diferente de todas as estações, esta pode ser definitivamente uma estratégia vencedora que os clientes irão lembrar com nitidez e, portanto, influenciar o processo de lembrança da marca.

Cada elemento deles poderia reduzir a taxa de desgaste dos consultores da empresa, uma vez que agora eles têm mais alternativas para levar seus negócios adiante.

O que constitui suporte de marketing pode variar de outros modelos de negócios, mas a lição sempre será se envolver com clientes e consultores de uma forma significativa , antes e depois do lançamento de um novo produto e serviço, e permitir que essas abordagens sejam tão frescas e naturais que possível.

3) Motivação por meio de recompensas tangíveis e reconhecimento público

Há uma arte e uma ciência para motivar consultores e outras equipes, seja na indústria de Marketing de Rede ou em outro lugar. 

A pesquisa da American Psychological Association mostra que o reconhecimento público e as recompensas são essenciais para garantir a equipe em seu lugar e mantê-la motivada pelo trabalho produtivo, ainda a maioria das pessoas, especialmente a nova geração do milênio, “trabalha com um propósito, não por um pagamento especial”, segundo o redator da revista Forbes, Karl Moore .

Pode surpreender a muitos que o dinheiro nem sempre é a melhor forma de motivar uma equipe. 

Nesse sentido, as empresas de venda direta podem ir além dos prêmios monetários e conceber novas formas de incentivar os distribuidores a se aproximarem de seus clientes ou aumentar a motivação de todos os participantes da rede.

As empresas podem aumentar a motivação e o comprometimento de suas equipes de trabalho, quebrando a tradição e encontrando novas formas interessantes de remuneração. 

As empresas que usam os programas de incentivo relataram uma taxa de sucesso de até 79 por cento em alcançar seus objetivos quando os funcionários são recompensados ​​corretamente, de acordo com Balckhwack da empresa Solutions.

Um estudo da Bersin & Associates descobriu que as organizações onde ocorre o reconhecimento público geram até 14 por cento mais engajamento, produtividade e atendimento ao cliente atencioso do que aquelas sem qualquer reconhecimento. 

Aprendemos que os prêmios são mais cobiçados por sua visibilidade e isso pode ser usado pelas empresas como um mecanismo legal para expandir seus negócios.

Portanto, ao invés de incentivos financeiros, as empresas poderiam pensar em um reconhecimento especial para os melhores distribuidores, aqueles que são mais ativos e que têm demonstrado inovação na venda de seus produtos e em seus modelos de marketing. 

Uma maneira de fazer isso é estudar a movimentação dos pontos de consumo nos níveis de filiação e estabelecer prêmios que são concedidos com certa periodicidade para todos aqueles que atendem aos critérios.

4) Faça uma experiência social

Na era digital de hoje, é imperativo que as empresas incorporem a mídia social em sua estratégia de marketing de longo prazo. Especialmente para aquelas empresas cuja fonte de receita é realizada sem um estabelecimento fixo de comércio.

As empresas de marketing de rede e seus distribuidores precisam pensar sobre como podem tirar proveito das mídias sociais em cada etapa do processo de marketing para promover uma experiência completa; eles também devem pensar criativamente sobre como usar os canais de mídia social para expandir as conversas e os processos de negociação que ocorrem offline.

Tomando novamente a empresa Legacy como exemplo. Esta empresa realizou um concurso no Facebook em que as inscrições de fotos puderam ser compartilhadas para iniciar conversas com consultores e outros clientes por meio das mídias sociais ao longo de uma semana.

A empresa também incentivou os consultores a compartilhar memórias de seus próprios eventos de comemoração por meio das mídias sociais. 

Isso ampliou o escopo dos eventos e permitiu a criação de uma comunidade virtual de milhares de espectadores, pois entre outras coisas, fez com que as mães se sentissem em casa por meio das frases e dos conteúdos digitais gerados.

Portanto, as empresas de marketing de rede devem se certificar de fornecer uma hashtag específica para seus participantes para que eles possam direcionar o tráfego de uma forma fácil de controlar e da mesma forma que devem criar experiências online que tanto os distribuidores quanto os clientes possam compartilhar.

E lembre-se . Essas experiências devem ser significativas e podem ser utilizadas na realização de eventos especiais ou quando a empresa deseja enviar uma mensagem importante sobre mudanças e atualizações na linha de produtos, tecnologia ou planos de remuneração.

5) tornar oficial

Os comunicados de imprensa são tradicionalmente reservados para grandes corporações. Mas não há outro meio em que as empresas possam compartilhar todas as suas notícias com a mesma facilidade que as redes sociais. 

E-mails, assim como outros conteúdos como blogs, twitter, etc., podem ser uma ótima maneira de conectar seus consultores e informá-los sobre as mudanças que sua empresa está passando ou sobre os novos produtos e experiências que você espera promover no mercado.

Qualquer tipo de elogio feito nas redes sociais pode tornar os esforços e serviços das pessoas mais oficiais como forma de reconhecimento. 

Isso é especialmente importante para uma força de marketing como a nossa, onde cada consultor funciona como um empresário. 

Nesse sentido, também o fato de reconhecer os distribuidores mais comprometidos através das redes sociais oficiais da empresa pode funcionar com sucesso como um incentivo que os faz se sentir mais comprometidos e incentivados com o trabalho que estão realizando.

Comunicados à imprensa e reconhecimento por meio das mídias sociais podem ser uma forma muito eficaz de manter todos em sua equipe informados e também uma boa maneira de fazer com que cada participante sinta que é um membro querido da comunidade. 

Além disso, postagens de blog ou uma história podem ser uma maneira poderosa de transmitir lições sobre negociação e outros tópicos relevantes. 

Nesse sentido, o aproveitamento dessas mídias de novas formas pode romper com os esquemas tradicionais de negócios e fazer com que as empresas obtenham maior reconhecimento e aprimorem suas estratégias de comunicação.

Não tem orçamento para publicidade? Ele trabalha como escritor interno. Existem muitos recursos online para guiá-lo neste processo. 

Os distribuidores também podem tirar proveito das mídias sociais, criando anúncios e depoimentos inovadores que ficam na mente de seu público.

Existem inúmeros livros e escritos que explicam como comercializar, isso não é segredo para ninguém. 

O mais eficaz é que essas estratégias podem variar de um consultor para outro, utilizando de forma única as ferramentas que as empresas fornecem para criar suas próprias estratégias de marketing.

Em vez de seguir as tradições, quebre as regras. Inspire sua equipe de marketing a ser criativa e independente para que eles possam se divertir e obter melhores resultados em longo prazo.

As empresas que optam pelas estratégias mais inovadoras têm a capacidade de gerar um maior impacto nos seus clientes, mais reconhecimento da marca e consequentemente mais compras ao longo do tempo.

Quais estratégias criativas você usou para impulsionar a atividade, o envolvimento e a comercialização? 

Sua equipe e sua empresa estão dispostas a buscar estratégias inovadoras no processo de entrada no mercado ou continuam fazendo as coisas da maneira antiga?