A indústria do bem-estar está crescendo num ritmo muito acelerado e cada vez mais pessoas procuram um estilo de vida saudável, criando oportunidades significativas para as empresas. 

Um estudo da Global Wellness Institute projeta que até 2025 a indústria terá crescido 9,9%, valorizando assim o consumo de produtos e serviços de bem-estar em 4,8 bilhões de dólares.

A Future World Products (FWP), uma empresa internacional especializada em suplementos nutricionais inovadores e de alta qualidade, testemunhou este aumento histórico. Por isso, conversamos com Nicolás Quiñones, Gerente Geral da FWP, para descobrir os segredos do impressionante crescimento de 200% da empresa nos últimos meses.

Parabéns pelo impressionante crescimento de vendas de 200%. Qual você acha que foi o fator chave por trás desse sucesso?

Muito obrigado! Sim, estamos muito orgulhosos do que conseguimos nestes últimos meses desde o lançamento de RENÖVA, o nosso suplemento de colagéno hidrolisado. 

A verdade é que são múltiplos os fatores que se tornam relevantes quando falamos em crescimento de 200% nas vendas. Em primeiro lugar está a qualidade no desenvolvimento dos nossos produtos e a nossa paixão em satisfazer os diferentes segmentos que a cada dia se tornam cada vez mais exigentes em termos de qualidade e experiência. Nascemos com paixão pelo desenvolvimento de produtos de alta qualidade para atender um mercado que hoje, sentimos, não está sendo bem atendido devido à baixa proposta de valor de algumas empresas.

Em segundo lugar, o plano de negócios e de marketing proposto pela FWP. Como empresa focamos em estratégias de negócios centradas no consumidor, sempre partindo da perspectiva do cliente final. 

Acreditamos que ao focarmos nas necessidades e/ou exigências dos clientes finais (segmento b2c) dos nossos embaixadores, abre-se um leque de insights de consumo que nos permite estar um passo à frente na indústria, uma vez que, embora os nossos embaixadores sejam e sempre será o impulso para continuar construindo um portfólio de produtos atrativo.

Entendemos que é nossa responsabilidade estudar, analisar e desenvolver produtos que não apenas os satisfaçam, mas também nos permitam crescer e conquistar uma posição global nas múltiplas indústrias em que estamos começando a competir.

Na FWP entendemos que não se trata de fazer as coisas por fazer, não se trata apenas de reagir, mas que devemos procurar estar sempre um passo à frente na implementação de ideias inovadoras que permitam tanto aos nossos segmentos B2B como B2C.

«…não é fazer as coisas por fazer, não é apenas reagir, mas é preciso procurar estar sempre um passo à frente na implementação de ideias inovadoras…»

Quais foram as principais estratégias que você implementou para alcançar um crescimento tão significativo?

A primeira foi a nossa metodologia Design Thinking, que nos permite compreender cada um dos pontos problemáticos que existem na cadeia de valor, sempre a partir do cliente final. Assim, ao combinar estratégias de marketing que atendem um mercado massivo, como a consolidação de parceiros estratégicos, com estratégias de modelo B2B e a implementação de IA em nossa Supply Chain, estamos conseguindo preencher muitas lacunas que existem hoje na indústria. 

Adicionalmente, com o objetivo de dar suporte ao nosso segmento B2B e fortalecer nosso posicionamento junto aos clientes FWP, lançamos um Programa de Fidelidade exclusivo. Este programa foi implementado no dia 5 de agosto em Concepción, Chile, buscando influenciar diretamente os objetivos dos embaixadores da nossa marca e, até o momento, podemos atribuir uma parte significativa do crescimento de 200% nas vendas a esta ação inovadora do departamento de marketing.

Como esse crescimento impactou a cultura e a estrutura da empresa?

A FWP caracteriza-se por ser uma empresa ágil, fresca e divertida, que promove talentos e ideias inovadoras. Isto cria um ambiente de construção interessante, pois nossos talentos não têm medo de criar e inovar a cada projeto. Todos os dias recebemos ideias novas, algumas ousadas e outras mais cautelosas, mas nenhuma é descartada. Exploramos todas as possibilidades e caminhos, sempre com foco na identificação de oportunidades que nos permitam inovar no setor.

“…nosso maior foco é gerar valor através de ideias disruptivas que nos permitam dar um toque mais macro ao negócio.”

Em termos de estrutura, estamos desenvolvendo uma cultura e uma organização que visam atrair cada vez melhores talentos com mais rapidez. Nesse sentido, estamos agregando pessoas que se enquadram na identidade da empresa e que compartilham da nossa visão. Por isso, incorporamos recentemente Alejandro Teves, que não só possui mestrado em Marketing, mas também mestrado em Ciências de Marketing e diploma em Metodologias Ágeis. Esta escolha reflete a orientação inovadora da nossa empresa, pois procuramos talentos que prosperem na evolução e tenham a capacidade de compreender as diversas abordagens dos mercados, em vez de aderirem a uma tendência única e predefinida. 

Que novos mercados ou segmentos de clientes contribuíram para o crescimento da empresa?

Temos registado um crescimento mensal de dois dígitos ao nível da empresa, o que nos deixa felizes, mas não satisfeitos. Acreditamos que ainda há uma área muito grande a cobrir a nível de mercado e para já estamos focados nisso.

A incorporação do Chile nos mercados FWP foi definitivamente um impulso bastante forte para o nosso volume de vendas, já que não só é um país que se relaciona muito bem com a nossa indústria, mas também está cheio de pessoas empreendedoras, criativas e trabalhadoras. que estão constantemente em busca de algo mais. É por isso que a proposta de valor da FWP pegou muito rapidamente no mercado chileno e, hoje, é um dos países onde a empresa tem os olhos bem abertos, pois sabemos que podemos consolidar o crescimento ultrapassando os três dígitos nos próximos 3 anos.

Apenas 3 meses se passaram desde o lançamento da FWP no Chile e já temos embaixadores da marca que estão gerando mais de US$ 4.500 por mês entre royalties e vendas. Isto deixa-nos muito felizes porque é a prova de que o mercado começa a reagir positivamente e os nossos embaixadores estão a beneficiar muito com isso.

Aproveito para agradecer a todos os embaixadores da FWP que confiaram em nós desde o início e pelo excelente trabalho que realizam todos os dias para levar esta oportunidade a cada vez mais pessoas. 

No contexto deste crescimento, houve desafios significativos que teve de superar?

Até à data não tivemos desafios significativos que exigissem medidas extremas. Contamos com um quadro corporativo muito dedicado a antecipar desafios, por isso estamos quase sempre um passo à frente.

Como vocês sabem, a FWP pertence ao grupo Mined World, portanto temos uma operação muito bem consolidada, já que nosso grupo está presente em mais de 17 países da região. Ter este suporte operacional é, sem dúvida, uma clara vantagem para uma startup como a nossa.

Como a equipe de embaixadores evoluiu para se adaptar a esse crescimento?

Na FWP temos um relacionamento muito especial com nossos Embaixadores, eles entendem que queremos ser uma empresa diferente do que se vê hoje por aí, e entendemos que querem crescer e impactar mais vidas. É por isso que trabalhamos de mãos dadas com todos, com comunicação bilateral, o que nos permite estar em constante feedback. 

Em suma, o trabalho árduo dos embaixadores para a expansão da marca tem sido um dos nossos gatilhos mais representativos para o crescimento que temos vivido.

Que planos vocês têm para manter ou mesmo acelerar esse crescimento no futuro?

Estamos trabalhando internamente em mais de 8 projetos que nos permitirão dar sustentabilidade ao crescimento da empresa nos próximos 5 anos, mas nosso maior foco é gerar valor através de ideias disruptivas que nos permitam dar um giro mais macro ao negócio para obter um maior impacto a nível da indústria.

Embora todos saibamos que vivemos em constante mudança, a indústria em que operamos não mudou quase nada nos últimos 20 anos, apesar de produzir mais de 200 mil milhões de dólares anualmente. Para além da incorporação de serviços digitais, tudo continua a ser gerido da mesma forma, criando assim muitas oportunidades para empresas como a FWP e a MINED que têm um perfil inovador e fresco. 

Um claro exemplo de sucesso em inovação foi dado pelo MINED ao incorporar IA e APIs no desenvolvimento de plataformas disruptivas, tudo para prestar um melhor serviço aos seus alunos. Isto está a permitir ao MINED posicionar-se como uma empresa inovadora nos diferentes mercados em que está inserida, razão pela qual procuramos replicá-lo na FWP.

Uma parte importante da nossa missão é gerar ideias inovadoras que tragam a nossa categoria para o presente, não só do lado de produtos como alimentos e bebidas, mas também da inovação em processos, sobretudo, na cadeia de valor até o cliente final .e aos Embaixadores do FWP.

Sem dúvida, o aumento de 200% nas vendas da FWP é apenas o começo de sua bem-sucedida inserção no mercado como uma startup promissora. Com a sua fórmula vencedora, que inclui uma proposta única de embaixadores da marca e inovação constante, poderá triplicar o seu volume de vendas em pouco tempo.