Quem é seu verdadeiro cliente? O foco no cliente continuará a remodelar a indústria de venda direta em 2021.

As principais empresas concordam que é importante dedicar recursos significativos para educar seus representantes sobre como construir relacionamentos à prova do futuro com os usuários finais de suas marcas para aquisição e retenção de longo prazo. Dessa forma, as empresas apoiam os distribuidores como empresários independentes e reforçam a fidelidade de seus compradores.

A PromoRepublic, uma solução de marketing de mídia social adequada para a indústria de vendas diretas, convidou vários especialistas e executivos em vendas diretas para se reunirem em torno da mesa para discutir suas opiniões sobre o foco no cliente e táticas comprovada e planos para novas abordagens de marketing em suas empresas.

O evento organizado pelo CEO e cofundador da PromoRepublicMax Pecherskyi, reuniu líderes de marketing da Amway, dōTERRA, ASEA e Reliv, juntamente com John Fleming

Fleming é líder da indústria de vendas diretas, fundador e CEO do Ideas & Design Group e ex-editor / editor-chefe da DSN e ex-executivo da Avon.

A seguir estão as principais idéias e conclusões tiradas desta importante reunião:

O racional

“O que estamos fazendo agora na Amway é uma transição. Estamos ampliando e intensificando nossas opções de investimento entre distribuidor e cliente ”, revela Imran Zaman , diretor de marketing e digital da Amway Europa.

Fala-se muito sobre o foco no cliente. Mas já se passou muito tempo desde que uma equipe de profissionais de marketing experientes concordou que a abordagem do marketing de rede está a um passo de retornar ao lado do cliente.

Os executivos expressaram uma posição forte que deve convencer outros profissionais da indústria a aceitar que não há como vender novamente sem saber sobre as lacunas de experiência do cliente.

A motivação

As tecnologias acessíveis fortaleceram o comportamento do consumidor e forçaram as marcas a fazerem uma escolha. Onde eles devem se concentrar: nos distribuidores ou nos clientes?

Eles afirmaram que jogar na equipe do cliente significa:

  • Conheça os valores e dores dos clientes
  • Ser humano, autêntico
  • Capacite representantes de marca para alcançar compradores
  • Construa relacionamentos humanos de longo prazo.

Mas um equilíbrio ainda é necessário. Marcas de sucesso estão desenvolvendo estratégias para reter seus associados “clientes” e aqueles que compram apenas o produto final.

Por exemplo, Reliv automatizou a criação de sites de parceiros pessoais, personalizando-os e expandindo sua funcionalidade.

“Se pudermos tornar as coisas tão fáceis quanto apertar um botão, isso irá percorrer um longo caminho para os distribuidores na aquisição de clientes”, disse Erin Koch , diretora de marketing da Reliv International.

Os principais motivadores

Tudo o que impulsiona a evolução do foco no cliente vem de alguma forma da expansão da tecnologia. Inovações como computação em nuvem, inteligência artificial, pagamentos online, automação de fluxo de trabalho, acessibilidade de dados e mídia social mudaram drasticamente a forma como as pessoas desejam que as marcas as alcancem.

A pandemia forçou as pessoas a ficarem em casa, ao mesmo tempo em que forçou as empresas a deixar os clientes que antes estavam offline à vontade. O modelo offline de relacionamento pessoal mudou para as redes sociais, atingindo um público muito mais amplo por meio da venda social.

As grandes tendências para 2021

Cada um dos participantes desta reunião nos levou aos bastidores do marketing de suas marcas e revelou algumas práticas eficazes que estão funcionando bem para suas organizações. Todas essas iniciativas são baseadas nas últimas tendências da indústria que os palestrantes seguiram.

  • Educação dedicada: ASEA, Reliv e dōTERRA desenvolvem programas de certificação para ensinar seus distribuidores como contar histórias de marcas e envolver os clientes.
  • Ferramentas de automação para distribuidores: “Temos uma ferramenta para automatizar nossa presença na mídia social que elimina tarefas administrativas para nossos distribuidores independentes e ajuda a estabelecer e fortalecer seus relacionamentos com contatos”, explica John Dye, Diretor Sênior de Marketing da dōTERRA – América do Norte.
  • Migração do marketing offline para o online: a maioria dos distribuidores aprendeu como desenvolver seus negócios offline e agora está explorando novos territórios. Profissionais de marketing mais jovens e experientes em tecnologia estão começando suas carreiras em vendas diretas, forçando a geração mais velha a acompanhar os novos avanços tecnológicos.
  • Relações mais fortes entre distribuidores e clientes: Construir uma comunidade e seguidores sociais em torno da marca é de vital importância. “Independentemente disso, precisamos pensar nas pessoas, não na tecnologia”, diz Robb Bruce, diretor de comunicações de marketing da ASEA Global.

Conclusões do evento: 5 dicas para o sucesso em 2021 nas empresas de venda direta

“As empresas tendem a se concentrar no distribuidor porque não têm os recursos certos. Hoje temos informações suficientes sobre o usuário final, graças aos especialistas em marketing digital que desempenham um papel vital na coleta de dados ”, explica John Fleming.

Aproveitando os dados, as empresas centradas no cliente podem implementar produtos vencedores que interrompem os negócios tradicionais e beneficiam os consumidores. Eles incorporam um modelo de negócios de venda direta do século 21 que atende às expectativas dos clientes, requisitos regulatórios e metas de sustentabilidade das empresas.

5 pontos estratégicos longe da discussão dos profissionais de marketing:

  • Construa uma marca e não um rótulo
  • Simplifique a comunicação da marca e conte uma história.
  • Faça do dealer um herói para o usuário final.
  • Encontre a lacuna na experiência do cliente e preencha-a.
  • Aproveite ao máximo a tecnologia e as mídias sociais.