Esteban Rodríguez, é um engenheiro e professor universitário da Costa Rica. Ele começou no marketing de rede em 2005 e hoje com mais de 15 anos de experiência em redes de marketing, está virando um guru no segmento e seu livro é uma explosão de vendas.
Esteban foi convidado como palestrante em eventos da rede de marketing em cidades como Buenos Aires, Lima, Arequipa, Bogotá, Medellín, Cali, Quito, Cidade da Guatemala, San Salvador, Cidade do Panamá, Cidade do México, Cancun, Miami , Orlando, Los Angeles, República Dominicana, Porto Rico e muito mais.
Atualmente, ele está envolvido no desenvolvimento de negócios de marketing de rede, no desenvolvimento tradicional de negócios proprietários e na produção de materiais educacionais para o setor de marketing de rede sob a marca Networker Secrets.
Nós conversamos com ele sobre sua experiência no setor de marketing de rede, sua história de vida e suas perspectivas futuras para o negócio. Isto é o que ele nos disse:
Conte-nos um pouco sobre você. Quem é Esteban Rodríguez?
Bem, eu me considero marido e pai em tempo integral, combinando suas atividades entre família, marketing de rede e alguns negócios tradicionais. Tenho mais de 15 anos de experiência, o que me permitiu me tornar uma das melhores receitas da região da América Central. Também sou treinador de neuro-vendas, palestrante e autor do Betseller El Networker, Os 7 pilares para começar na rede Marketing .
Como você começou no setor de marketing de rede e o que o motivou a seguir esse caminho?
O MMN entrou na minha vida aos 23 anos, através do meu irmão, que era estudante de medicina naqueles anos. Ele tinha um colega de faculdade que lhe apresentou uma oportunidade no setor, e meu irmão decidiu compartilhar essa oportunidade com a família.
Eu era muito cético em relação às redes de marketing, eu era uma daquelas pessoas ignorantes que pensavam que sabiam tudo sobre isso, e eu não estava interessado. Mas minha mãe, que era uma mulher muito empreendedora, tomou a decisão de que todos na casa participariam, mesmo que eu não quisesse.
Há mais de 15 anos, minha mãe tomou essa decisão por mim, praticamente me forcei e hoje devo a ela a vida que pude construir graças a essa oportunidade.
E respondendo à pergunta, o que me levou a empreender? Após alguns meses de resistência, consegui ver meu irmão produzir resultados que, apesar de trabalhar muitas horas, não consegui, o que me fez perceber que talvez houvesse algo que eu não entendia.
Acrescentamos isso à questão de ficar frustrado por não conseguir crescer profissional e financeiramente, e posso ver que essas foram as circunstâncias que me levaram a tomar a decisão de ingressar no setor.
Quanto tempo você levou para ter sucesso no marketing de rede e quais estratégias você usou?
Meu começo não foi fácil, em várias ocasiões eu quis me demitir, não era treinável, tinha uma atitude muito ruim e era teimoso, mas o que fiz foi trabalhar, apresentou minha oportunidade, mas não produziu resultados.
Após três meses, conversei com mais de 75 pessoas, mas não tinha parceiro, até que um dia entendi que tinha que me preparar e me tornar um profissional; a mudança foi quase instantânea e os resultados começaram a aparecer fortemente.
Após 3 meses com resultados ruins, nos próximos 9 meses, produzimos mais de US $ 100.000 em comissões. No final, o que você precisa é ter determinação e o caráter certo para continuar, quando muitos quiserem sair.
Como você consegue organizar o tempo entre diferentes compromissos e ter sucesso em seus vários negócios ao mesmo tempo?
Começando no setor, ele tinha pouco tempo livre para fazer negócios, trabalhou das 8 às 17 horas como engenheiro de sistemas e várias noites por semana ensinava em algumas universidades até as 21 horas.
O tempo era um recurso que eu não podia desperdiçar, mas tinha um grande desejo de liberdade e de deixar meus empregos.
Então, nos meus primeiros 6 meses, desenvolvi o negócio em período parcial, sacrificando horas de sono, almoço, fins de semana, amigos e família, mas como um dos meus mentores me ensinou: desequilibre temporariamente o equilíbrio, para alcançar o equilíbrio permanente e meses depois, já Eu não tinha emprego e estava completamente na companhia da minha empresa.
Isso me ensinou a ser produtivo e disciplinado, permitindo-me ser aventureiro em diferentes negócios ao longo dos anos, o que também representou uma renda excelente.
Hoje, acredito que o marketing de rede é uma oportunidade incrível para gerar renda, não importa se é em período integral ou meio período, você só precisa gerenciar seu tempo e ser consistente.
Nos últimos anos, consegui ser uma das melhores receitas das empresas em que participei, sem ter que abandonar meus outros negócios.
Ainda hoje estamos criando outros projetos na área de educação para empreendedores do setor, com programas de rede de marketing, cursos e seminários, e combinamos com todas as atividades que já temos.
Quais foram as realizações mais marcantes que você se lembra na sua carreira em redes?
Graças a Deus, conseguimos atingir muitas metas pessoais, de várias figuras 6 por ano, carros de luxo, anéis de reconhecimento, viagens incríveis e muito mais.
Mas há duas conquistas que foram as mais significativas no meu caminho, a primeira sendo capaz de ajudar centenas de pessoas a melhorar suas economias e, em alguns casos, trabalhando com elas para exceder 100.000 dólares anualmente e, por outro lado, tendo construiu uma liberdade de tempo para ser pai e marido atual, essa seria minha conquista mais relevante.
Nada como curtir sua família!
Como surgiu a idéia de escrever um livro sobre marketing de rede e como foi esse processo até agora?
Como mencionei anteriormente, os poucos recursos disponíveis de natureza latino-americana, o notável crescimento da indústria e meu desejo de agregar valor às pessoas foram o gatilho para um livro que, poucos dias após seu lançamento, já é um best-seller em Amazonas.
Por outro lado, estamos apenas dando os primeiros passos para levar o livro a mais pessoas, meu objetivo principal não é lucrar com isso, mas ajudar as milhares de pessoas que estão depositando seus sonhos no marketing de rede. Espero que esta ferramenta ofereça os recursos necessários para ir cada vez mais longe.
Por que um networker deve ler seu livro?
O livro é um guia abrangente que abrange habilidades, mentalidade, insights do setor, bem como estratégias e princípios necessários para o sucesso, é um guia ou manual, e não apenas um livro sobre marketing de rede.
Meu livro O Networker – Os 7 pilares para começar no Marketing de Rede é um sonho tornado realidade, por 5 anos, eu queria publicá-lo e este foi o ano para fazê-lo.
Durante os primeiros anos de minha formação como profissional de rede, notei que quase todo o material existente para nos educar era de origem americana ou européia, e acho que, no nível de realidades, culturas e outras, a América Latina é diferente e temos enormes talentos que eles têm muito a contribuir.
Meu desejo é poder ajudar outros latinos como eu, realizar seus sonhos através da indústria que me deu tudo, compartilhar minhas experiências, estratégias e técnicas, guiar e apoiar todos que desejam empreender no marketing de rede.
Quais livros de marketing de rede influenciaram sua carreira como networker e quais você recomendaria para o público e o contexto hispânico?
Bem, existem muitos livros que influenciaram o meu crescimento, que eu recomendaria a todos os profissionais de rede que leiam com muito cuidado, sou um amante da liderança e John C Maxwell é o maior expoente, ele tem uma grande variedade de livros, mas há três que me ajudaram muito na minha o início:
- Desenvolva o líder que está em você .
- Desenvolva os líderes ao seu redor .
- As 21 leis irrefutáveis da liderança .
Além disso, grandes livros da indústria, como:
- Seu primeiro ano nas redes de mercado de Mark Yarnell
- Wave 3, Wave 4 e Liderança de estilo de Richard Poe na Wave 4
- Eric Worre Go Pro
- Como construir uma máquina Randy Gage multinível
Bem como grandes clássicos como:
- Como conquistar amigos e influenciar o povo de Dale Carnegie
- A mágica de pensar grande por David Schwartz
- Pense e fique rico de Napoleon Hill
Por outro lado, quais são as perspectivas de marketing de rede no atual contexto econômico, marcado pela crise do coronavírus?
Acho que estamos em um ótimo momento para o desenvolvimento do marketing de rede. Mais e mais pessoas precisarão de novas fontes de renda, e nosso setor talvez hoje seja a melhor opção para desenvolver essa oportunidade em casa sem colocar em risco a saúde das pessoas.
Muitas empresas mostraram um crescimento franco nos últimos meses, pois as redes sociais hoje desempenham um papel fundamental na distribuição, venda e recrutamento de novos membros.
Com o que está acontecendo no mundo, mais pessoas estão abertas a oportunidades e elas podem ser desenvolvidas a partir das plataformas sociais onde passam a maior parte do tempo hoje. Em suma, é uma nova era para o mercado de redes.
O que você acha que é a qualidade ou característica especial que leva as pessoas a segui-lo no marketing de rede?
Na minha carreira, me apaixonei pela liderança, e acho que tem sido meu aliado ao longo do caminho, acho que hoje temos uma falta de liderança positiva, integrada e focada em outras pessoas do setor.
Hoje vivemos em uma época em que se acredita que dinheiro ou resultados definem liderança, mas nada está mais longe da verdade, hoje o marketing de rede não tem fronteiras e podemos ver muitas pessoas crescendo graças às redes sociais, mas elas têm negligenciou o desenvolvimento da capacidade que lhe permite permanecer a longo prazo e criar relacionamentos duradouros, e isso é liderança.
Eu me considero um líder treinado na velha escola, mas me atualizei sobre as novas tendências. E bem, acredito fielmente em valores e integridade para o desenvolvimento de um negócio de longo prazo.