O negócio TelexFree já foi pro espaço há muito tempo, mas a novidade é que um Tribunal brasileiro, ordenou falência do golpe.
O que isso significa?
…Não tenho certeza.
Um afiliado da TelexFree afirmou que a empresa lhe deve US $ 50.000. Isso levou a um processo, que culminou em uma ordem de falência semana passada.
Segundo a decisão, a empresa confirmou o valor devido, disse que não podia pagar a dívida e não se opôs ao pedido.
Com base no próprio pedido, o cenário acima desencadeia um julgamento e processo de falência.
O pedido é demorado e difícil de seguir, mas um relatório da Globo que o acompanha o detalha.
Na decisão foi nomeado um administrador judicial – uma empresa no estado de São Paulo – que coletará os bens e documentos relacionados à empresa.
Essa medida é a mesma realizada nos EUA, que também tem um administrador para a causa e para o embróglio.
Os parceiros administrativos da Telexfree devem apresentar a lista nominal de credores.
O juiz também ordenou a suspensão de todas as ações ou execuções contra a empresa, com algumas reservas previstas em lei, além do selamento da empresa, mesmo que ela já tenha encerrado suas atividades.
Além disso, o magistrado salienta que qualquer evidência de crime cometido pelos parceiros pode resultar em prisão preventiva.
A TelexFree deve mais de R $ 2 bilhões aos credores. Com processos paralelos nos EUA e ativos confiscados, o impacto dessa decisão brasileira não é clara.
Tentar seguir os procedimentos da TelexFree no Brasil é extremamente confuso.
Enquanto os processos civis da TelexFree estão se arrastando nos EUA, James Merrill foi condenado no início de 2017.
Wanzeler já estaria em uma prisão nos EUA agora, se não tivesse fugido para o Brasil.
E ainda os processos da 00 continuam aparecendo em vários tribunais brasileiros.
Sobre a TelexFree
Telexfree é o nome fantasia utilizado pela empresa brasileira Ympactus Comercial S/A, que foi acusada de operar uma das maiores fraudes financeiras da história do Brasil segundo o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal.
O caso, que parece configurar um esquema de pirâmide financeira, está sob investigação, o que levou a Justiça a bloquear os bens da empresa e a determinar a suspensão das suas operações. A organização suspendeu todas suas atividades em maio de 2014 e em abril de 2014, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial no estado de Nevada, EUA. A TelexFree teria levantado cerca de 1 bilhão de dólares pelo mundo com possíveis falsas promessas de rápido retorno financeiro.
Em abril de 2014 as empresas TelexFree, Inc. e TelexFree, LLC. declararam-se insolventes, dando início ao processo no Tribunal do Nevada. No mesmo mês ambas as empresas foram acusadas pela Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos de fraude financeira, configurada em pirâmide ou esquema Ponzi.
As atividades de divulgação de ambas as empresas encontram-se temporariamente suspensas por ordem do Tribunal de Massachusetts, continuando ativa a prestação do serviço VOIP.
Em 2014, a Telexfree foi anunciada como patrocinador oficial do clube de futebol Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro. O contrato acabou rescindido pelo clube em maio do mesmo ano.