O seguinte trecho é do livro ‘Doing Network Marketing Like a Pro’ de Brian Hilliard e Ivan Misner.

Networking envolve interagir com outras pessoas, então o que a maioria dos empreendedores acredita que é necessário para fazer networking com sucesso? 

Coletamos quase 3.400 respostas de pesquisas de empregadores em todo o mundo, representando ambos os sexos (57% homens, 43% mulheres) e idades abrangendo toda a carreira de uma pessoa. 

Seis por cento dos entrevistados tinham menos de 30 anos, enquanto dois por cento tinham mais de 70 anos. A maioria dos entrevistados (78 por cento) tinha entre 30 e 59 anos. 

Demos a eles uma lista de cerca de 20 recursos diferentes nas redes e pedimos que escolhessem os melhores. 

Comportamentos que eles gostariam de ver em um grande Networker. A partir dessas respostas, identificamos as sete principais características que as pessoas acreditam ser um ótimo networker.

Aqui estão essas sete características em ordem de importância, de acordo com os pesquisados.

1. Seja um bom ouvinte

Ser um bom ouvinte está no topo da lista. Nosso sucesso no networking depende de quão bem podemos ouvir e aprender. Quanto mais rápido você e seu parceiro de rede aprenderem o que precisam saber um sobre o outro, mais rápido estabelecerão um relacionamento valioso.

Um bom networker tem dois ouvidos e uma boca e deve usá-los proporcionalmente. Ouça as necessidades e preocupações das pessoas e encontre oportunidades para ajudá-las. Você não pode ajudar os outros se não souber e descobrir o que eles precisam ouvindo-os. De muitas maneiras, networking é ligar os pontos, mas para fazer isso, você precisa ouvir para poder ajudar as pessoas a fazer as conexões que estão procurando.

2. Atitude positiva

A primeira coisa que as pessoas veem em você é sua atitude, como você se comporta dia após dia. Uma atitude consistentemente negativa faz com que as pessoas não gostem de você e afasta as perspectivas; uma atitude positiva faz com que as pessoas queiram se associar a você Profissionais de negócios positivos são como ímãs: outros querem estar perto deles e enviarão seus amigos e familiares para eles.

3. Eles ajudam os outros

As pessoas não se importam com o quanto você sabe até saberem o quanto se importam com você. Ajudar as pessoas mostra que você se importa. Um entrevistado disse: “As pessoas querem se associar com pessoas que têm uma atitude colaborativa”. Você pode ajudar outras pessoas de várias maneiras, desde enviar um artigo útil por e-mail a alguém até colocá-las em contato com alguém que possa ajudá-las com um desafio específico.

Vários entrevistados comentaram que não queriam se associar com pessoas que estão “nisso por conta própria”. A vontade de colaborar e ajudar os outros é essencial, pois gera confiança e ajuda a estabelecer um relacionamento forte.

4. Seja honesto e autêntico

Você pode oferecer ajuda, agradecimento e atenção, mas se você não estiver sinceramente interessado na outra pessoa, ela saberá! Aqueles que desenvolveram habilidades de networking bem-sucedidas transmitem sua sinceridade. Um entrevistado disse: “É sobre autenticidade” que alguém mostra a você. Todos nós já vimos pessoas que aparentemente são boas em networking, mas carecem de sinceridade. Fingir não é sustentável e não funciona.

5. Acompanhamento

Se você oferecer oportunidades, seja uma simples informação, um contato especial ou uma indicação comercial qualificada, para alguém que não faz um acompanhamento consistente, você logo deixará de perder tempo com essa pessoa. Um entrevistado disse que quando se trata de networking, “a sorte está em acompanhar” e que muitas pessoas simplesmente “não acompanham mais”.

6. Seja confiável

Um entrevistado disse melhor: “Não importa o quão bem-sucedida a pessoa seja; Se eu não confiar nela, não trabalho com ela.” Quando você indica alguém, você está arriscando sua reputação. Você deve ser capaz de confiar em seu parceiro de referência e ser confiável em troca. Nem você nem ninguém recomendará um contato para alguém em quem não se pode confiar.

7. Seja acessível

Um entrevistado disse que as pessoas “vão esquecer o que você disse e o que fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir”. Em outras palavras, quando você está acessível, as pessoas se sentem confortáveis. Quando se sentem confortáveis, nascem os relacionamentos. É por isso que uma rede eficaz sempre começa com a acessibilidade.

Cada um dos recursos acima está relacionado à noção de construção de relacionamentos comerciais mutuamente benéficos. Só então você pode começar a criar uma rede poderosa.