Claro que não podemos generalizar, mas falta muita transparência no Marketing Multinível brasileiro. A começar pelas empresas e seus executivos que omitem informação a rede e ao mercado ou transmitem informação falsa.

A revista Exame há muitos anos, publica anualmente, o anuário contendo as 500 maiores e melhores empresas do Brasil.

Para criar este ranking, ela se fundamenta em dados que as próprias empresas transmitem. Em paralelo, a redação faz inúmeros levantamentos e cruzamentos de dados, para certificar a posição das mesmas.

Estas informações são valiosas, para nortear o próprio mercado e dimensionar o mesmo.

Para chegar as 500 maiores, mais de 5 mil empresas enviam seus dados todo ano e a transparência deve ser total.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que as empresas de MMN não divulgam seus dados?

  1. Porque os números de faturamento, cadastros e de empreendedores ativos é falsa?
  2. Porque elas sonegam impostos?
  3. Porque não querem mostrar para o mercado a real posição que ocupam?
  4. Porque compactuam com os dados exagerados que os líderes divulgam

Cada empresa tem seu motivo. Mas todas omitem informação para manipular a “mente” dos empreendedores, criando quando convém, faturamentos, vendas, cadastros e dados que não podem provar.

Elas falam da boca pra fora para motivar suas redes e “criar” bons momentos para a empresa.

Trata-se de uma manipulação de informações, que favorecem e estimulam a divulgação de inverdades por parte de distribuidores.

Por este motivo, o Brasil é um dos poucos países do mundo, que não possui um ranking, não possui transparência e age de forma amadora.

Por isso, acreditar que uma empresa vendeu X, cadastrou Y, porque ela divulga, sem provar, o que falou, é na verdade, um fake news.

E não falta fake news no mercado. De empresas que dizem que possuem milhões de empreendedores, a bônus mega exagerados que líderes divulgam.

As empresas precisam serem exemplos, agirem com transparência e estimularem a ética.

A Sucesso está concluindo, um levantamento que irá dimensionar o mercado e começar a colocar cada empresa, em seu devido lugar, no ranking das maiores e melhores.

E queremos contar com a ajuda dos executivos, das assessorias de imprensa e dos líderes.

A empresa que não fornecer os dados, entrará na lista, com a seguinte informação. (A empresa optou por ser omissa. Não ser transparente e não divulgar os dados reais ao mercado).

A empresa que tiver este texto publicado ao lado de seu nome no Ranking, vai criar desculpas para não fornecer os dados. Ou seja, continuará omitindo e manipulando a rede de acordo com suas conveniências.

Cabe a você acreditar nas fakes news que ela lançar. Cabe a você, acreditar que uma empresa que age com mentira, descaso, omissão, é a empresa dos seus sonhos.

Estamos trabalhando para um MMN melhor, mais ético, transparente e profissional, mesmo que algumas empresas não queiram a ética, a transparência e o profissionalismo, porque elas ganham com a ausência de informação, com a especulação e dessa forma, conseguem ludibriar o governo, seus distribuidores e o mercado.