Ser rico é o sonho de muitas pessoas, e enquanto no passado esse sonho era reservado a poucos, elas nasceram em um “berço de ouro” e tinham todo o establishment político a seu favor (era feudal) ou quem tinha o meios de produção e capital (capitalismo contemporâneo), hoje este sonho é uma realidade ao alcance de muito mais gente.

Certamente não podemos nos enganar e ser ingênuos sobre isso, acreditando que todos se tornarão milionários.

As evidências mostram-nos constante e obstinadamente que se trata de uma utopia e que, com muito esforço, hoje os sistemas político e estatal mal conseguem garantir um bem-estar básico à maioria dos seus cidadãos.

No entanto, hoje as regras do jogo na sociedade capitalista mudaram e, embora nem todos possam se tornar milionários, a realidade é que qualquer um, literalmente qualquer um, pode fazer isso.

Hoje, ao contrário de épocas passadas em que “a origem”, “a posse de capital e / ou meios de produção” determinava se uma pessoa era rica ou não, a criatividade, democratizou a comunicação na internet e os processos a ela ligados.

A inovação, assim como estratégias de negócios assertivas, torna a geração de riqueza muito mais fácil e acessível a muito mais pessoas do que no passado.

Na nota a seguir, extraída do Guia de Investimentos de Robert Kiyosaki, podemos ver seis razões fundamentais pelas quais, na era moderna, qualquer pessoa pode chegar ao topo dos milionários e quais são os fatores que estão determinando esses processos.

Vamos ver:

Depois de definir sua meta de se tornar um milionário, comece a encontrar os motivos pelos quais você pode se tornar um bilionário.

Hoje isso é muito mais fácil do que nunca. Estas são algumas das razões:

1- A Internet está criando mais negócios para além da Internet: Da mesma forma que Henry Ford criou mais negócios com a produção em massa de automóveis, a Internet massificará esse efeito. A Internet abriu a possibilidade de que seis bilhões de pessoas se tornassem Henry Ford ou Bill Gates.

2- No passado, os ricos e poderosos controlavam a mídia: Com as mudanças tecnológicas que ainda ocorrerão, a internet é quase como se cada um de nós tivesse o poder de possuir suas próprias estações de rádio e televisão.

3- Novas invenções geram novas invenções: uma explosão de novas tecnologias tornará outras áreas de nossa vida melhores. Cada nova mudança tecnológica permitirá que mais pessoas desenvolvam produtos inovadores.

4- À medida que mais pessoas se tornam mais prósperas, elas vão querer investir mais e mais dinheiro em novos negócios que abram, não só para ajudar novos negócios, mas também para compartilhar os lucros: Hoje é difícil para a maioria das pessoas entender o realidade que existem literalmente dezenas de bilhões de dólares em busca de empresas inovadoras para investir a cada ano.

5- Você não precisa ter alta tecnologia para ter um novo produto: a Starbucks enriqueceu muita gente com apenas uma xícara de café, e o McDonald’s se tornou o principal proprietário de imóveis com apenas um hambúrguer e batatas fritas.

6- A palavra-chave é “Efêmero”. Na minha opinião, essa palavra é uma das mais importantes para quem quer ficar rico ou super-rico: o dicionário Webster define a palavra como “aquilo que dura apenas um dia ou que dura pouco tempo”.

Sobre Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki é empresário, investidor, palestrante motivacional, autor e também ativista de educação financeira.

Ele é muito popular por sua série de livros “Pai Rico, Pai Pobre”.

Kiyosaki é um nipo-americano nascido em Hilo, Havaí.

Ele foi para a Academia da Marinha Mercante dos Estados Unidos logo após se formar na Hilo High School.

Ele se formou na academia como oficial de convés em 1969 e foi homenageado com a Medalha Aérea quando serviu na Guerra do Vietnã como piloto de artilharia.

Em 1975, Kiyosaki deixou o Corpo de Fuzileiros Navais e trabalhou como vendedor de máquinas Xerox.

Três anos depois, ele fundou sua própria empresa que vendia carteiras de velcro para surfistas.

A empresa teve um bom desempenho por algum tempo, mas infelizmente foi à falência.

No início dos anos 1980, Kiyosaki tentou sua mão em uma empresa que imprimia camisetas para bandas de heavy metal.

Ele vendeu seu negócio em 1985. Quase uma década depois, após lutar para ter sucesso, Kiyosaki decidiu se aposentar aos 47 anos. Cashflow Technologies.

Esta empresa incorpora e opera duas de suas marcas mais importantes e mundialmente famosas, Rich Dad e Cashflow.