Uma nova empresa de marketing multinível (MLM) chamada-Annex Worldwide Limited está operando abertamente em Chattogram, Bangladesh.

A empresa, que iniciou suas operações em 2017, afirmou que administra um negócio de comércio eletrônico, mas a forma como vende seus produtos e serviços, bem como coleta associados, lembra o modelo MMN.

Ele promete aos seus membros enormes ganhos para coletar novos membros. Também está treinando jovens de 14 a 25 anos para administrar seus próprios negócios.

Os mercados em Chattogram ainda não se recuperaram adequadamente após a pandemia, mas a Torre VIP na área de Kazir Dewri da cidade portuária é uma exceção.

Os escritórios da Annex Worldwide no terceiro andar de um shopping são movimentados com cerca de 250 a 300 pessoas, a maioria estudantes de escolas e universidades.

Rajib Mitra é uma figura bem conhecida no negócio de MMN em Chattogram. Ele ocupou uma posição-chave na anterior Destiny. E agora ressurgiu e tornou-se ativo novamente no negócio de MMN, através da Annex, depois de permanecer escondido por muito tempo.

No ano passado, a polícia prendeu sete funcionários do Anexo sob acusações de fraude. Eles são Rajib Talukder, Rajib Das, Robin Mitra, Uzzal Sen, Sumon Biswas, Apu Das e Ranjit Guha.

O caso movido contra eles está sendo julgado no Tribunal Chattogram CMM. A operação da empresa foi fechada por um tempo após a prisão, mas foi retomada depois que os detidos foram libertados sob fiança.

Apu Das, diretor da empresa, afirmou que não é uma organização chamada MLM como Destiny e UniPay2U.

“É um sistema de marketing digital. Produz e comercializa diariamente produtos essenciais. Atualmente, temos mais de 100 produtos ”, disse.

Perto da entrada, vários produtos são vistos dispostos em uma sala de cerca de 150 metros quadrados – os produtos incluem sabonete líquido, desinfetante para as mãos e cosméticos.

Funcionários do anexo disseram que esses produtos da marca Oura são feitos em sua própria fábrica. No entanto, eles não puderam fornecer informações detalhadas sobre a fábrica.

Os produtos não possuem o selo de aprovação do Bangladesh Standards and Testing Institution (BSTI). Em 11 de junho, um tribunal móvel da administração distrital de Chattogram multou o anexo Tk 2 lakh por vender desinfetantes de mãos adulterados.

A administração local desconhece o esquema do Anexo MMN. O vice-comissário da Chattogram, Mohammad Elius Hossain, disse que não tem conhecimento do negócio de MMN da Annex. “Se for esse o caso, entraremos em ação judicial em breve”, disse ele.