Por John C. Maxwell 

Se você lidera uma equipe, uma divisão ou uma organização, sabe que um dos elementos essenciais para o sucesso é saber onde você está em relação aos seus objetivos. 

Em meu livro, As 17 Leis Indiscutíveis do Trabalho em Equipe , escrevo sobre “A Lei do Placar”, que afirma: A equipe pode fazer ajustes quando sabe onde está.

Cada “jogo” tem suas próprias regras e sua própria definição do que significa vencer. Algumas equipes medem seu sucesso em pontos marcados; outros no lucro. Outros ainda podem olhar para o número de pessoas que servem. 

Mas não importa qual seja o jogo, sempre há um marcador. E se uma equipe vai atingir seus objetivos, eles precisam saber onde estão.

Por que isso é tão importante?

Porque equipes de sucesso se ajustam continuamente para melhorar a si mesmas e suas situações.

Enquanto as equipes podem planejar como querem jogar o jogo, a pontuação dita como o jogo deve ser jogado e seus resultados. 

Nenhuma equipe pode ignorar a realidade de sua situação e esperar vencer. O placar é essencial porque define a realidade, conscientiza, informa decisões, influencia ajustes e revela o resultado.

Como um marcador é construído?

Se o velho ditado de que “o que é medido é feito” é verdade, então há uma vantagem significativa em construir um placar preciso para sua equipe. Vamos examinar brevemente os cinco componentes para construir o placar de sua equipe. 

Defina o jogo

Antes de começar a construir um placar para sua equipe, você deve primeiro entender qual jogo está jogando. Você precisa se sentar com seu pessoal e discutir coisas como propósito, visão e missão antes de começar a construir estratégias e medidas.

Muitas equipes estabelecem estratégias e regras sem nunca estabelecer a definição de seu jogo. Você deve primeiro definir as expectativas iniciais para que qualquer coisa seja significativa.

Meta

Este é o quadro geral do que você deseja alcançar. Na maioria das empresas, o objetivo é algo como um número de orçamento ou unidades vendidas. As metas definem o que você deseja realizar com sua equipe enquanto eles trabalham. As metas devem ser específicas, mensuráveis ​​e convincentes: suas metas, sejam quais forem, devem envolver os corações, mentes e vontades dos membros de sua equipe.

Indicador-Chave de Desempenho 

Depois de saber quais são seus objetivos, você precisa de uma fita métrica para o desempenho de sua equipe em relação a esses objetivos. Os indicadores-chave de desempenho são unidades que ajudam a avaliar os aspectos críticos do desempenho do negócio. Esses indicadores são medições gerais, não resultados finais.

Na John Maxwell Company, rastreamos os seguintes Indicadores-Chave de Desempenho: Prospects (número de leads), Produção (fechamento de negócios com clientes) e Desempenho (atendimento a esses clientes com excelência).

Métricas 

Estas são as menores unidades de medida para o seu marcador. Se os KPIs são os grandes números que você precisa atingir, as métricas são os números menores que levam você até lá. 

Por exemplo, se sua meta de negócios mensal for de US$ 100.000 em receita, você poderá desenvolver métricas para seus dois principais indicadores de desempenho (Leads e Produção).

Se você assinar um em cada quatro clientes em potencial, por um valor médio de contrato de US$ 25.000, poderá desenvolver as seguintes métricas:

Número mínimo de clientes potenciais exigido mensalmente: 16

Número mínimo de contratos assinados mensalmente: 4

Se você não tem certeza de quais devem ser suas métricas, há um ótimo artigo na Forbes que destaca dez métricas que muitas empresas de alto desempenho acompanham. O objetivo não é fazer o que todo mundo faz (embora existam algumas métricas padrão que todas as empresas devem acompanhar), mas sim rastrear as métricas que são mais significativas para sua equipe e seus objetivos.

Drivers de métrica

Este é o passo final na construção da pontuação da sua equipe. É também o passo que algumas pessoas esquecem. Os drivers de métrica são as ações específicas que irão avançar as métricas. Nenhuma métrica é verdadeiramente mensurável se não tiver pelo menos 1-3 ações específicas para conduzi-la.

Pense assim: em um esporte coletivo como o futebol, o progresso é medido em jardas. Para cada dez jardas que você ganha, você fica muito mais perto do seu objetivo (um touchdown). Você precisa, em média, de oito first downs para estabelecer uma oportunidade de touchdown. Isso significa ter jogadas projetadas para obter as jardas necessárias para os primeiros oito downs.

Dentro de cada jogada, cada jogador em campo tem uma ação específica que deve realizar. 

Não importa em qual posição você jogue (quarterback, running back, recebedor, tight end ou atacante), você deve completar a ação designada para que a jogada funcione e mova seu time para frente.

Nesta analogia, é assim que as coisas se dividem:

  • Jogo — Futebol
  • Objetivo: Touchdown
  • Indicadores-chave de desempenho: Oito first downs (mova a bola 10 jardas para frente pelo menos 8 vezes)
  • Métricas : número de reproduções 
  • Controladores métricos: ações específicas do jogador durante cada jogada. 

Isso é simplificado demais, mas fala do poder do placar e da necessidade de indicadores métricos para progredir.

conclusão

Em sua equipe, você terá diferentes jogadores responsáveis ​​por diferentes ações que devem trabalhar em conjunto para que a equipe avance e cumpra suas métricas, indicadores-chave de desempenho e objetivos. 

Embora você possa ter descrições de cargos ou responsabilidades, uma lista de tarefas que cada membro da equipe precisa fazer não é tão útil quanto uma lista de tarefas relacionadas ao motivo pelo qual elas precisam ser feitas.

O comprometimento aumenta quando cada pessoa em sua equipe entende seu papel e responsabilidade, e como o cumprimento de ambos move a equipe em direção ao seu objetivo final. 

As tabelas de classificação podem revelar algumas situações difíceis, mas também revelam onde sua equipe tem chance de mudar as coisas.

Toda equipe precisa saber a pontuação, por isso é essencial desenvolver a pontuação da sua equipe.

Por John C. Maxwell