Jorge Vergara foi uma das figuras de negócios mais importantes do México e da América Latina através da Omnilife , empresa que ele fundou em 1991. Abaixo está um resumo de sua vida e seu legado.
Jorge Carlos Vergara Madrigal nasceu em 3 de março de 1955 na cidade de Guadalajara, estado de Jalisco, no México.
Ele era um empresário e empresário mexicano e produtor de filmes. Ele foi o fundador da empresa de marketing multinível Grupo Omnilife. Além do negócio complementar de produtos nutricionais, o Grupo Omnilife é dono do clube de futebol Club Deportivo Guadalajara. Entre 2003 e 2011, Vergara também foi o proprietário da Saprissa, clube de futebol da Costa Rica.
Vergara produziu filmes internacionais amplamente reconhecidos, como The Murder of Richard Nixon e o filme indicado ao Oscar, And Your Mom, também, através da produtora Producciones Anhelo.
Vergara Madrigal faleceu em 15 de novembro de 2019 em Nova York como resultado de um ataque cardíaco.
Carreira como empreendedor
Nascido em Guadalajara, Vergara iniciou sua carreira como empresário vendendo tacos nas ruas mexicanas. Já na década de 1980, Vergara estava vendendo condomínios e propriedades compartilhadas (complexos residenciais) em Manzanillo, México, onde conheceu John Peterson, um dos principais empreendedores da Herbalife e começou a trabalhar com ele.
Quando Peterson se tornou um vendedor da Herbalife, ele recrutou a Vergara como afiliada e juntos começaram a vender produtos da Herbalife no México.
Como a Herbalife não recebeu aprovação do governo mexicano para vender seus produtos, Peterson e Vergara tiveram que entrar informalmente nos produtos da Herbalife no México. Após contrabandear os produtos Herbalife no México, a empresa tomou nota e iniciou o processo para obter a aprovação do governo mexicano.
A Herbalife solicitou a ajuda de Vergara para que os produtos da empresa fossem aprovados pelo governo mexicano e sua colaboração foi fundamental para ajudar o fundador da Herbalife, Mark Hughes, a lidar com o governo mexicano. Esse processo deu à Vergara uma perspectiva profunda de como as empresas multiníveis trabalhavam,
Fundação Omnilife
Tendo aprendido como o esquema de negócios multinível funciona ao lado dos distribuidores da Herbalife, Jorge Vergara fundou a Omnitrition México de 1991, adaptando a idéia de produtos nutricionais à realidade latino-americana. A empresa levaria anos depois o nome de Omnilife.
A Omnitrition começa com a parceria da Vergara com três colegas americanos, distribuidores da Herbalife e, em 1989, eles fundaram a Omnitrition USA. O principal produto desta empresa foi um chá para perder peso e uma vitamina líquida desenvolvida pela Durk Person, distribuída sob a marca Omni IV, um produto atualmente conhecido como Omniplus.
Assim, em 11 de setembro de 1991, os três americanos e Jorge Vergara, juntamente com sua esposa na época (Maricruz Zatarain), inicia oficialmente a Omnitrition de México, uma empresa que rapidamente, e com Jorge Vergara, dirigindo operações comerciais, alcança grande sucesso.
Enquanto a Herbalife oferece vitaminas em massas, a Omnilife desenvolveu vitaminas e líquidos em pó, que foram mais amplamente aceitos na comunidade latino-americana.
Quanto ao esquema de compensação ou de negócios, enquanto a Herbalife possui produtos mais caros devido à sua produção nos EUA, a Omnilife consegue produzir suplementos nutricionais mais baratos porque os produz no México, portanto, os produtos são vendidos a um preço mais baixo, ser mais competitivo na indústria multinível.
Por outro lado, a Omnilife começa a pagar seus distribuidores quinzenalmente, enquanto as empresas de marketing multiníveis americanas pagam uma remuneração mensalmente.
Os três parceiros americanos da Vergara provavelmente não acreditaram muito em seu projeto no México, ou viram uma rápida oportunidade de negócio vendendo suas ações, a verdade é que eles acabaram vendendo sua participação na Omnitrition of Mexico para Vergara e, em 1994, Jorge Vergara mude o nome da empresa para Omnilife.
Após o segundo casamento de Jorge Vergara, desta vez com a renomada empresária mexicana Angélica Fuentes Téllez, ele venderia 43% das ações da Omnilife em 2010. Da mesma forma, Vergara permite que Fuentes Téllez assuma o cargo de diretor executivo ou CEO da empresa.
Hoje, a Omnilife possui uma ampla gama de produtos, incluindo mais de 100 suplementos nutricionais e produtos estéticos. Até 2016, quando Vergara se separar de Angela Fuentes Téllez, a linha estética, ou beleza, terá o nome de SEYTÚ, com foco em cuidados pessoais e cosméticos para homens e mulheres.
Jorge Vergara alcançou um sucesso de dimensões impressionantes através da Omnilife, tanto que a empresa obteve o reconhecimento de superempresas 2015, concedido pelo Grupo Expansión. Da mesma forma, a Omnilife recebeu o certificado do Modelo de Equidade de Gênero desde 2008, por promover uma cultura de respeito e igualdade de oportunidades para homens e mulheres, concedida a essa empresa pelo Instituto Nacional de Mulheres do México.
Liderança de Vergara à frente da Omnilife
Os resultados da Omnilife na América Latina foram evidenciados pela presença dessa empresa na Europa e em todas as Américas. A capacidade de alcançar competitividade no mercado devido ao uso de mão-de-obra local fez com que a empresa obtivesse resultados de vendas superiores aos de muitos de seus concorrentes.
A alta demanda por produtos Omnilife fez com que a empresa diversificasse suas operações, possuindo hoje duas plantas de produção. A primeira fábrica está localizada no México e possui uma área de 50.000 metros quadrados, onde cerca de 17 milhões de produtos são fabricados mensalmente. A segunda fábrica está localizada na Colômbia e tem uma área de 5.000 metros quadrados e produz aproximadamente 650 mil produtos por mês.
A fábrica do México produz a maioria dos produtos que vão para o México, Brasil, Espanha, Costa Rica, Guatemala, Itália, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, El Salvador e Uruguai.
A segunda fábrica, e a única fora do México, está localizada em Caloto, Cauca, Colômbia, em uma das áreas mais conflitantes do mundo em termos de segurança, de modo que a aposta de Jorge Vergara pode ser descrita como um empreendimento. de grande responsabilidade social corporativa dedicada a gerar paz e superar situações de conflito. Lá, em Caloto, são fabricados os produtos em pó que vão para toda a América do Sul.
Proprietários Omnilife
Antes da morte de Jorge Vergara, os proprietários do grupo empresarial Omnilife eram o próprio Vergara, sua ex-esposa Angélica Fuentes Téllez com 49% das ações e sua primeira esposa com 29% das ações.
Sucesso Omnilife
Hoje, a Omnilife é uma empresa fortemente consolidada, com aproximadamente 5,2 milhões de distribuidores em 22 países, enquanto a empresa alcança vendas superiores a US $ 4,2 bilhões anualmente.
Jorge Vergara na indústria cinematográfica
Em 1999, Vergara conheceu o diretor Alfonso Cuarón enquanto procurava diretores para seus filmes corporativos. Cuarón, no entanto, estava mais interessado em produzir filmes, exatamente And You Mom também. Como amante de filmes, Vergara leu e rapidamente propôs que começassem a produção.
No processo, eles criaram o produtor Producciones Anhelo, que também produziria o filme de Guillermo del Toro, El espinazo del diablo , e com Pedro Almodóvar El Deseo , e Tequila Gang também de Guillermo del Toro. A Producciones Anhelo também trouxe o filme Crônicas de Sebastián Cordero para o mercado cinematográfico.
Em 2002, a revista americana Variety incluiu Vergara na lista dos dez produtores mais importantes. Em 2004, na edição do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, Vergara criou o prêmio JVC de melhor diretor, concedido a Fernando Eimbcke por seu bem-sucedido filme Season of Ducks.
Jorge Vergara no futebol
Vergara tomou posse do time de futebol do Club Deportivo Guadalajara (conhecido popularmente como Chivas) em 2002. Pouco depois ele se tornou dono do time no México e enquanto participava da principal liga de futebol dos Estados Unidos. Em 2004, a Vergara anunciou sua intenção de expandir o CD de Guadalajara para a liga principal dos EUA.
Vergara tornou isso possível e a MLS estabeleceu o Chivas USA em 2004 e a equipe jogou sua primeira temporada em 2005 com o Dignity Health Sports Parks em Los Angeles como seu estádio oficial.
A Chivas USA foi inicialmente bem-sucedida. Nas cinco primeiras temporadas, ele registrou quatro partidas bem-sucedidas nas eliminatórias, mas em 2009, tanto o desempenho da equipe quanto a assistência do público começaram a diminuir.
Em agosto de 2012, Vergara e sua ex-esposa tornaram-se os únicos proprietários do clube, comprando as ações de seus ex-sócios Antonio e Lorenzo Cué.
Em 20 de fevereiro de 2014, a MLS comprou a equipe Chivas USA da Vergara. Eles anunciaram planos de vendê-los a um comprador que desejasse manter a presença do clube em Los Angeles, além de dar indicações de suas idéias para renomear o clube.
O time, que não é mais afiliado a Vergara ou sua família, agora tem o nome de Los Angeles FC e começou a jogar na principal liga de futebol em 2008.
Vida pessoal de Jorge Vergara
Vergara teve seis filhos: Yelena Vergara Zatarain, Amaury Vergara Zatarain, Quênia Vergara Zatarain, Uma Vergara Lerdo de Tejada, Valentina Vergara e Maria Ignacia Vergara.
Jorge Vergara se divorciou de sua segunda esposa Angélica Fuentes Téllez em 21 de setembro de 2015. O último casal de Vergara foi Rossana Lerdo de Tejada, com quem se casou em 10 de junho de 2017 em Guadalajara, Jalisco, México.
Morte de Jorge Vergara
Em 15 de novembro, a Record Soccer Magazine confirmou a morte de Jorge Vergara com o seguinte comunicado à imprensa: “Nesta sexta-feira, 15 de novembro de 2019, Jorge Carlos Vergara Madrigal, proprietário de Guadalajara e fundador do Omnilife Group, morreu em Nova York em 64 anos de idade devido a parada cardíaca após vários meses de doença.
A saúde de Vergara Madrigal o levou a se afastar da equipe Chivas em 2018 e delegar as responsabilidades a seu filho, Amaury Vergara, e ao ex-gerente de rojiblanco José Luis Higuera. ”
O legado de Jorge Vergara
Jorge Vergara deixa um grande legado na família Omnilife, demonstrando que milhões de pessoas podem gerar renda estável e passiva através de um trabalho bem feito em um único estágio de suas vidas. Muitos de nós certamente encontrarão o vendedor veterano ocasional que hoje tem sua renda de aposentadoria graças a esta empresa.
Da mesma forma, Vergara é um exemplo de como o empreendedorismo latino-americano pode transcender grandes barreiras culturais e nacionais, levando sua empresa a estar presente em mais de vinte países.
A história da Omnilife é o exemplo vivo de que não apenas as empresas americanas, líderes deste setor, podem ter sucesso no mundo das redes de marketing, mas que um trabalho bem feito localmente pode colher grandes frutos e marcar uma marca na vida e na saúde de milhões de pessoas.