20 curiosidades sobre a compra da Avon pela Natura

Embora a Natura tenha divulgado que comprou a Avon Products e a Avon tenha divulgado que na verdade a venda não foi concretizada, mas que as negociações estão muito avançadas, a quase inevitável que a fusão aconteça.

Sediada em São Paulo, a Natura, disse em um comunicado que as duas partes estão negociando os detalhes finais do acordo, mas advertiu que esse acordo pode não ser alcançado. 

A Reuters informou na semana passada que a Natura estava perto de concluir o acordo para comprar a Avon, que tem uma capitalização de mercado de US $ 1,42 bilhão, conforme dados do Refinitiv.

Citando pessoas familiarizadas com o assunto, o Financial Times informou na quarta-feira que a Natura vai comprar a Avon em um acordo de ações que valoriza o grupo norte-americano em mais de US $ 2 bilhões.

A Natura acabará tendo cerca de 76% do grupo combinado, enquanto o restante será de propriedade dos acionistas da Avon, disse o FT.

O  Wall Street Journal informou que os conselhos das empresas aprovaram o acordo.

As ações da Avon subiram quase 22% no pré-mercado de ações em Nova York na quarta-feira.

Tão logo a compra seja realmente efetivada, a Natura passa a ser a maior empresa de Venda Direta do mundo, colocando a Amway como a segunda maior empresa (mas a maior de MMN do mundo).

A troca de ações, cria a Natura & Co, avaliada em 11 bilhões de dólares e a empresa passa a atuar em 100 países.

No segmento de beleza, a Natura & Co, passa a ser a quarta maior do mundo. No Brasil, assume a liderança com 16,6% de participação no segmento de higiene e beleza.

Desde quando a especulação sobre esta transação começou, a Natura obteve uma valorização de 36,7% e a Avon de 25,5%.

A transação não inclui as operações da Avon, nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, vendidas em Abril para a LG Household & Health como publicado em primeira mão aqui no portal.

Para viabilizar o negócio, a Natura levantou uma linha de crédito junto ao Banco Itaú, Bradesco e Citibank.

Para o negócio definitivo ser fechado, a gestora Cerberus, que reúne 16,4% do capital da Avon, se comprometeu a aprovar a transação e venderá suas ações, emitidas na capitalização feita em 2015, por U$$ 530 milhões.

 20 CURIOSIDADES

  1. A Avon tem três séculos de existência, sendo fundada em 1886 como The California Perfume Company por David H. McConnell, um vendedor de livro que distribuía amostras grátis de perfumes junto com os seus produtos. No fim das contas, McConnell percebeu que suas amostras faziam mais sucesso que os livros e abandonou o setor editorial para fundar a empresa, apostando desde cedo no poder da venda direta.

2. Luiz Seabra, fundador da Natura, atendia pessoalmente os clientes que passavam pela primeira loja da empresa. Localizada na Rua Oscar Freire, a loja nasceu em 1970, mas não ficou muito tempo aberta. Em 1974, apostando na força das relações pessoais, a loja é fechada e a empresa passa a atuar no ramo da venda direta, que viraria uma de suas marcas registradas.

3. McConnell acreditava que o modelo era uma oportunidade para as mulheres em uma época que apenas 20% delas trabalhavam fora de casa . E isso tudo antes mesmo de terem o direito de votar.

4. Mulheres sempre foram a força do negócio das empresas. Tanto Natura como Avon contam com um elevado número de mulheres entre suas consultoras e cargos de gestão. Com a união das empresas, serão mais de 6,3 milhões de consultoras em todo o mundo.

5. A Avon possui o programa stand4her, com o objetivo melhorar a vida financeira e a saúde de 100 milhões de mulheres todos os anos.

7. Em 1992 foi a vez da Natura focar em uma forte expansão na América Latina, iniciando operações na Argentina no Peru.

8. O público masculino também foi beneficiado com as inovações da empresa. Em 1979, a Natura lançou a linha SR N, com os primeiros produtos dedicados ao homem no mercado nacional.

10. As companhias já são conhecidas dos investidores da Bolsa de longa data. Em 1946 a Avon abriu o seu capital e desde 1946 é uma das empresas listadas na NYSE, a bolsa de valores de Nova York.

11. Já a Natura, abriu seu capital há 15 anos atrás, na antiga Bovespa e foi considerada um marco no mercado de capitais brasileiro, abrindo caminho para mais de uma centena de ofertas públicas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês).

12.  Fundada como Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, a Natura logo adotou o nome que conhecemos hoje para refletir os compostos vegetais que sempre fizeram parte da sua fórmula. Hoje, a empresa é reconhecida pelo seu compromisso com a preservação ambiental.

14. A estratégia de venda direta foi a chave de sucesso da Natura, mas a estratégia de expansão da empresa parece ter mudado. Desde 2016 a empresa tem investido na inauguração de unidades físicas em todo o país. Além disso, a companhia também conta com outras seis lojas no exterior.

15. A Natura é dona das marcas e operações da The Body Shop e da autraliana Aesop.

16. A seis anos a Natura estuda o segmento de Marketing Multinível, mas acabou não entrando neste segmento, mesmo quando já estava tudo pronto para entrar. O filho do Luiz Seabra, fundador da empresa, investiu mais de 10 milhões de Reais numa empresa de MMN de treinamento que acabou não decolando.

17. A empresa irá manter a marca Avon em seu foco mais popular, e a marca Natura, para um público alvo acima.

18. Acredita-se que tão logo, a Natura & Co se consolide, irá voltar a comprar empresas de vendas diretas e de MMN.

19. Com essa transação, a Natura não terá mais tanta dependência do Brasil, pois sua globalização, trará faturamento (somado) superior de outros 99 países.

20. Com a posição alcançada, a Natura coloca o Brasil no centro dos holofotes na Venda Direta.