A adversidade é inevitável.

Desafios, contratempos, decepções, críticas: você não poderá evitá-los por muito tempo.

A questão mais importante é como você reagirá à adversidade?

Se há alguém com razão suficiente para responder às suas circunstâncias com uma atitude negativa, é Rob MéndezRob nasceu com o que eles chamam de síndrome de tetraamelia, uma doença rara que impede a formação de membros durante o desenvolvimento embrionário.

Rob viveu 31 anos sem braços e pernas. Move-se em uma cadeira motorizada que controla com a cabeça. Há muito poucas coisas que ele pode fazer sem ajuda.

A partir do momento em que nasceu, suas circunstâncias foram gritando: “Você não pode!”

E sua resposta favorita a essas circunstâncias é: “ Quem disse que não posso? Ninguém!

Rob está atualmente vivendo seu sonho ao longo da vida como treinador de futebol na Califórnia. Embora ele nunca tenha jogado ou tenha pegado uma bola, e não importa se ele não ataca ninguém ou corre ao longo de uma linha lateral, Rob está ajudando outros a perceberem seu potencial no campo de futebol.

No início desta semana,  Rob recebeu o prêmio Jimmy V Perseverance Award. Eu fiquei inspirado enquanto ouvia Rob compartilhar essa declaração poderosa em seu discurso de aceitação do prêmio: “Se você se concentrar no que  pode  fazer em vez do que você  não poderia alcançar , você realmente irá para muitos lugares neste mundo”.

Os desafios podem parecer diferentes para todos nós. Todas as pequenas coisas que tomamos como garantidas não são tão mínimas para Rob. Mas o que importa é como ele responde à adversidade.

John Maxwell chama isso de fator IF.

A adversidade criará vantagens para você, o tornará mais forte do que era antes, e até mesmo o tornará um catalisador para o seu crescimento,  se  você escolher a atitude certa ao enfrentá-lo.

A quantidade de sucesso que você experimenta como líder será determinada pelo Fator IF. Hoje quero compartilhar três Ifs  sobre a adversidade:

1. Adversidade se apresenta  se  queremos saber sobre nossas vidas

James Allen tem uma ótima data em seu livro Como um homem pensaum dos favoritos de John Maxwell: “A circunstância não faz o homem; Ele se revela. Isso só pode ser verdade  se você  permitir que seja verdade.

Conhecer a si mesmo é vital para o sucesso de qualquer líder. Mas é preciso coragem para olhar para a profundidade de quem você é. Muitos líderes não querem ser apresentados ao seu verdadeiro eu. Em vez disso, eles constroem muros, fogem da cena ou simplesmente ignoram o que vêem para evitar lidar com a realidade. A adversidade exige que você faça exatamente isso: lide com a realidade.

2. A adversidade pode ser um melhor professor do que o sucesso  se você decidir aprender com isso

O filósofo e escritor Emmet Fox disse: “A única verdadeira tragédia ocorre quando sofremos sem aprender a lição”. A chave para evitar essa “verdadeira tragédia” é  querer saber da sua adversidade!

John Maxwell diz assim: “Você precisa da mentalidade certa e de uma intenção deliberada de encontrar a lição sobre a perda”. Com a atitude certa, a adversidade se tornará sua melhor professora.

3. Adversidade abre as portas para novas oportunidades SE quisermos ter resultados positivos

É fácil deixar o infortúnio deprimi-lo. Na verdade, acho que essa é uma resposta natural para todos nós. Mas quero incentivá-lo a procurar a oportunidade na adversidade.

Líderes de sucesso acreditam que todo problema traz uma vantagem. Eles acreditam que sempre há uma oportunidade do outro lado. Veja essas empresas e produtos que foram lançados durante difíceis recessões: o avião de passageiros 707 da Boeing em 1957, a FedEx em 1973, o MS-DOS da Microsoft em 1981, o iPod da Apple em 2001 e a lista continua.

A adversidade chega até nós, mas você pode  escolher  como isso afetará você.

Se  respondermos com uma atitude positiva em relação ao infortúnio, há uma probabilidade muito maior de obter um resultado positivo. Se  reagirmos negativamente, no entanto, a consequência será provavelmente negativa.

Enfrente a adversidade e deixe que ela se torne seu maior patrimônio. Tome o grito de guerra de Rob Méndez:

“ Quem disse que eu não posso? 

Ninguém!