FTC recomenda que as empresas de MLM evitem exageros durante a pandemia.

O marketing multinível é legal nos Estados Unidos e existe há décadas. Também é conhecido como Marketing de Rede, onde você se torna um distribuidor e vende produtos para sua família, amigos e outras pessoas na sua rede de conhecidos.

O próprio conceito é legítimo para as autoridades reguladoras. É por isso que a Federal Trade Commission (FTC) deu alguns conselhos às empresas para evitar cruzar a linha com falsas alegações durante a pandemia global de coronavírus.

A FTC aconselha os profissionais de marketing multiníveis a não usarem a pandemia de coronavírus em seus lançamentos para vender produtos ou recrutar novas pessoas.

As recomendações emitidas recentemente para 10 empresas de MMN falam de alegações de saúde não comprovadas relacionadas ao COVID-19, que são não-científicas verificadas e violam a Lei da FTC, que proíbe práticas enganosas ou leva a percepções errôneas.

“Simplesmente não há evidências de que os tipos de produtos comercializados e vendidos por meio desses esquemas de MMN impeçam alguém de contratar o COVID-19 ou os ajude a se recuperar do COVID-19 mais rapidamente do que”, disse Harwood.

Outro grande problema são as reivindicações exageradas sobre o dinheiro que você pode ganhar com um negócio de marketing de rede.

“Você deve ter muito cuidado se estiver investindo em um, verifique se as promessas de quanto dinheiro você vai ganhar são realmente verdadeiras. Muitas vezes são exageradas ”, disse Harwood. “Em algumas ocasiões, o que descobrimos é que as pessoas que se envolvem nesses tipos de esquemas, relacionados ao COVID-19 ou qualquer outra coisa, descobrem que perdem muito mais dinheiro do que ganham”.

O site da FTC dedica uma seção completa às empresas de MMN e esquemas de pirâmide e como saber a diferença. Você também pode aprender o que procurar e como pesquisar uma empresa antes de se envolver.

E se você estiver envolvido em um negócio de marketing de rede ou empresa de MMN, Harwood disse que não deixe de pesquisar todas as reivindicações que a empresa faz antes de compartilhá-las.

“Muitas vezes a polícia recorre ao criador original da (falsa) alegação” , disse Harwood. “Mas lembre-se de que isso não o isenta de uma possível responsabilidade por fazer essas reivindicações, mesmo que você confie em outra pessoa”.

Novamente, na maioria dos casos, as empresas de marketing multinível ou de rede são legais. 

São as reivindicações que fazem alguns deles em terreno perigoso. 

Portanto, antes de se envolver, faça uma investigação independente, para descobrir as verdades do assunto e as empresas confiáveis.

Preste muita atenção a alegações de saúde não comprovadas. Verifique as alegações de saúde e beleza através do FDA e de outras fontes independentes. E tenha especial cuidado com as alegações de que você ganhará grandes somas de dinheiro.

Descubra o que você precisa fazer para ganhar esse dinheiro e faça as contas para ter uma expectativa realista do dinheiro que você pode ganhar em comparação com o tempo e o dinheiro que você deve investir.