Hoje, quero ensinar a você a importância do controle de estoque em seu negócio de Marketing de Rede e compartilhar com vocês algumas das minhas melhores dicas sobre gerenciamento de estoque.

Devo começar dizendo que não sou fã de manter o controle do meu estoque no meu negócio de MMN. Mas uma das razões pelas quais você vê tantos produtos de MMN à venda na Amazon e no eBay é porque os representantes ficam presos com uma tonelada de estoque que não podem comercializar.

Já ouvi centenas de milhares de histórias de terror de revendedores que tinham uma garagem cheia de produtos empilhados com poeira em cima porque não conseguiam encontrar alguém para comprar os produtos. Claro que ninguém quer isso para seus negócios.

Não é obrigatório manter um inventário. Isso é feito com o objetivo de manter um pedido que permita saber o que entra e sai do seu negócio. 

Claro que a empresa-mãe cuida de você, do cumprimento do processamento do pedido e do atendimento ao cliente. 

Enquanto eles tratam disso, você faz novos pedidos. Essa é a beleza de nossa indústria e uma grande vantagem sobre outras indústrias.

Mas, dito isso, pessoalmente acredito que cada distribuidor deve ter um pequeno número de produtos em mãos. 

Isso inclui amostras de reuniões ou produtos que você usa com menos frequência. Para a maioria das pessoas, isso não significa mais do que 3 ou 5 produtos em pequenas quantidades. 

Se você decidir manter um inventário, seja inteligente e mantenha-o simples, pequeno e prático. Comece pequeno e expanda sua demanda apenas se você vir uma produção constante.

Os principais benefícios que você pode obter de um estoque são os produtos de que precisa para comercializar e entregar imediatamente. 

Às vezes, os clientes ou novos distribuidores não querem esperar que seus produtos cheguem e ter um produto em mãos pode fazer uma grande diferença se eles compram o produto de você ou decidem rejeitar sua oferta. 

Outras vezes, é possível que determinado produto seja comercializado por impulso. 

Em ambos os casos, poder cumprir o pedido de imediato é primordial e vai gerar confiança nos seus prospectos, sensação de que a empresa o cumprirá de imediato e de que o produto estará sempre disponível sempre que o cliente o solicitar.

As principais desvantagens de manter o estoque atualizado são o custo e o espaço. 

A última coisa que você quer fazer é acompanhar o que entra e sai de seu estoque, quem deve ou quem paga. 

Além disso, um inventário ocupa espaço; algo que a maioria das pessoas não tem.

Outro aspecto a considerar é como construir um negócio. Se o seu negócio gira em torno da indústria de marketing direto, um pequeno controle de estoque certamente será perfeito para você. 

Esse não é o caso do representante de criação de eventos, que precisa de um grande plano de estoque para saber o que comprar e o que reservar ou trazer em quantidades menores.

Empresas como Arbonne, Avon e Mary Kay se concentram apenas no varejo, portanto, manter um pequeno controle de estoque é relevante se você for um representante de qualquer uma dessas empresas.

Por outro lado, a maioria das empresas que se dedicam ao Marketing de Rede busca criar um controle de estoque que permita aos seus distribuidores manusear os produtos com solvência, enquanto os gastos diminuem.

No final das contas, é uma decisão pessoal. Se você está focado em manter um estoque, aconselho que comece aos poucos. 

Aconselho você a não sair e comprar milhares de produtos poupados centenas de dólares que você não tem certeza se poderá comercializá-los. 

Em vez disso, comece aos poucos até saber que tipo de demanda precisa atender. Essa será a decisão mais responsável que você poderá tomar para que seu negócio cresça aos poucos.

Aconselho que para um melhor controle de seus estoques você desenhe um orçamento de pedido e crie um controle de estoque, se sua empresa tiver um, participe dele, caso contrário cuide de adequar o melhor para você.

Por outro lado, se sua estratégia de marketing é baseada em grandes reuniões, você pode precisar pensar em ter um estoque maior, seja para mostrar amostras ou para gerar vendas durante o evento. 

Eles podem ser uma ferramenta de marketing poderosa, mas apenas se você estiver disposto e puder assumir uma perda temporária de receita para divulgar seus produtos. 

Alguns distribuidores fazem isso: eles entram em contato com um grande grupo de amigos, marcam uma reunião e investem algumas centenas de dólares em produtos de amostra para os clientes em potencial levarem para casa e experimentarem sem nenhum compromisso. 

Esta estratégia pode funcionar muito bem se for bem organizada, no entanto,

Em todo caso, não será necessário um grande estoque de produtos de longo prazo, seja porque você terá alguns produtos que venderá rapidamente mês após mês e porque sua rede cuidará da maior parte do trabalho. 

O objetivo do MMN não é vender grandes quantidades do produto diretamente, mas construir grandes redes de consumidores ao longo do tempo. 

Portanto, meu conselho é: avalie seu ambiente e demanda, avalie sua estratégia de marketing, tenha em mente que um grande estoque só pode ser algo temporário como estratégia promocional ou que você terá um estoque moderadamente alto ao longo do tempo. a demanda aumenta. 

Tenha todas essas idéias em mente e você não vai acabar vendendo seus produtos desesperadamente no eBay ou Amazon, além disso, isso já está começando a ser penalizado pelas grandes empresas de MMN. 

Portanto, vá com calma, seu negócio de MMN não é uma loja ou loja de conveniência, é sobre construir uma rede poderosa de marketing onde muitos outros estarão envolvidos no marketing, não apenas você.

Por Chuck Holmes