Frequentemente me perguntam isso no Facebook e em outras redes sociais, então pensei que hoje seria a oportunidade de abordar o assunto.
Vamos pensar por um momento, qual é a imagem que a maioria das pessoas tem do Marketing de Rede?
Se formos honestos, teremos que admitir que existem várias imagens. Uma coisa é o que os empresários independentes e aqueles dentro da indústria veem, e outra bem diferente o que aquelas pessoas acostumadas a receber seu contracheque mês após mês trabalhando para uma empresa como funcionários vêem.
Para o primeiro, o marketing de rede é uma oportunidade magnífica de crescimento em que um alto grau de alavancagem pode ser usado para fazer grandes somas de dinheiro com um investimento relativamente pequeno.
Para o último, o marketing de rede é sinônimo de um modelo de negócios não transparente,
Deixe-me começar com o que sempre amei nessa indústria.
Estou envolvido neste setor há muitos anos e planejo ficar aqui pelo resto da minha vida. Esta é uma indústria realmente excelente, onde você pode fazer grandes coisas.
Esta é a minha vocação.
Não espero que todos se sintam da mesma forma que eu, mas é o que acontece comigo pessoalmente. E certamente é isso que a maioria das pessoas envolvidas com a indústria vê.
Em geral, acho que a indústria de MMN é uma grande oportunidade para a maioria das pessoas. Mas esta é a minha posição e, como mencionei antes, existem outras perspectivas em torno do modelo de negócios de MMN.
Em suma, existem outros julgamentos de valor que as pessoas fazem com base em suas experiências, nas informações que recebem de seu ambiente e no que outras pessoas lhes dizem.
Dito isso, há uma coisa que não gosto no Marketing de Rede é a pouca ênfase que os distribuidores geralmente dão à comercialização de produtos e à aquisição de clientes.
Quase toda a indústria de MMN se concentra no recrutamento de outros distribuidores.
Pessoalmente, acho que é um grande erro.
Também acredito que esta é a principal razão pela qual nosso setor tem má reputação. Certamente você já ouviu isso e não precisamos ter nenhum tipo de modéstia aqui.
Qual é a primeira coisa que vem à mente quando muitas pessoas ouvem falar de marketing de rede? É correto. Você adivinhou, eles pensam em um esquema de negócios em pirâmide que tira vantagem das pessoas para que apenas alguns poucos possam ter lucros significativos.
Mas o que a indústria faz vai muito além de recrutar distribuidores ou afiliados. Não se trata apenas de preencher vagas em sua rede. Fazer isso seria um erro fatal.
Sempre será necessário que as empresas tenham clientes.
Sem clientes, não há negócios. E para isso também é necessário que as empresas tenham produtos legítimos que possam comercializar para um público específico, dentro de um segmento de consumidores que realmente tem interesse em aproveitar os benefícios que nossos produtos lhes oferecem.
Se as únicas pessoas que compram produtos ou serviços forem distribuidores tentando se qualificar para um cheque de comissão, a empresa terá uma queda enorme e, mais cedo ou mais tarde, suas vendas estagnarão.
No mundo de hoje, acho muito mais fácil encontrar um cliente do que um distribuidor.
A maioria das pessoas não gosta de fazer marketing. Mas a maioria das pessoas está interessada em comprar e consumir um novo produto que atenda às suas necessidades.
Porém, todo mundo gosta de adquirir coisas; especialmente se eles puderem mostrá-los em público para outras pessoas.
Exemplo disso são as roupas, a casa, o carro, os móveis da sua casa, entre outras coisas que podemos ensinar aos outros com orgulho.
As pessoas gostam de gastar dinheiro comprando coisas diariamente.
Adquirir coisas é divertido. É algo que traz emoção para a nossa vida e quebra a rotina do trabalho.
No entanto, quando um distribuidor revela sua ideia de negócio, ele destaca três problemas comuns.
Em primeiro lugar, a maioria das pessoas não é empreendedora. Portanto, eles não estarão necessariamente interessados em comprar a oportunidade de se tornar um revendedor.
Se fossem empreendedores, não estariam procurando trabalhar para alguém.
Em vez disso, eles teriam seu próprio negócio.
Em segundo lugar, a maioria das pessoas odeia vender. Convencer os outros é algo que exige vocação e, para muitas pessoas, é simplesmente uma tarefa enfadonha, na qual não vale a pena perder muito tempo.
Apesar de tudo, o mundo comercializa tacitamente milhões de produtos todos os dias. Da China aos Estados Unidos, passando pela Europa, África e América Latina há um fluxo de bens e serviços que as pessoas consomem todos os dias em frenesi.
A maioria das pessoas tem um tabu nas vendas, e é por isso que não ousam pular neste mundo, mesmo que seja algo sem o qual a humanidade não poderia sustentar o estilo de vida que leva hoje.
A terceira coisa a saber é que as pessoas não gostam de produtos que não fazem sucesso.
Se os produtos não fazem sentido para eles, o negócio também não. Se as pessoas estão interessadas em um produto, ele deve ser de qualidade excepcional e fornecer um elemento chave de diferenciação de seus substitutos no mercado.
Se o produto da sua empresa de MMN não pode fazer a diferença, você pode estar absolutamente certo de que as possibilidades de comercialização serão mínimas ou nulas.
Estas são as minhas três razões.
Se eu pudesse mudar algo neste setor, gostaria de tornar todas as empresas focadas no cliente e ter uma meta de obter pelo menos cinco clientes estáveis antes que possam recrutar outros distribuidores.
Ou seja, a primeira coisa é você comercializar seus produtos, não a oportunidade de negócio em si, isso vem depois.
Isso é o que meu amigo Richard diz:
“Gostaria de ver empresas de Marketing de Rede oferecendo mais e melhor treinamento aos seus distribuidores.
A taxa de sucesso no MMN tem sido tão baixa que, recentemente, pensei que uma mudança de 360 graus é necessária para a indústria.
Parece ilógico, mas a maioria dos distribuidores não percebeu que mais resultados são obtidos educando os clientes a serem compradores leais do que preenchendo a lista de novos distribuidores em sua linha descendente que falham em 1 ou 2 anos. No melhor dos casos, ou em meses após o seu registro nos casos mais comuns.
Se as pessoas mais dedicadas a encontrar novos distribuidores se concentrassem no marketing e na atração de novos clientes, a taxa de sucesso aumentaria, mesmo que um pouco. Isso seria o suficiente para melhorar muito a reputação do setor.
Acho que ter uma taxa de sucesso mais alta ajudaria outras pessoas neste negócio.
Se a percepção atingisse níveis mais altos, mais pessoas teriam maior probabilidade de ingressar na indústria. ”- Richard Brokenshire.
O que meu amigo Erik disse?
“A única coisa que mudaria é o conhecimento ou compreensão comum da indústria para as pessoas interessadas em ingressar.
Quase todos os formados no ensino médio entendem a quantidade exata de estudos que terão de fazer na faculdade antes de receberem um novo diploma.
O MMN deve ter um entendimento e abordagem semelhantes. Existem muitos spammers por aí, fazendo com que essa indústria pareça um esquema de pirâmide para enriquecimento rápido. E, francamente, não é disso que se trata esta indústria.
Acho que se as pessoas entendessem o peso do marketing e o levassem a sério o suficiente para iniciar uma franquia, a taxa de fracasso seria drasticamente reduzida. ” Erik Johnson.
Portanto, já sabemos, o principal fator que afeta negativamente a imagem do MMN é que os afiliados estão muito focados no recrutamento de novos membros.
Há pouca consciência de como o produto ou serviço que sua empresa oferece pode ajudar a melhorar a vida das pessoas.
Aqui você tem que fazer mudanças drásticas. Requer mais educação, um foco maior nos produtos e uma perspectiva maior do lado do cliente, que entenda suas necessidades e se adapte às expectativas que eles têm dos produtos que oferecemos atualmente.
Isso sem dúvida revolucionará a forma como o setor é percebido, ajudará a ter uma melhor reputação e mudará de forma muito positiva os resultados que os distribuidores e afiliados do setor têm atualmente.
Por Chuck Holmes